Pergunte ao Diet Doctor: Importância da Gordura Polinsaturada
Contente
Q: Devo comer mais gorduras poliinsaturadas do que outros tipos de gordura? Se sim, quanto é demais?
UMA: Recentemente, as gorduras saturadas têm sido um tópico muito popular na nutrição, especialmente porque uma nova pesquisa mostra que a ingestão moderada de gordura saturada pode não ser tão prejudicial à saúde do coração como pensávamos. Como resultado, as pessoas vêm promovendo os benefícios da gordura saturada, enquanto minimizam o papel das gorduras poliinsaturadas em suas dietas - o que é um erro.
Se você deseja reduzir o colesterol LDL, aumentar as gorduras insaturadas (poliinsaturadas e monoinsaturadas) enquanto diminui a gordura saturada em sua dieta é a maneira mais fácil de fazer isso. Antes que os benefícios das gorduras insaturadas fossem totalmente compreendidos, as pessoas eram instruídas a comer menos gordura saturada e a substituir essa gordura por carboidratos em sua dieta. (Descubra se você está comendo muitas gorduras saudáveis.)
No entanto, as pessoas não acabaram diminuindo a ingestão de gordura saturada - em vez disso, elas apenas comeram mais carboidratos refinados de baixa qualidade (ou seja, pão branco), o que não ajudou em nada a saúde dos americanos. Em vez disso, siga estas dicas para ter certeza de que está obtendo o suficiente de cada tipo de gordura.
Mantenha-o equilibrado
Eu geralmente recomendo que os clientes obtenham um terço de suas gorduras de fontes de gordura saturada (manteiga, carne vermelha, laticínios integrais), um terço de poliinsaturados (nozes, peixes gordurosos, óleo de canola) e um terço de monoinsaturados ( azeite, abacate, nozes de macadâmia). Você terá problemas quando começar a reduzir ou aumentar drasticamente um grupo específico. Eu me encolho quando ouço especialistas aconselharem as pessoas a comer toda a gordura saturada que quiserem - esse é apenas um conselho ruim! Tudo em sua dieta é uma questão de equilíbrio, quando você come mais de alguma coisa, você precisa comer menos de outra coisa - e as pessoas sempre parecem se lembrar da parte "comer mais" e esquecem da parte "comer menos".
A pesquisa mais recente sobre gordura saturada sugere que comer carboidratos refinados em vez de gordura saturada é uma má ideia - pior do que se você simplesmente deixasse de lado a ingestão de gordura saturada. Uma ideia melhor: coma um pouco de gordura saturada (mas não excessiva), mas também coma gordura monoinsaturada, gordura poliinsaturada, e minimize ao máximo o açúcar adicionado e grãos refinados em sua dieta. (Experimente estes 8 novos óleos saudáveis para cozinhar!)
Se for preciso, incline-se para o insaturado
Se você tende a comer mais de um tipo de gordura, eu recomendaria comer mais gordura insaturada (poliinsaturada e monoinsaturada). Substituir o excesso de gordura saturada por gordura insaturada leva a uma diminuição da gordura estomacal metabolicamente prejudicial que fica ao redor de seus órgãos. Outra pesquisa mostra que, se você comer demais, consumir mais gordura poliinsaturada (do que gordura saturada) resulta em menos gordura corporal. Embora a gordura saturada tenha um gosto delicioso e seja necessária para várias funções celulares e estruturais, o benefício à saúde de comer gordura saturada extra é geralmente exagerado. (Então, da próxima vez que você estiver na cozinha, tente essas substituições principais para ingredientes gordurosos que são melhores do que manteiga.)
Enlouquecer
Você pode obter gorduras poliinsaturadas em sua dieta de fontes como nozes e sementes, que contêm gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas. Outras fontes de gordura poliinsaturada incluem linhaça, óleo de linhaça, óleo de canola e óleo de gergelim torrado ou normal.