Pergunte ao médico da dieta: a verdade por trás do carvão ativado
Contente
Q: O carvão ativado pode realmente ajudar a livrar meu corpo das toxinas?
UMA: Se você pesquisar "carvão ativado" no Google, encontrará páginas e mais páginas de resultados de pesquisa que exaltam suas incríveis propriedades desintoxicantes. Você lerá que ele pode clarear os dentes, prevenir ressacas, reduzir o efeito de toxinas ambientais e até mesmo desintoxicar seu corpo do envenenamento por radiação após passar por uma tomografia computadorizada. Com um currículo como esse, por que mais gente não usa carvão ativado?
Infelizmente, todas essas histórias são contos de fadas do bem-estar. O suposto benefício do carvão ativado como desintoxicante é um exemplo brilhante de como saber apenas um pouco de informação - e não toda a história - pode ser perigoso. (Descubra a verdade sobre os chás desintoxicantes também.)
O carvão ativado geralmente é derivado de cascas de coco, madeira ou turfa. O que o torna "ativado" é o processo adicional pelo qual passa depois que o carvão é formado, quando é exposto a certos gases em temperaturas muito altas. Isso causa a formação de um grande número de poros muito pequenos na superfície do carvão, que funcionam como armadilhas microscópicas para absorver compostos e partículas.
No pronto-socorro, a comunidade médica usa carvão ativado para tratar envenenamento oral. (É daí que vem a alegação de "desintoxicação".) Todos os poros encontrados na superfície do carvão ativado o tornam muito eficaz na absorção e fixação de coisas como drogas ou venenos que foram acidentalmente ingeridos e ainda estão presentes no estômago ou em porções do intestino delgado. O carvão ativado é frequentemente visto como uma alternativa mais eficaz ao bombeamento estomacal no tratamento de emergência de envenenamento, mas pode ser usado em conjunto.
O carvão ativado não é absorvido pelo corpo; ele permanece em seu trato digestivo. Portanto, para que funcione no controle de veneno, idealmente você precisa tomá-lo enquanto o veneno ainda está em seu estômago para que possa se ligar ao veneno ou droga antes que chegue muito longe em seu intestino delgado (onde seria absorvido por seu corpo). Portanto, a ideia de que a ingestão de carvão ativado irá limpar seu corpo das toxinas internas não faz sentido fisiológico, pois ele apenas irá prender coisas em seu estômago e intestino delgado. Também não discrimina entre "bom" e "mau". (Experimente uma destas 8 maneiras simples de desintoxicar seu corpo.)
Recentemente, uma empresa de sucos começou a colocar carvão ativado em sucos verdes. No entanto, isso pode realmente tornar o produto menos eficaz e saudável. O carvão ativado pode ligar nutrientes e fitoquímicos de frutas e vegetais e impedir sua absorção pelo corpo.
Outro equívoco comum sobre o carvão ativado é que ele pode prevenir a absorção de álcool e, assim, reduzir as ressacas e o grau de embriaguez. Mas este não é o carvão ativado por case não se liga ao álcool muito bem. Além disso, um estudo publicado na Human Toxicology descobriu que depois de tomar algumas bebidas, os níveis de álcool no sangue nos indivíduos do estudo eram os mesmos, quer eles tomassem carvão ativado ou não. (Em vez disso, tente algumas curas para ressaca que realmente funcionem.)