Que idade é apropriada para namorar?
Contente
- Visão geral
- Definindo namoro
- Conversando com seu filho
- Definir diretrizes
- Relações adolescentes
- Facilitando o desgosto
- O takeaway
Visão geral
Ser pai ou mãe significa comprometer-se a guiar seu filho por muitos estágios complicados e difíceis da vida. Você passa de trocar as fraldas, ensinando-os a amarrar os sapatos e, eventualmente, ajudando-os a entender o namoro e o amor.
Os anos pré-adolescente e adolescente não são fáceis para você ou seu filho. À medida que os hormônios voam, você pode esperar lidar com seu quinhão de conflitos. Então, quando se trata de namoro, como você pode se preparar para lidar com possíveis questões e problemas? E que idade é apropriada?
A Academia Americana de Pediatria observa que, em média, as meninas começam a namorar aos 12 anos e meio e os meninos um ano mais. Mas pode não ser o tipo de "namoro" que você está imaginando.
Definindo namoro
Você pode se surpreender ao ouvir rótulos de namoro como "namorado", "namorada" e "juntos" nos lábios da sua sexta série. Nessa idade, provavelmente significa que seu filho ou filha está sentado ao lado de uma pessoa especial no almoço ou saindo no recreio.
Os grupos desempenham um papel importante na transmissão de informações sobre quem gosta de quem. Mesmo que seu filho esteja sonhando com uma certa garota, a maioria das crianças de 12 anos não está realmente pronta para a interação individual de um relacionamento verdadeiro.
Para os alunos da oitava série, namorar provavelmente significa muito tempo gasto com mensagens de texto ou conversando ao telefone, compartilhando imagens nas mídias sociais e saindo em grupos. Algumas crianças podem ter progredido para a mão também. No ensino médio, fortes vínculos românticos podem ser formados e as coisas podem ficar sérias e rápidas.
Conversando com seu filho
Quando seu filho mencionar namoro, namorada ou namorado, tente ter uma idéia do que esses conceitos significam para eles. Tome nota de como seu filho reage quando você discute namoro.
Pode ser um pouco desconfortável ou embaraçoso, mas se seu filho não conseguir sequer discutir isso com você sem ficar na defensiva ou chateado, tome isso como um sinal de que provavelmente não está pronto.
Outras coisas a considerar incluem o seguinte.
- Seu filho está realmente interessado em alguém em particular ou está apenas tentando acompanhar o que os amigos estão fazendo?
- Você acha que seu filho ou filha diria se algo desse errado?
- Seu filho geralmente é confiante e feliz?
- O desenvolvimento físico do seu filho corresponde ao desenvolvimento emocional?
Esteja ciente de que, para muitos pré-adolescentes e jovens adolescentes, namorar é socializar em um grupo. Embora possa haver interesse entre dois em particular, não é um namoro duplo, mas um grupo saindo ou se encontrando no cinema ou no shopping.
Esse tipo de coisa de grupo é uma maneira segura e saudável de interagir com membros do sexo oposto, sem o constrangimento que um cenário individual pode trazer. Pense nisso como namoro com rodinhas.
Então, quando uma criança está pronta para um namoro individual? Não há resposta certa. É importante considerar seu filho como um indivíduo. Considere sua maturidade emocional e senso de responsabilidade.
Para muitas crianças, 16 parece ser uma idade apropriada, mas pode ser totalmente adequado para um jovem de 15 anos sair para um encontro ou fazer com que seu filho imaturo de 16 anos espere um ou dois anos.
Você também pode considerar o que os outros pais estão fazendo. Muitas crianças são iguais às suas já namorando no verdadeiro sentido da palavra?
Definir diretrizes
Quando você tomar uma decisão, seja claro com seu filho sobre suas expectativas. Explique se e como você deseja que seu filho entre em contato com você enquanto estiver fora, o que você considera um comportamento aceitável e apropriado e toque de recolher.
E seja gentil. Podemos usar termos como "amor de cachorrinho" e "paixão" para descrever romances de adolescentes, mas isso é muito real para eles. Não minimize, trivialize ou tire sarro do primeiro relacionamento de seu filho.
Quando você pensa sobre, é realmente o primeiro relacionamento íntimo que seu filho está fazendo com alguém de fora da família.
Relações adolescentes
Os relacionamentos adolescentes podem ganhar força rapidamente. Lembre-se de que os romances do ensino médio tendem a ser autolimitados, mas procure sinais de alerta também.
Se as notas do seu filho estão caindo ou não estão mais gastando muito tempo com os amigos, considere limitar quanto tempo está sendo gasto com essa pessoa especial. E seja franco sobre a saúde sexual também.
Pode ser uma conversa difícil para todos os envolvidos, mas é fundamental ser honesto e claro sobre os fatos.
Facilitando o desgosto
Nos primeiros relacionamentos, surgem os primeiros rompimentos, e esses podem ser dolorosos. É importante reconhecer como seu filho está se sentindo sem tentar tirá-lo da tristeza. Seja paciente e sensível, e lembre-se de que às vezes apenas ouvir é a melhor coisa que você pode fazer.
O takeaway
Pode ser alarmante e desconfortável pensar no namoro de seu filho. Mas não finja que isso não está acontecendo (ou que isso não acontecerá em algum momento), se seu filho o educou ou não.
Se você deseja que seu filho entenda suas expectativas e regras sobre namoro, você precisa expressá-lo.
Não deixe seu filho aprender a namorar com amigos ou com a mídia. Comece a falar casualmente sobre o que constitui um relacionamento saudável para criar a estrutura que eles usarão quando estiverem lendo para começar a namorar.