Vinagre de maçã para piolhos
Contente
- Visão geral
- Usando vinagre de maçã para piolhos
- Tratamento médico para piolhos
- Produtos de venda livre
- Prescrição de medicamentos orais
- Medicação tópica de prescrição
- Cuidados domiciliares para piolhos
- Leve embora
Visão geral
Os piolhos são pequenos insetos sem asas que se alimentam de sangue humano. Eles são encontrados apenas como parasitas em humanos.
Os piolhos femininos depositam pequenos ovos em forma oval (lêndeas) no cabelo. Os ovos medem 0,3 a 0,8 milímetros. Os ovos eclodem em cerca de 7 a 10 dias e devem ter sangue humano dentro de 24 horas para sobreviver.
Os piolhos tornam-se sexualmente maduros em cerca de 8 a 10 dias. Eles vivem por cerca de 30 a 40 dias.
Usando vinagre de maçã para piolhos
Relatos anedóticos sugerem que o vinagre de maçã é eficaz no tratamento e prevenção de piolhos.
No entanto, a pesquisa está faltando e não apoia.
De fato, um estudo de 2004 não suporta o uso de vinagre. Os pesquisadores compararam seis remédios alternativos populares para o tratamento de infestações por piolhos, incluindo:
- vinagre
- álcool isopropílico
- azeite
- maionese
- manteiga derretida
- vaselina
Eles descobriram que o vinagre era realmente o método de tratamento menos eficaz para se livrar dos piolhos ou suprimir a eclosão das lêndeas.
O vinagre não foi o único remédio caseiro que não se saiu bem. Nenhum tratamento em casa impediu que os piolhos pusessem ovos. Mesmo com exposição prolongada, a maioria dos remédios caseiros não conseguia matar lêndeas. Mas apenas a aplicação de vaselina matou uma quantidade significativa de piolhos.
De acordo com o Departamento de Entomologia da Penn State, o vinagre não é eficaz na remoção de lêndeas da haste capilar.
Tratamento médico para piolhos
Produtos de venda livre
Seu médico provavelmente sugerirá xampus vendidos sem receita com permetrina (Nix) ou piretrina (Rid) como o primeiro passo para tratar uma infestação. Você pode encontrar shampoos Nix e Rid online.
Prescrição de medicamentos orais
Se os piolhos forem uma cepa que desenvolveu resistência à permetrina e à piretrina, seu médico poderá prescrever um medicamento por via oral, como a ivermectina (Stromectol).
Medicação tópica de prescrição
O seu médico também pode prescrever medicamentos tópicos para colocar no couro cabeludo e no cabelo, como:
- espinosade (Natroba)
- malathion (Ovide)
- loção para álcool benzílico (Ulesfia)
- loção ivermectina (Sklice)
Cuidados domiciliares para piolhos
Mesmo se você estiver usando medicamentos prescritos, ainda há várias etapas a serem tomadas ao lidar com uma infestação de piolhos, incluindo:
- Verifique a família. Certifique-se de que outras pessoas na casa não tenham piolhos. Se estiverem, inicie o tratamento.
- Pentear o cabelo. Use um pente fino para remover fisicamente os piolhos do cabelo molhado.
- Lave roupas de cama, roupas etc. Roupas de cama, bichos de pelúcia, chapéus, roupas - qualquer coisa que possa ter sido contaminada - devem ser lavadas com sabão e água quente a pelo menos 54ºC. Seque por pelo menos 20 minutos em fogo alto.
- Lave escovas e pentes. Lave os pincéis como roupas e roupas de cama ou deixe de molho por uma hora em álcool.
- Selar itens. Para itens que não podem ser lavados, lacre-os em um recipiente hermético por uma semana ou duas.
Leve embora
Embora não tenha sido cientificamente comprovado que o vinagre de maçã funcione, muitas pessoas relataram sucesso ao usá-lo.
Se você decidir usar o vinagre de maçã, entenda que ele pode não funcionar. Caso contrário, converse com seu médico. Eles podem ajudá-lo a selecionar a maneira mais eficaz e menos tóxica de gerenciar sua infestação por piolhos.