O que causa o couro cabeludo seco em bebês e como é tratado?
Contente
- Couro cabeludo seco em bebês
- O que causa couro cabeludo seco em bebês?
- Como tratar couro cabeludo seco em casa
- Ajuste sua programação de shampoo
- Use shampoo medicamentoso
- Experimente óleo mineral
- Massagem em azeite
- Aplicar creme de hidrocortisona
- Quando procurar ajuda
- Quanto tempo leva para se recuperar?
- Outlook
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Couro cabeludo seco em bebês
Qualquer pessoa pode ficar com o couro cabeludo seco, inclusive o bebê. Mas pode ser difícil determinar a causa do couro cabeludo seco do seu bebê e também como tratá-lo.
Continue lendo para aprender sobre as possíveis causas do couro cabeludo seco em bebês e o que você pode fazer a respeito. Como regra geral, consulte o pediatra do seu bebê se o couro cabeludo do seu bebê não melhorar ou se estiver extremamente coceira ou irritado.
O que causa couro cabeludo seco em bebês?
Um dos tipos mais comuns de couro cabeludo seco em bebês está relacionado a uma condição chamada touca de berço. Também é chamada de dermatite seborréica infantil.
Embora a causa exata não seja conhecida, acredita-se que o gorro de berço seja atribuído a uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Às vezes também é causado pelo crescimento excessivo de Malassezia fungos no sebo (óleo) sob a pele.
A capa do berço causa manchas grossas e oleosas no couro cabeludo que podem variar de cor branca a amarela. Se o seu bebê tiver uma crista no couro cabeludo, ele também pode ter essas manchas em outras áreas oleosas do corpo, como axilas, virilha e orelhas.
A tampa do berço não coça e não incomoda seu bebê.
A caspa também pode causar ressecamento do couro cabeludo. A caspa do bebê também é um tipo de dermatite seborréica infantil. Ao contrário da aparência mais comum da touca de berço, a caspa é branca, seca e às vezes coceira. A caspa pode ser genética. Se você tem pele seca, seu bebê também pode ter.
Lavar demais a pele do seu bebê não causa caspa. Mas se o seu bebê tem essa condição, você pode lavar o couro cabeludo com menos frequência. Lave todos os dias em vez de todos os dias para evitar que a secura piore. O tempo frio e a baixa umidade também podem piorar a caspa.
As alergias também podem fazer com que seu bebê fique com o couro cabeludo seco, embora isso seja menos comum. Se o couro cabeludo seco for acompanhado por uma erupção na pele com coceira, alergias podem ser a causa.
Como tratar couro cabeludo seco em casa
Depois de identificar a causa do couro cabeludo seco do seu bebê, geralmente é tratável em casa.
Ajuste sua programação de shampoo
Lavar o cabelo do bebê não apenas remove a sujeira e a oleosidade de seus fios delicados, mas também ajuda a remover o excesso de sujeira e oleosidade do couro cabeludo. A quantidade de vezes que você lava o couro cabeludo do seu bebê pode variar de acordo com a condição dele.
Para a touca de bebê, lavar diariamente pode ajudar a remover a oleosidade e soltar os flocos do couro cabeludo do seu bebê. Todas as outras causas de couro cabeludo seco podem se beneficiar da lavagem em dias alternados para evitar ressecamento excessivo.
Use shampoo medicamentoso
Se ajustar a frequência da lavagem não ajudar, você pode tentar um shampoo medicamentoso sem receita. Procure um que seja formulado especificamente para bebês.
Para caspa e eczema, procure shampoos anticaspa contendo piritiona de zinco ou sulfeto de selênio. Os adesivos mais teimosos relacionados à tampa do berço podem exigir xampus anticaspa mais fortes, como aqueles que contêm alcatrão ou ácido salicílico. O médico ou farmacêutico do seu bebê pode lhe dizer qual xampu é o melhor.
Independentemente do shampoo medicamentoso que você escolher, o segredo é deixá-lo no couro cabeludo do bebê por no mínimo dois minutos. Para a tampa do berço, pode ser necessário repetir o processo.
Use o shampoo medicamentoso de dois a sete dias por semana até que os sintomas melhorem, ou conforme as instruções da embalagem. Pode levar até um mês para que os sintomas desapareçam.
Experimente óleo mineral
Acredita-se que o óleo mineral ajude a soltar os flocos presos no couro cabeludo e ajude a reduzir os sintomas da tampa do berço. Embora seja um remédio caseiro comum, o óleo mineral não provou ajudar.
Se você quiser experimentar o óleo mineral, massageie suavemente o óleo no couro cabeludo do seu bebê antes de lavar. Para obter benefícios extras, passe um pente sobre o couro cabeludo para soltar os flocos. Deixe o óleo de molho por alguns minutos antes de enxaguar.
Você pode repetir esse processo para a tampa do berço antes de cada sessão de shampoo. Conforme os flocos começam a melhorar, você pode reduzir a frequência.
O segredo é lavar completamente todo o óleo. O excesso de óleo deixado no couro cabeludo pode piorar a tampa do berço.
Massagem em azeite
Se o seu bebê tem caspa ou eczema, você pode considerar uma massagem no couro cabeludo com azeite de oliva em vez de óleo mineral. Use o mesmo processo acima e certifique-se de enxaguar bem.
Aplicar creme de hidrocortisona
O creme de hidrocortisona está disponível ao balcão. Pode ajudar a aliviar a vermelhidão, inflamação e coceira. Embora possa ajudar no eczema do couro cabeludo, não necessariamente ajudará no acúmulo de capuz ou caspa todos os dias.
Converse com o médico do seu bebê antes de tentar este método. O creme de hidrocortisona é geralmente seguro para bebês se não for usado por um longo prazo.
Aplique hidrocortisona no couro cabeludo do seu bebê após lavar e secar o cabelo. Você pode reaplicar uma a duas vezes por dia, conforme necessário, ou conforme recomendado pelo pediatra do seu bebê.
Se o eczema estiver causando a secura, o creme de hidrocortisona pode melhorar os sintomas em uma semana.
Quando procurar ajuda
Dependendo da causa, pode levar várias semanas para que a secura desapareça.
Se você não notar nenhuma melhora dentro de uma semana de tratamento, pode ser hora de pedir a um pediatra para examinar o couro cabeludo do seu bebê. Eles podem recomendar um xampu ou um creme esteróide para tratar qualquer inflamação subjacente. Se você ainda não tem um pediatra, a ferramenta Healthline FindCare pode ajudá-lo a encontrar um médico em sua área.
Consulte também o médico do seu bebê se o couro cabeludo dele começar:
- rachaduras
- sangrando
- escorrendo
Estes podem ser os primeiros sinais de infecção.
Quanto tempo leva para se recuperar?
A tampa do berço pode ocorrer em bebês e crianças de até 3 anos de idade. Se o gorro de berço for a causa, seu filho pode continuar a ter o couro cabeludo seco até ficar mais velho. Uma vez que a capa do berço ou a caspa são resolvidas, geralmente não retornam.
Algumas causas de couro cabeludo seco são crônicas, como eczema. Seu filho pode precisar de tratamentos ocasionais à medida que envelhece.
Fatores genéticos, como pele seca e alergias, também podem persistir na infância e na idade adulta. Se o couro cabeludo do seu bebê se recuperar, outros sintomas de pele podem aparecer mais tarde na vida, mas há tratamentos disponíveis.
Outlook
Couro cabeludo seco em bebês é normal e frequentemente tratável em casa. Na maioria dos casos, a causa subjacente é a tampa do berço. Caspa, eczema e alergias são outras causas possíveis.
Se o couro cabeludo do seu bebê não melhorar após algumas semanas de tratamento ou se os sintomas piorarem, consulte o pediatra do seu bebê.