Ansiedade e coceira: o que fazer quando eles acontecem juntos
Contente
- O que causa coceira com ansiedade?
- Como são diagnosticados o prurido e a ansiedade?
- Qual é o tratamento?
- Quando consultar o médico se você tiver coceira e ansiedade?
- Quais são as perspectivas para pessoas com coceira e ansiedade?
- O takeaway
Se você tem ansiedade e coceira na pele, é possível que esteja lidando com dois problemas distintos.Também é possível que essas condições estejam intimamente ligadas.
Os transtornos de ansiedade podem causar algumas pessoas com coceira na pele e condições de coceira na pele podem levar à ansiedade. Um pode exacerbar o outro.
Cada um pode ser tratado com eficácia, mas é importante determinar se a ansiedade e a coceira estão conectadas. O prurido devido à ansiedade não é menos real do que o prurido por outras causas, mas pode adotar uma abordagem diferente ao tratamento.
Segundo a Associação de Ansiedade e Depressão da América, os transtornos de ansiedade afetam 40 milhões de adultos nos Estados Unidos a cada ano. Mais de 1 em cada 5 pessoas experimentam coceira crônica em algum momento de suas vidas.
É difícil saber quantas pessoas têm coceira relacionada à ansiedade ou coceira psicogênica.
Continue lendo para saber mais sobre a associação entre ansiedade e coceira e o que você pode esperar do tratamento.
O que causa coceira com ansiedade?
A ansiedade, especialmente se for crônica, pode afetar sua saúde de várias maneiras. A ansiedade está relacionada a vários problemas de pele. Pense em como um breve momento de vergonha pode fazer você corar ou como ficar nervoso pode fazer com que algumas pessoas surjam em colmeias.
O peso do estresse mental ou emocional também pode levar a uma coceira séria.
Seu cérebro está sempre se comunicando com terminações nervosas na pele. Quando a ansiedade entra em ação, a resposta ao estresse do seu corpo pode aumentar demais. Isso pode afetar o sistema nervoso e causar sintomas sensoriais, como queimação ou coceira na pele, com ou sem sinais visíveis.
Você pode experimentar essa sensação em qualquer lugar da pele, incluindo braços, pernas, rosto e couro cabeludo. Você pode sentir isso apenas intermitentemente ou pode ser bastante persistente. A coceira pode ocorrer ao mesmo tempo que os sintomas de ansiedade ou pode ocorrer separadamente.
Mesmo se a causa de sua coceira for ansiedade, podem ocorrer problemas sérios de pele se você coçar muito ou com muita força. Isso pode deixá-lo com a pele irritada, quebrada ou sangrando. Também pode levar à infecção. Não apenas isso, mas o arranhão provavelmente não fará muito para aliviar a coceira.
Por outro lado, a condição da pele e a coceira implacável podem ter surgido primeiro, provocando a ansiedade.
Como são diagnosticados o prurido e a ansiedade?
Você pode realmente ter dois problemas não relacionados - ansiedade e coceira causada por algo completamente diferente. Dependendo dos sintomas específicos, seu médico pode querer investigar algumas outras causas de coceira na pele, como:
- reação alérgica
- pele seca
- eczema
- picadas e picadas de insetos
- psoríase
- sarna
- cobreiro
A maioria dessas condições pode ser identificada após o exame físico. A coceira na pele também pode ser um sintoma de condições menos visíveis, como:
- anemia
- cancros como linfoma e mieloma múltiplo
- diabetes
- falência renal
- doença hepática
- esclerose múltipla
- problemas de tireóide
É por isso que é tão importante conversar com seu médico sobre:
- seu histórico médico, incluindo condições pré-existentes, alergias e medicamentos
- sintomas de ansiedade ou depressão
- quaisquer outros sintomas físicos que você possa ter, mesmo que pareçam não relacionados
Esta informação ajudará a orientar o diagnóstico.
Qual é o tratamento?
O tratamento depende das causas específicas de ansiedade e coceira. Não importa a causa, o prurido implacável pode ter um impacto negativo na sua qualidade de vida geral. Então, vale a pena procurar tratamento.
Além do seu médico de cuidados primários, você pode se beneficiar com a consulta de um especialista ou dois. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a aprender a gerenciar a ansiedade, o que pode aliviar a coceira agravante.
Se sua pele estiver seriamente afetada, você também pode precisar consultar um dermatologista.
Os psicólogos também podem ajudar com problemas dermatológicos relacionados à ansiedade. Esse campo é chamado de psicodermatologia.
O tratamento para a coceira pode incluir:
- corticosteróides ou outros cremes ou pomadas calmantes
- inibidores seletivos da recaptação da serotonina, um tipo de antidepressivo que pode aliviar o prurido crônico em algumas pessoas
- sessões de terapia de luz podem ajudar a controlar a coceira
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer por conta própria para ajudar a aliviar a coceira:
- Use hidratante hipoalergênico e sem perfume todos os dias.
- Execute um umidificador para ajudar a manter a pele úmida.
- Evite roupas ásperas, banhos quentes, luz solar intensa ou qualquer outra coisa que contribua para a coceira.
- Experimente produtos sem receita, como creme de corticosteróide, loção de calamina ou anestésicos tópicos.
- Quando não for possível ignorar a coceira, coloque algumas luvas ou cubra a pele para evitar coçar.
- Mantenha as unhas aparadas para que, se você coçar, tenha menos probabilidade de quebrar a pele.
Como o estresse pode agravar a coceira, você também precisará tomar medidas para diminuir seus níveis de estresse. Aqui estão algumas coisas que você pode tentar:
- acupuntura
- exercícios de respiração profunda
- meditação
- ioga
Um terapeuta pode fornecer terapia de modificação de comportamento e outras estratégias para diminuir a ansiedade. Também é importante manter uma dieta saudável, dormir bastante todas as noites e fazer exercícios regularmente.
Quaisquer condições médicas subjacentes também devem ser abordadas.
Quando consultar o médico se você tiver coceira e ansiedade?
Ansiedade e coceira são coisas que podem ir e vir. Se eles são fugazes e não causam grandes problemas, talvez você não precise consultar um médico. Se for esse o caso, ainda é uma boa ideia mencioná-lo no seu próximo compromisso.
Se a ansiedade e a coceira estão interferindo na sua capacidade de funcionar ou causando danos ou infecções visíveis na pele, consulte o seu médico de cuidados primários o mais rápido possível. Se necessário, você pode obter uma indicação para o especialista apropriado.
Quais são as perspectivas para pessoas com coceira e ansiedade?
Se não for tratado, o ciclo de ansiedade e coceira pode se repetir repetidamente, aumentando seu nível de ansiedade. Arranhões frequentes também podem levar a problemas graves de pele.
Ansiedade e coceira podem ser efetivamente tratadas. Pode levar algum tempo, mas com orientação profissional, você pode aprender a gerenciar a ansiedade, resolvendo a coceira.
O takeaway
Independentemente do que veio primeiro, a ansiedade e a coceira podem ser conectadas. Com uma combinação de gerenciamento de ansiedade e uma boa rotina de cuidados com a pele, você pode interromper o ciclo e potencialmente se livrar da coceira persistente.