Tratamento ayurvédico para hemorróidas (hemorróidas)
Contente
- Tipos de hemorróidas de acordo com dosha
- Remédios ayurvédicos para pilhas
- Medicação ou bhaishajya chikitsa
- Aplicação de ervas ou kshara
- Intervenção cirúrgica ou sastra chikitsa
- Cauterização ou agnikarma
- Os tratamentos ayurvédicos para pilhas funcionam?
- Efeitos colaterais e riscos
- O takeaway
O que é o tratamento ayurvédico?
Ayurveda é uma prática medicinal tradicional hindu. Embora tenha se originado na Índia, hoje é praticado em todo o mundo.
O Ayurveda é geralmente reconhecido no Ocidente como uma forma alternativa ou complementar de terapia. A medicina ayurvédica é holística por natureza, abordando as condições da mente, corpo e espírito. Ele se preocupa em trazer o corpo de volta ao equilíbrio para aliviar os sintomas da doença.
Um princípio central da medicina ayurvédica é a ideia de que existem três doshas, ou tipos de corpo: pitta, vata e kapha. Cada dosha está relacionado a um elemento específico - fogo (pitta), ar (vata) e água (kapha) - e uma pessoa com um dosha dominante exibirá características físicas ou emocionais consistentes com aquele elemento.
O objetivo final do Ayurveda é equilibrar cada dosha. Isso é feito por meio de uma combinação de dieta, modificações no estilo de vida e remédios à base de ervas.
Hemorróidas são veias inchadas encontradas dentro e ao redor do ânus e do reto. Eles podem ser internos ou externos. Alguns sintomas de hemorróidas (ou pilhas) incluem:
- coceira intensa ao redor do ânus
- inchaço ou caroço doloroso ou coceira perto do ânus
- movimentos intestinais dolorosos
- sangramento do ânus durante ou após as evacuações
- irritação e dor ao redor do ânus
- vazamento de fezes
É importante saber com certeza que você tem hemorróidas, então procure um diagnóstico com seu médico para descartar outros problemas.
Os médicos podem recomendar produtos de venda livre para esse problema. As hemorróidas graves exigirão mais tratamento.
Existem várias abordagens ayurvédicas para tratar hemorróidas que você também pode tentar. Continue a ler para saber mais.
Tipos de hemorróidas de acordo com dosha
Na crença ayurvédica, seu dosha dominante determina o tipo de hemorróidas que você pode estar enfrentando:
- Pessoas que são pitta podem ter tendência a ter hemorróidas inflamadas e sangrantes, que são fracas e vermelhas. Outros sintomas incluem febre, diarreia e sensação de sede.
- Pessoas que são vata podem sentir um alto nível de dor, constipação e hemorróidas pretas com uma textura áspera e dura.
- Pessoas que são kapha podem ter má digestão e hemorróidas escorregadias, claras ou brancas, macias e grandes.
Remédios ayurvédicos para pilhas
As abordagens ayurvédicas para o tratamento de hemorróidas são consideradas holísticas. Pessoas com hemorróidas que desejam tentar tratá-las com a medicina ayurvédica devem esperar remédios à base de ervas, mudanças no estilo de vida e, possivelmente, procedimentos minimamente invasivos como parte de seu plano de tratamento.
Seu médico ayurvédico avaliará sua saúde geral para determinar seu dosha dominante antes de fazer sugestões de tratamento. É recomendável que você fale com seu médico para um diagnóstico adequado e abordagem de tratamento.
Se você está tendo hemorróidas e deseja adotar uma abordagem ayurvédica para o tratamento, suas opções incluem:
Medicação ou bhaishajya chikitsa
A maioria das pequenas hemorróidas pode ser tratada apenas com medicamentos. Nenhum outro procedimento é necessário, a menos que as hemorróidas sejam mais graves. Em casos piores, os medicamentos podem ser usados além dos procedimentos.
Seu dosha será levado em consideração nos remédios medicinais que seu médico ayurvédico escolher e em quaisquer mudanças na dieta ou estilo de vida que eles recomendem para prevenir a recorrência. Alguns medicamentos podem não ser adequados para o seu dosha, portanto, siga as orientações do seu médico.
Aplicação de ervas ou kshara
Kshara é uma pasta cáustica alcalina usada para tratar hemorróidas. A pasta é composta por um blend de ervas e tem ação cauterizante. Kshara é aplicado à hemorróida usando um dispositivo especializado chamado proctoscópio de fenda. A pasta então cauteriza quimicamente a hemorróida, que pode estar aberta e sangrando.
Na medicina ayurvédica, este método Kshara karma é considerado a melhor abordagem para o tratamento de hemorróidas.
Dependendo do seu dosha, você será aconselhado a tomar medicamentos específicos para equilibrar seu corpo durante a recuperação. Você também pode precisar fazer ajustes na dieta ou no estilo de vida para apoiar a cura.
É possível ser alérgico a medicamentos fitoterápicos. Teste o creme em seu braço e, se nenhuma reação ocorrer em 24 horas, tente aplicá-lo na área retal.
Intervenção cirúrgica ou sastra chikitsa
Seu médico ayurvédico pode recomendar uma terapia chamada kshara sutra. Kshara sutra usa fio especial com medicamento para amarrar uma hemorróida na base.
Isso corta o suprimento de sangue para a veia, permitindo que a hemorróida diminua nos próximos 7 a 10 dias. Ele vai murchar e se desprender por conta própria. Esta abordagem mais invasiva será considerada apenas quando outros tratamentos não forem eficazes.
Seu médico ayurvédico levará em consideração seu dosha no que diz respeito ao tratamento. Você pode precisar de ervas específicas para apoiar a cura pós-operatória. Também é possível que você precise fazer algumas mudanças permanentes na dieta, exercícios e outros fatores para evitar futuras hemorróidas.
Embora esse procedimento seja considerado minimamente invasivo, ele apresenta riscos. A intervenção cirúrgica pode ser perigosa para pessoas suscetíveis a infecções, que têm um distúrbio hemorrágico ou que estão tomando medicamentos para problemas cardíacos ou afinamento do sangue. Consulte um profissional de saúde licenciado para obter conselhos.
Cauterização ou agnikarma
Hemorróidas externas podem ser cauterizadas usando calor infravermelho. Seu médico ayurvédico pode oferecer queimar as hemorróidas. A cauterização irá causar alguma dor.
Esse tipo de terapia pode exigir de cinco a seis tratamentos no mesmo número de semanas antes de fazer diferença. Mais uma vez, seu dosha será levado em consideração antes do tratamento. Existe potencial para aumento da dor ou infecção com este procedimento. Converse com seu médico sobre as formas de reduzir seus riscos e certifique-se de que isso seja apropriado para você. Abordagens ocidentais mais seguras para o tratamento podem ser melhores.
Os tratamentos ayurvédicos para pilhas funcionam?
O tratamento com Kshara parece ser seguro, mas há risco potencial. Mais pesquisas são necessárias para entender como eles funcionam bem e como funcionam.
Um avaliou 30 pessoas com hemorróidas. A aplicação tópica da pasta kshara por sete dias resultou no encolhimento das pilhas. Não houve efeitos colaterais ou efeitos adversos mostrados durante este tratamento. Os pesquisadores concluíram que este tratamento seria mais eficaz para hemorróidas de primeiro e segundo graus.
Em outra cauterização química kshara, o paciente ficou sem sintomas em 21 dias e não teve efeitos adversos ou complicações. No entanto, um estudo de caso não é suficiente para dizer que a cauterização é segura.
, os procedimentos cirúrgicos, mostraram ser minimamente invasivos e de baixo custo, com um pequeno risco de efeitos colaterais adversos. Esses procedimentos têm alguns benefícios:
- Eles levam menos tempo para serem executados.
- As pessoas podem voltar ao trabalho no dia seguinte.
- A recuperação é menos dolorosa do que a hemorroidectomia.
Um estudo recomenda uma combinação de intervenção cirúrgica moderna e tratamentos ayurvédicos. Suas descobertas sugerem que a filosofia moderna e ayurvédica para o tratamento de hemorróidas são semelhantes, mas podem ser mais eficazes se praticadas juntas.
Efeitos colaterais e riscos
Os tratamentos ayurvédicos para hemorróidas, como a aplicação da pasta kshara e a ligadura do Kshara Sutra, mostraram-se seguros e eficazes. Se o seu médico ou médico recomendou suplementos ou medicamentos à base de ervas, pergunte sobre os possíveis efeitos colaterais.
Os procedimentos de cauterização e procedimentos cirúrgicos apresentam um risco muito maior. Os possíveis efeitos colaterais incluem:
- dano ao tecido
- sangrando
- dor
- infecção
- choque
- vazamento de fezes
- recorrência de hemorróidas
Pode ser arriscado para uma pessoa com hemorróidas escolher o tratamento errado. Isso significa que é vital trabalhar em estreita colaboração com um profissional experiente antes de escolher.
Seu médico poderá fornecer informações detalhadas sobre seu diagnóstico e outras condições médicas que precisam ser consideradas antes de usar a medicina ayurvédica. Nos Estados Unidos, existem diretrizes para o tratamento de hemorróidas, e o diagnóstico e o tratamento de hemorróidas graves precisam estar sob os cuidados de um médico.
O takeaway
Embora os tratamentos ayurvédicos para hemorróidas pareçam ser seguros e eficazes, é importante pesar suas opções. Antes de decidir sobre uma abordagem de tratamento, considere cuidadosamente os riscos e benefícios do procedimento. Converse com seu médico e médico antes de decidir qual curso fazer.
Uma combinação de medicina ocidental e ayurvédica costuma ser uma abordagem eficaz, e você pode descobrir que isso funciona melhor para você. Para algumas pessoas, o Ayurveda sozinho pode resolver o problema, enquanto outras preferem a intervenção médica tradicional.