Pergunte ao médico especialista em dieta: É normal comer a mesma coisa todos os dias?
Contente
Q: Tenho praticamente a mesma coisa todos os dias no café da manhã e no almoço. Estou perdendo nutrientes com isso?
UMA: Comer refeições semelhantes no dia a dia é uma estratégia valiosa e eficaz para a manutenção do peso a longo prazo, mas sim, esse tipo de dieta pode apresentar lacunas nutricionais.
A pesquisa mostra que as pessoas que conseguem emagrecer e depois manter seu novo peso tendem a comer coisas semelhantes a cada dia. Também descobri que isso é verdade com meus próprios clientes. Além daqueles que têm chefs privados, todos repetem várias refeições ao longo da semana.
Não é que você não possa perder peso com uma dieta variada; requer apenas mais planejamento e preparação e, em minha experiência, quanto maior o "esforço dietético" que as pessoas precisam fazer, menor é a chance de sucesso a longo prazo.
Para manter o esforço baixo e a nutrição alta, siga estas três dicas. (Bônus: esse conselho também evitará o tédio das papilas gustativas.)
1. Experimente algo novo todas as semanas.
Cozinhar uma refeição e depois comê-la várias vezes ao longo da semana é uma estratégia que uso na minha dieta. (Confira algumas das minhas receitas favoritas de cozinhar uma vez.) O truque é mudar uma refeição por semana.
Digamos que domingo é quando você prepara um prato grande para almoçar de segunda a sexta-feira. A semana de trabalho é quando as pessoas estão mais sobrecarregadas de tempo e precisam de um ritmo nutricional consistente, então mantenha sua programação culinária, mas prepare algo diferente todos os domingos. Apenas mudando seu almoço, você está introduzindo 25% mais variedade em sua dieta.
2. Ajuste suas refeições padrão.
Atualizar seus pratos favoritos é outra maneira simples de diversificar sem quebrar o ritmo. Tudo o que você precisa fazer é trocar um ou dois ingredientes por outros semelhantes, mas nutricionalmente diferentes.
Por exemplo, se você sempre tem um smoothie de frutas e nozes no café da manhã, gire as frutas (morangos, mirtilos, abacaxi, banana, etc) e nozes (amêndoas, cajus, nozes, etc).
Ou se você costuma comer uma salada verde com frango no almoço, use vegetais diferentes (espinafre, alface, rúcula, etc) e fontes de proteína (frango, salmão, atum, etc).
Isso lhe dará variedade nutricional sem alterar tanto a refeição que o faça se desviar de sua rotina.
3. Estale um multi.
Recomendo que todos os meus clientes tomem um multivitamínico todos os dias. Um suplemento não vai trazer melhorias drásticas à sua dieta, mas vai ajudá-lo a preencher os déficits de vitaminas e minerais essenciais. Se você está comendo a mesma coisa na maioria dos dias, seu cardápio pode ser pobre em micronutrientes, como zinco ou manganês, e um multivitamínico pode ajudar a preencher essas pequenas lacunas nutricionais para que você não tenha problemas.
Quaisquer mudanças que você decida fazer em relação à sua variedade dietética, faça-as lentas e não sacrifique esses tipos de mudanças pelo objetivo final de excelente aderência.