É asma ou bronquite? Aprenda os sinais
Contente
Visão geral
Asma e bronquite têm sintomas semelhantes, mas causas diferentes. Tanto na asma quanto na bronquite, as vias aéreas ficam inflamadas. Eles incham, dificultando a passagem do ar para os pulmões. Como resultado, menos oxigênio sai para os órgãos e tecidos. Muito pouco oxigênio causa sintomas como falta de ar, tosse e aperto no peito.
Vírus ou fatores ambientais como fumaça de cigarro e poluição causam bronquite. Alterações genéticas e gatilhos ambientais, como pólen e poeira no ar, causam asma.
Aqui estão algumas das outras diferenças entre asma e bronquite.
Sintomas
Tanto a asma quanto a bronquite podem causar estes sintomas:
- chiado ou assobio quando você respira
- falta de ar
- tosse
- aperto no peito
Se você tem bronquite, produz uma substância espessa e pegajosa chamada muco quando tossir. O muco pode ser claro, amarelo ou verde.
A bronquite aguda também causa estes sintomas:
- febre baixa ou temperatura de 37,7 ° C a 38,8 ° C
- arrepios
- dores no corpo
Na bronquite aguda, a tosse, aperto no peito e chiado no peito geralmente duram de alguns dias a algumas semanas até a infecção desaparecer. Os sintomas de bronquite crônica continuam a longo prazo.
Os sintomas da asma vêm e vão. Algumas pessoas podem ter asma desencadeada por certos eventos, como exercícios, alergias ou até mesmo o local de trabalho.
Causas
Os médicos não sabem exatamente o que causa asma. Pode ser de uma combinação de genes e do meio ambiente. Os genes que você herdou de seus pais podem tornar suas vias aéreas mais sensíveis a gatilhos alérgicos, como fumaça, pólen e pêlos de animais.
É mais provável que você tenha asma se:
- seus pais têm asma ou alergias
- você teve muitas infecções respiratórias quando criança
- você tem alergias ou eczema da doença de pele
- você é regularmente exposto a produtos químicos ou poeira no trabalho
- você fuma ou está frequentemente perto de alguém que fuma
Geralmente algo no ambiente desencadeia sintomas de asma. Os gatilhos da asma incluem:
- poeira
- mofo
- pêlos de animais
- pólen
- poluição
- fumaça
- mudanças no clima
- baratas
- fumos ou gases químicos no trabalho
- exercício
- estresse
- resfriados e outras infecções
Bronquite pode ser aguda ou crônica. A bronquite aguda é causada por um vírus ou bactéria. A bronquite crônica é desencadeada por algo no ambiente, como:
- fumo do tabaco
- fumaça química
- poluição do ar
- poeira
Essas substâncias irritam e inflamam as vias aéreas.
Você tem mais chances de contrair bronquite se:
- fumam cigarros ou são expostos à fumaça do tabaco
- tem um sistema imunológico enfraquecido que aumenta a probabilidade de pegar infecções
- trabalhe em um setor em que você está exposto a poeira e vapores químicos, como mineração de carvão, têxteis ou agricultura
- têm mais de 45 anos
Diagnóstico
Se você tossir ou chiar e os sintomas não desaparecerem, consulte o seu médico de cuidados primários. Você também pode ver um pneumologista. Um pneumologista é um médico que trata de asma e outras doenças dos pulmões. O seu médico receberá pistas dos seus sintomas sobre qual condição você tem.
Tratamento
A bronquite aguda geralmente não é tratada com antibióticos, porque geralmente é causada por um vírus. Antibióticos apenas matam bactérias. O seu médico recomendará que você descanse, beba muitos líquidos e tome analgésicos para aliviar seus sintomas.
Bronquite crônica e asma têm tratamentos semelhantes. O objetivo com ambas as condições é abrir as vias aéreas e ajudá-lo a respirar com mais facilidade.
Os mesmos medicamentos podem ser usados para tratar asma e bronquite.
Broncodilatadores são um tipo de medicamento que relaxa os músculos ao redor das vias aéreas para abri-los e facilitar a respiração. Eles também podem reduzir a quantidade de muco que seus pulmões produzem. Você inala esses medicamentos para os pulmões através de um dispositivo chamado inalador.
Os broncodilatadores de ação curta começam a trabalhar em alguns minutos para aliviar a tosse e a falta de ar quando esses sintomas se manifestam. Às vezes, drogas de ação curta são chamadas de drogas de “resgate” ou “de alívio rápido”. Exemplos incluem:
- albuterol (Proventil HFA, ProAir, Ventolin HFA)
- ipratrópio (Atrovent)
- levalbuterol (Xopenex)
Os broncodilatadores de ação prolongada demoram mais para começar a trabalhar, mas seus efeitos duram várias horas. Você toma esses medicamentos todos os dias. Exemplos incluem:
- formoterol (Foradil)
- salmeterol (Serevent)
- tiotrópio (Spiriva)
Os esteróides reduzem o inchaço nas vias aéreas. Geralmente você respira esteróides através de um inalador. Exemplos incluem:
- budesonida (Pulmicort, Rhinocort)
- fluticasona (Flovent, Arnuity Ellipta)
- mometasona (Asmanex)
Se você precisar apenas de esteróides a curto prazo, pode tomar um medicamento como a prednisona (Rayos) em forma de pílula.
Alguns medicamentos combinam um agonista beta de ação prolongada com um esteróide. Esses incluem:
- fluticasona-salmeterol (Advair)
- budesonida-formoterol (Symbicort)
- formoterol-mometasona (Dulera)
Se as alergias desencadearem sua asma ou bronquite, você poderá precisar de doses de alergia. Esses medicamentos ajudam seu sistema imunológico a se acostumar com a substância, para que você não tenha mais nenhuma reação.
Outlook
A bronquite aguda deve melhorar depois que a infecção desaparecer. Bronquite crônica e asma podem ficar com você a longo prazo. Evitando os gatilhos e tomando o medicamento prescrito pelo médico, você pode prevenir os sintomas e manter-se saudável.
Prevenção
Para evitar asma e bronquite crônica, evite seus gatilhos.
- Se você fuma, pergunte ao seu médico métodos como reposição de nicotina e remédios para ajudá-lo a sair. Parar de fumar é uma das melhores maneiras de evitar danos nos pulmões que causam bronquite.
- Fique longe de pólen, poeira, poluição ou produtos químicos que podem irritar seus pulmões. Quando você precisar contornar essas substâncias, use uma máscara ou ventilador.
- Mantenha-se atualizado sobre todas as suas vacinas. As vacinas contra gripe e pneumonia são especialmente importantes para proteger seus pulmões.
- Faça exames regulares para se manter o mais saudável possível.
- Se você tem asma, siga o plano de tratamento recomendado pelo seu médico.