Como a ansiedade e o estresse podem afetar sua fertilidade
Contente
A ansiedade realmente pode afetar sua fertilidade. Aqui, um especialista explica a conexão - e como ajudar a aliviar os efeitos.
Os médicos há muito suspeitam da ligação entre ansiedade e ovulação, e agora a ciência provou isso. Em um novo estudo, mulheres com altos níveis da enzima alfa-amilase, um marcador de estresse, demoraram 29% mais para engravidar.
“Seu corpo sabe que os períodos de estresse não são os momentos ideais para carregar e nutrir um bebê em crescimento”, diz Anate Aelion Brauer, M.D., um endocrinologista reprodutivo e professor assistente de obstetrícia-ginecologia na Escola de Medicina da Universidade de Nova York. (Relacionado: Você deve fazer um teste de fertilidade antes de querer ter filhos?)
Felizmente, existem métodos comprovados pela ciência para ajudar a controlar os efeitos do estresse. O Dr. Aelion Brauer compartilha três:
Relaxe sua mente
“Os hormônios do estresse, como o cortisol, podem interromper a comunicação entre o cérebro e os ovários, levando à ovulação irregular e dificuldade para engravidar”, diz o Dr. Aelion Brauer.
Mas, é claro, tentar engravidar pode causar muita ansiedade. Seu conselho? Faça exercícios moderados, como caminhada rápida, de uma a cinco horas por semana; comece uma prática meditativa como ioga; e se quiser, experimente a psicoterapia para lidar com seus sentimentos. (Experimente esta meditação de ioga para uma mente clara)
Esteja ciente do estresse corporal
“Os estressores físicos como exagerar nos exercícios ou não comer o suficiente também podem afetar a fertilidade”, diz o Dr. Aelion Brauer. Quando a gordura corporal é muito baixa, o cérebro não produz hormônios responsáveis pelo crescimento do ovo, produção de estrogênio e ovulação.
Todo mundo tem um limite diferente. Mas se o seu ciclo se tornar irregular - especialmente se coincidir com você passando mais tempo na academia ou mudando sua dieta - é uma bandeira vermelha, diz o Dr. Aelion Brauer. Consulte um médico, descanse e reabasteça até que sua menstruação volte ao normal. (Relacionado: A lista definitiva de alimentos ricos em proteínas que você deve comer todas as semanas)
Experimente acupuntura
Muitas mulheres com problemas de fertilidade estão experimentando a acupuntura. “Cerca de 70 por cento dos meus pacientes também estão vendo um acupunturista”, diz o Dr. Aelion Brauer. A pesquisa não mostrou claramente um efeito direto nos resultados da gravidez, mas estudos descobriram que a acupuntura pode reduzir significativamente o estresse ao acalmar o sistema nervoso. (Curiosamente, a fisioterapia também pode aumentar a fertilidade e ajudá-la a engravidar.)
“Minha opinião é que, se isso faz você relaxar e se sentir mais no controle do seu corpo e da fertilidade, então vale a pena tentar”, diz o Dr. Aelion Brauer.
Shape Magazine, edição de setembro de 2019