As festas de congelamento de óvulos são a tendência de fertilidade mais recente?
Contente
Quando você recebe um convite para ir a uma festa em um bar moderno com tema de iglu na cidade de Nova York, é difícil dizer não. Que é exatamente como eu me vi embrulhado em uma parca e luvas emprestadas, ao lado da minha melhor amiga e tremendo um pouco enquanto bebíamos coquetéis em copos feitos de gelo. Estávamos cercados por mulheres, em sua maioria bem vestidas, na casa dos 20 e 30 anos, todas fazendo fila para tirar fotos em um Guerra dos Tronosestilo poltrona enfeitada com pingentes de gelo. Mas não era a noite de abertura do bar, e não estávamos lá para uma festa depois da semana da moda. Estávamos lá para aprender sobre congelamento de óvulos.
Eu não estava exatamente interessado no congelamento de óvulos - tenho apenas 25 anos. Mas eu tinha ouvido falar sobre festas de congelamento de óvulos e, como editor de saúde, estava animado para aprender sobre as novas maneiras pelas quais a ciência está promovendo esse desafio biológico que desafia o relógio. tecnologia. E eu não era o único; cerca de 200 outros homens e mulheres se inscreveram online para participar da festa organizada por Neway Fertility. (Descubra a verdade sobre fertilidade e envelhecimento.)
O congelamento de ovos já percorreu um longo caminho desde a introdução de uma nova técnica de congelamento instantâneo chamada vitrificação (um procedimento experimental até 2012) - ela congela os ovos tão rapidamente que não há como formar cristais de gelo. Isso o torna muito mais bem-sucedido do que o método anterior de congelamento lento, porque há menos danos ao ovo. E a maior taxa de sucesso significa que mais mulheres do que nunca estão embarcando.Na verdade, as festas de congelamento de óvulos - sessões informativas casuais para mulheres e casais interessados no processo - estão surgindo em todo o país, em cidades com grande concentração de mulheres que buscam carreira.
Enquanto os anfitriões nos conduziam para longe do trono de gelo e para outra sala para ouvir um painel de alto-falantes, eu pensei: 'É aqui que eles nos dizem que estamos no auge de nossas vidas e que devemos congelar nossos ovos, deixe de ter filhos e concentre-se em nós mesmos. ' Não exatamente.
"Estou aqui para falar com você sobre o fortalecimento reprodutivo", disse Janelle Luk, M.D., diretora médica da Neway Fertility, nossa primeira palestrante.
OK, sempre posso apoiar o empoderamento feminino! Luk explicou que seu principal objetivo é ensinar as mulheres sobre seus próprios corpos antes que seja tarde demais, porque embora haja muitas desigualdades que as mulheres ainda enfrentam, uma delas são nossos próprios relógios biológicos. Mas o congelamento de óvulos ajuda a nivelar o campo de jogo, tornando mais fácil para um casal de quase 30 anos conceber. Como Luk apontou, o útero é relativamente eterno, mas os óvulos têm datas de validade - na verdade, a idade materna avançada é definida como maior que 35, quando as mulheres têm um risco aumentado de conceber uma gravidez anormal. Ovos frescos e ovos congelados farão o trabalho quando se trata de fertilização, eles só precisam ser jovens.
E em outras notícias, eles deveriam ter lhe ensinado na aula de saúde ... Você sabia que, aos 30 anos, você só tem 20 por cento de chance de engravidar a cada ciclo, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva? Parece assustador, mas o que realmente significa é que você provavelmente ficará grávida cinco meses depois de tentar. Esse número, entretanto, cai em cinco anos, e você será cinco por cento menos fértil aos 30.
Depois que Luk nos deixou um pouco assustados (as estatísticas farão isso com você), ela nos contou tudo sobre o processo de congelamento de óvulos. Um breve resumo: após uma consulta com um médico e vários testes e rastreios, você passa por cerca de duas semanas de injeções para estimular a produção de cinco a 12 óvulos contra o normal que você produz por ciclo; em seguida, o médico recupera os óvulos inserindo uma agulha na vagina (você está sedada) e usando a tecnologia de ultrassom para guiar a agulha até o ovário e extrair os óvulos dos folículos. Em seguida, os ovos são congelados rapidamente até que você decida usá-los.
Também ouvimos de uma paciente que congelou seus óvulos recentemente - ela explicou ao grupo que, depois de ser sedada, você acorda com apenas uma cólica abdominal, semelhante ao que pode sentir durante a menstruação. Ela nos garantiu que sua vagina estava perfeitamente bem depois. (A pior parte? As injeções podem causar inchaço. "Tire seus vestidos, porque você pode não querer usar calças", alertou ela.)
O diretor médico associado da Neway Fertility, Edward Nejat, MD, nos deu outra dose de realidade: algumas pesquisas sugerem que os óvulos só podem ser congelados por até quatro anos, então, se você está pensando nisso, converse com seu médico sobre a idade certo para você - embora seus vinte anos sejam uma boa aposta, considerando a queda na fertilidade após os 30 anos. As taxas de sucesso podem depender de muitos fatores, incluindo a duração do armazenamento, o número de ovos congelados e a idade. (Psst ... Aqui está tudo o que você precisa saber sobre congelamento de ovos.)
Agora que já sabíamos de tudo? De volta ao bar, onde poderíamos conversar com os palestrantes tomando chocolate quente fortificado. A maioria das pessoas parecia fortalecida pela informação, embora talvez não estivesse pronta para se inscrever no local. E no final, parecia o objetivo de garantir que as mulheres fossem informadas. Era muita informação para absorver, mas apenas saber que congelar ovos era uma opção parecia fazer as pessoas se sentirem bem (e relaxadas o suficiente para outra bebida).
E o preço da noite: grátis! Mas para aqueles que passam pelo congelamento de óvulos propriamente dito, um ciclo os custará em torno de US $ 6.500. Ninguém nunca disse que crianças eram baratas!