Você deve estar preocupado com suas varizes?
Contente
- O que exatamente são varizes?
- E as veias da aranha?
- As varizes representam um risco à saúde?
- Que sintomas você deve procurar?
- Como são tratadas as varizes?
- Dicas de prevenção
- A linha inferior
Na maioria das vezes, as varizes não são motivo de preocupação. Complicações perigosas podem ocorrer, mas são raras.
As varizes são bastante comuns, afetando cerca de 23% dos adultos nos Estados Unidos.
Essas veias escuras tendem a inchar sob a pele, facilitando sua localização. É mais provável que apareçam nas pernas, mas também podem se desenvolver em outros lugares.
Continue lendo enquanto examinamos mais de perto as varizes, suas possíveis complicações e os sinais de que você deve consultar um médico.
O que exatamente são varizes?
As varizes são veias inchadas e torcidas, tornando-as inchadas. Se você passar os dedos sobre eles, poderá sentir os solavancos. Eles são tipicamente azuis arroxeados ou vermelhos.
Veias varicosas podem ocorrer em qualquer lugar. Pode surpreendê-lo ao saber que as hemorróidas são um tipo de veia varicosa.
Enquanto eles podem se desenvolver em qualquer lugar, varizes são mais frequentemente encontradas nas pernas. Isso ocorre porque as veias das pernas devem funcionar contra a gravidade ao circular sangue.
Então, o que exatamente faz com que essas veias fiquem inchadas?
Basicamente, as varizes são causadas pelo aumento da pressão sanguínea nas veias. Você pode desenvolver varizes se tiver válvulas fracas ou danificadas dentro dos vasos sanguíneos.
As válvulas dentro de suas veias funcionam garantindo que o sangue flua em uma direção e não flua para trás. Quando essas válvulas enfraquecem, pode causar a acumulação de sangue na veia, em vez de avançar. Isso pode fazer com que a veia se estique e torça.
Qualquer pessoa pode desenvolver varizes. Eles são mais comuns em mulheres, possivelmente devido a alterações hormonais. Eles também são mais comuns em adultos mais velhos devido ao efeito do envelhecimento nas veias.
Outros fatores que podem aumentar seu risco incluem:
- história familiar de varizes
- obesidade
- gravidez
- prolongado em pé ou sentado
- fumar
E as veias da aranha?
Você provavelmente já ouviu falar de veias-aranha, que são da mesma família que varizes.
As veias da aranha são pequenos grupos de veias torcidas, geralmente de cor vermelha ou azul. Você pode vê-los sob a pele, mas eles não se expandem.
As veias da aranha são indolores e tendem a aparecer no rosto ou nas pernas. Embora você não goste da aparência, as veias da aranha não são fisicamente prejudiciais.
As varizes representam um risco à saúde?
A maioria das pessoas não desenvolve problemas sérios devido a varizes. As complicações são raras, mas podem incluir:
- coágulos sanguíneos (tromboflebite)
- pequeno sangramento próximo à pele
- úlceras na pele perto das varizes
A pesquisa também sugere que pessoas com varizes correm maior risco de:
- Trombose venosa profunda (TVP). É quando um coágulo sanguíneo se desenvolve nas veias profundas, geralmente na coxa ou na perna.
- Embolia pulmonar. É quando um coágulo sanguíneo se rompe e viaja para os pulmões, o que pode ser fatal.
Mais estudos são necessários para determinar se o vínculo entre essas condições é devido a um conjunto comum de fatores de risco.
Que sintomas você deve procurar?
Na maioria das vezes, as varizes não são motivo de preocupação. Além da aparência externa dessas veias, você pode ter outros sintomas, como:
- latejante ou dolorido na área da veia
- comichão, ardor na veia
- pele seca e irritada
- peso e fadiga nas pernas
- cãibras musculares
- dor quando você se senta ou fica em pé por um longo tempo
Consulte seu médico se você estiver preocupado com suas veias ou se não encontrar alívio do desconforto que elas causam.
Procure atendimento médico se notar alguma das seguintes situações em relação às varizes:
- manchas mais escuras da pele, feridas ou úlceras
- veias sangrando
- veias dolorosas e com calor
- dor persistente e inchaço
Se um coágulo de sangue se liberta e viaja para os pulmões, pode ser potencialmente fatal. Falta de ar, que pode ser repentina ou gradual, é o sintoma mais comum de embolia pulmonar. Outros sintomas podem incluir:
- dor no peito
- tonturas, tonturas ou desmaios
- sentimento de ansiedade
- frequência cardíaca irregular
- pulso rápido
- suando
- tossindo sangue
Se você tiver falta de ar, com ou sem algum dos sintomas listados acima, ligue para o 911 ou para o seu número de emergência local imediatamente.
Como são tratadas as varizes?
As varizes nem sempre requerem tratamento. No entanto, às vezes podem piorar, o que pode aumentar o risco de complicações.
Usar meias de compressão pode melhorar a função das veias e músculos das pernas e ajudar a aliviar os sintomas. Você pode comprar meias de compressão sem receita na maioria das farmácias e onde os suprimentos médicos são vendidos, ou o seu médico pode escrever uma receita para um tipo específico.
Aqui estão algumas outras coisas a serem lembradas:
- As varizes que se desenvolvem durante a gravidez podem melhorar por conta própria.
- Você pode procurar tratamento, mesmo que sua única preocupação seja a aparência deles.
- Medidas de autocuidado, como exercícios regulares ou usar meias de compressão, nem sempre são suficientes para aliviar a dor, o desconforto ou outros problemas que você pode enfrentar com varizes.
Para varizes não severas, seu médico pode recomendar os seguintes tratamentos:
- Escleroterapia. Este é um procedimento no qual o médico injeta uma solução nas veias, causando cicatrizes e encolhendo. As varizes devem desaparecer dentro de algumas semanas. O procedimento pode ser realizado no consultório do seu médico.
- Tratamento a laser. Este procedimento não envolve agulhas ou incisões. Em vez disso, rajadas de luz são enviadas para pequenas varizes, após o que desaparecem lentamente.
Para varizes mais avançadas ou mais difíceis, o seu médico pode recomendar:
- Radiofrequência assistida por cateter ou energia a laser. Esses procedimentos podem ser mais úteis para varizes maiores.
- Alta ligadura e remoção de veias. Neste procedimento, uma veia é amarrada antes de se conectar a uma veia profunda. A veia é então removida através de pequenas incisões.
- Flebectomia ambulatorial. Este procedimento envolve a remoção de varizes menores através de pequenas perfurações na pele.
- Cirurgia endoscópica das veias. Esse procedimento geralmente é o último recurso. É provável que seja usado quando houver úlceras nas pernas e outros tratamentos já tiverem sido tentados.
Dicas de prevenção
Talvez você não consiga impedir completamente as varizes, mas existem algumas etapas a serem tomadas para torná-las menos propensas a se desenvolver.
Se você já possui varizes pequenas, essas etapas também podem impedir que as veias piorem.
- Faça algum tipo de exercício todos os dias. Isso pode ajudar a melhorar sua circulação e impedir que o sangue se acumule nas veias.
- Gerencie seu peso. Carregar peso extra coloca pressão adicional em suas veias.
- Corte o sal. Muito sal pode aumentar sua pressão sanguínea e causar retenção de líquidos.
- Evite roupas apertadas e sapatos de salto altos. Isso pode restringir o fluxo sanguíneo e facilitar a acumulação de sangue nas veias mais fracas.
- Eleve as pernas acima do nível do coração. Feito várias vezes ao dia, isso pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos e a acumulação de sangue nas pernas.
- Evite ficar em pé ou sentado por longos períodos. Defina um alarme como lembrete para se movimentar por alguns minutos a cada hora. Tente elevar as pernas, se puder.
- Evite fumar. A nicotina pode causar um aperto nos vasos sanguíneos, o que restringe o fluxo sanguíneo. Fumar também enfraquece as paredes dos vasos sanguíneos, aumenta a pressão sanguínea e aumenta a probabilidade de coágulos sanguíneos.
A linha inferior
As varizes são escuras e abauladas, que tendem a aparecer nas pernas. Essas veias geralmente não são perigosas, mas às vezes podem ocorrer complicações, como coágulos sanguíneos, sangramentos e úlceras na pele.
Se você tem varizes, medidas de autocuidado, como elevar as pernas e usar meias de compressão, podem aliviar os sintomas.
O tratamento para casos mais graves inclui injeções, terapia com laser e cirurgia. Você pode receber tratamento mesmo que suas únicas preocupações sejam cosméticas.
Se você tiver alguma dúvida sobre veias com aparência diferente, converse com seu médico sobre possíveis complicações e opções de tratamento.