Burnout é agora reconhecido como uma condição médica real pela Organização Mundial da Saúde
Contente
"Burnout" é um termo que você ouve praticamente em todos os lugares - e talvez até sinta - mas pode ser difícil de definir e, portanto, difícil de identificar e remediar. A partir desta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não apenas alterou sua definição, mas também determinou que o burnout é um diagnóstico e uma condição médica reais.
Embora a organização tenha definido anteriormente o burnout como "um estado de exaustão vital" que se enquadra na categoria de "problemas relacionados à dificuldade de gerenciamento da vida", agora afirma que o burnout é uma síndrome ocupacional que resulta "do estresse crônico no local de trabalho que não existiu. gerido com sucesso. " (Relacionado: Por que o burnout deve ser levado a sério)
A definição da OMS prossegue explicando que existem três sintomas principais de burnout: exaustão e / ou energia esgotada, sensação de distanciamento mental e / ou cinismo em relação ao trabalho e "eficácia profissional reduzida".
O que é Burnout e o que não é
Há um tema comum na descrição do diagnóstico de burnout pela OMS: trabalho. “O esgotamento se refere especificamente a fenômenos no contexto ocupacional e não deve ser aplicado para descrever experiências em outras áreas da vida”, diz a definição.
Tradução: Burnout agora pode ser diagnosticado clinicamente, mas apenas como resultado de um estresse significativo relacionado ao trabalho, ao invés de um calendário social lotado, pelo menos de acordo com a OMS. (Relacionado: Como o seu treino na academia evita o esgotamento do trabalho)
A definição de esgotamento da organização de saúde exclui condições médicas relacionadas a estresse e ansiedade, bem como transtornos de humor. Em outras palavras, há uma diferença clara entre esgotamento e depressão, embora os dois possam parecer muito semelhantes.
Uma maneira de saber a diferença? Se você geralmente se sente mais positivo fora do escritório quando está fazendo outras coisas - exercitar-se, tomar café com amigos, cozinhar, o que quer que faça em seu tempo livre - você provavelmente está sofrendo de esgotamento, não de depressão, David Hellestein, MD, professor de psiquiatria clínica na Universidade de Columbia e autor deCure seu cérebro: como a nova neuropsiquiatria pode ajudá-lo a passar de um estado melhor para o bem, dito anteriormenteForma.
Da mesma forma, uma maneira de distinguir entre estresse e esgotamento é reconhecer como você se sente depois de tirar uma folga do trabalho, disse Rob Dobrenski, Ph.D., psicólogo de Nova York que se especializou em condições de humor e ansiedade.Forma. Se você se sentir recarregado após as férias, provavelmente não está sofrendo de esgotamento, explicou ele. Mas se você se sentir tão sobrecarregado e exausto com seu trabalho quanto antes da tomada de força, então há uma séria possibilidade de estar lidando com o esgotamento, disse Dobrenski.
Como lidar com o esgotamento
No momento, a OMS não declarou os tratamentos médicos apropriados para o esgotamento profissional, mas se você está genuinamente preocupado com o fato de estar sofrendo disso, sua melhor aposta é falar com um profissional médico o mais rápido possível. (Relacionado: 12 coisas que você pode fazer para relaxar o minuto que sai do escritório)
A boa notícia é que é muito mais fácil resolver um problema quando ele está claramente definido. Enquanto isso, veja como evitar o esgotamento que você pode estar enfrentando.