Suplementos de ferro são o chute de suas necessidades de treino?
Contente
Comer mais ferro pode ajudá-lo a bombear mais ferro: as mulheres que tomaram suplementos diários do mineral conseguiram se exercitar mais e com menos esforço do que as mulheres não fortificadas, relata uma nova análise do estudo em The Journal of Nutrition. Os pesquisadores descobriram que o ferro extra ajudou as mulheres a se exercitarem com uma frequência cardíaca mais baixa e a exercer uma porcentagem menor de sua energia máxima.
"Os glóbulos vermelhos são responsáveis por transportar oxigênio para o resto do corpo, e o ferro é crucial para ligar o oxigênio às proteínas dos glóbulos vermelhos chamadas hemoglobinas", explica Janet Brill, Ph.D., R.D., nutricionista e autora de Pressão sanguínea baixa. Sem ferro suficiente, seu corpo tem que trabalhar muito mais para obter a energia de que precisa (especialmente durante um treino!), O que significa que você se sentirá exausto mais rápido.
Seus níveis podem estar baixos? Além de vegetarianos que renunciam a carnes vermelhas ricas em ferro, as mulheres são mais suscetíveis a deficiências do mineral porque perdemos muito ferro durante a menstruação, diz Brill. E se sua energia dentro e fora da academia estiver abaixo da média, você está sentindo falta de ar, tontura ou continua pegando vírus, você pode estar com deficiência, acrescenta ela.
As deficiências de ferro podem ser tratadas com alimentos ou suplementos ricos em ferro. Na verdade, pesquisadores suíços descobriram que mulheres com baixo teor de ferro reduzem a fadiga pela metade após tomar 80 miligramas de um suplemento do mineral diariamente por 12 semanas. Mas não tome uma pílula a menos que seu médico diga que sua contagem está baixa: o ferro extra em níveis saudáveis pode danificar seus órgãos e aumentar o risco de diabetes, doenças cardíacas e câncer, alerta Brill. Se você estiver preocupado, peça dois exames: um que verifica sua contagem de hemoglobina - que pode revelar anemia, a condição na qual seu corpo tem uma contagem de glóbulos vermelhos baixa - e outro que mede os níveis de ferritina, ou seu suprimento real de ferro.
E se você não come regularmente carne vermelha, peru ou gema de ovo, encha seu prato com alimentos vegetais ricos em ferro, como folhas verdes escuras, frutas secas, quinua, feijão e lentilhas. Coma-os com uma fonte de vitamina C (como suco de limão ou tomate) para ajudar seu corpo a absorver melhor o ferro, aconselha Brill.