Bacitracina vs. Neosporina: o que é melhor para mim?

Contente
- Ingredientes ativos e alergias
- O que eles fazem
- Efeitos colaterais, interações e avisos
- Usando as pomadas
- Quando chamar um médico
- Principais diferenças
- Fontes de artigos
Introdução
Cortar o dedo, arranhar o dedo do pé ou queimar o braço não só machuca. Esses ferimentos leves podem se transformar em problemas maiores se forem infectados. Você pode recorrer a um produto de venda livre (ou OTC) para ajudar. Bacitracina e Neosporina são antibióticos de venda livre usados como primeiros socorros para ajudar a prevenir infecções causadas por escoriações leves, feridas e queimaduras.
Esses medicamentos são usados de maneiras semelhantes, mas contêm ingredientes ativos diferentes. Um produto pode ser melhor do que o outro para algumas pessoas. Compare as principais semelhanças e diferenças entre a Bacitracina e a Neosporina para decidir qual antibiótico pode ser melhor para você.
Ingredientes ativos e alergias
Bacitracina e Neosporina estão disponíveis em formas de pomada. A bacitracina é um medicamento de marca que contém apenas o ingrediente ativo bacitracina. Neosporin é o nome comercial de um medicamento combinado com os ingredientes ativos bacitracina, neomicina e polimixina b. Outros produtos Neosporin estão disponíveis, mas eles contêm ingredientes ativos diferentes.
Uma das principais diferenças entre os dois medicamentos é que algumas pessoas são alérgicas ao Neosporin, mas não à Bacitracina. Por exemplo, a neomicina, um ingrediente do Neosporin, apresenta um risco maior de causar reações alérgicas do que outros ingredientes de qualquer um dos medicamentos. Ainda assim, o Neosporin é seguro e funciona bem para a maioria das pessoas, como a Bacitracina.
É especialmente importante com produtos sem receita para ler os ingredientes. Muitos desses produtos podem ter marcas iguais ou semelhantes, mas ingredientes ativos diferentes. Se você tiver dúvidas sobre os ingredientes de um produto sem receita, é melhor perguntar ao seu farmacêutico do que adivinhar.
O que eles fazem
Os ingredientes ativos de ambos os produtos são antibióticos, por isso ajudam a prevenir infecções causadas por ferimentos leves. Isso inclui arranhões, cortes, arranhões e queimaduras na pele. Se seus ferimentos forem profundos ou mais graves do que pequenos arranhões, cortes, arranhões e queimaduras, converse com seu médico antes de usar qualquer um dos produtos.
O antibiótico da Bacitracina interrompe o crescimento bacteriano, enquanto os antibióticos da Neosporina interrompem o crescimento bacteriano e também matam as bactérias existentes. A neosporina também pode lutar contra uma gama mais ampla de bactérias do que a bacitracina.
Ingredientes ativos | Bacitracina | Neosporin |
bacitracina | X | X |
neomicina | X | |
polimixina b | X |
Efeitos colaterais, interações e avisos
A maioria das pessoas tolera bem a bacitracina e a neosporina, mas um pequeno número de pessoas será alérgico a qualquer um dos medicamentos. Uma reação alérgica pode causar erupção na pele ou coceira. Em casos raros, os dois medicamentos podem causar uma reação alérgica mais séria. Isso pode causar dificuldade para respirar ou engolir.
A neosporina pode causar vermelhidão e inchaço no local da ferida. Se você perceber isso e não tiver certeza se é uma reação alérgica, pare de usar o produto e chame seu médico imediatamente. Se você acha que seus sintomas são fatais, pare de usar o produto e ligue para o 911. No entanto, esses produtos normalmente não causam efeitos colaterais.
Efeitos colaterais leves | Efeitos colaterais graves |
coceira | Problemas respiratórios |
erupção cutânea | dificuldade em engolir |
urticária |
Também não há interações medicamentosas significativas conhecidas para a Bacitracina ou Neosporina. Mesmo assim, você deve usar os medicamentos apenas de acordo com as instruções da embalagem.
Usando as pomadas
O tempo de uso do produto depende do tipo de ferimento que você tem. Você pode perguntar ao seu médico por quanto tempo você deve usar Bacitracin ou Neosporin. Não use nenhum dos produtos por mais de sete dias, a menos que seu médico lhe diga para fazer isso.
Você usa Bacitracina e Neosporina da mesma maneira. Primeiro, limpe a área afetada da pele com água e sabão. Em seguida, aplique uma pequena quantidade do produto (do tamanho da ponta do seu dedo) na área afetada, uma a três vezes por dia. Você deve cobrir a área ferida com um curativo leve de gaze ou curativo esterilizado para evitar a entrada de sujeira e germes.
Quando chamar um médico
Se sua ferida não cicatrizar depois de usar qualquer um dos medicamentos por sete dias, pare de usá-lo e entre em contato com seu médico. Informe o seu médico se a abrasão ou queimadura piorar ou se desaparecer, mas voltar dentro de alguns dias. Também chame seu médico se você:
- desenvolver erupção na pele ou outra reação alérgica, como dificuldade para respirar ou engolir
- tem zumbido nos ouvidos ou problemas para ouvir
Principais diferenças
Bacitracina e Neosporina são antibióticos seguros para feridas de pele menores na maioria das pessoas. Algumas diferenças importantes podem ajudá-lo a escolher um em vez do outro.
- A neomicina, um ingrediente do Neosporin, está associada a um maior risco de reações alérgicas. Ainda assim, qualquer um dos ingredientes desses produtos pode causar uma reação alérgica.
- Tanto a Neosporina quanto a Bacitracina interrompem o crescimento bacteriano, mas a Neosporina também pode matar as bactérias existentes.
- A Neosporina pode tratar mais tipos de bactérias do que a Bacitracina.
Fale com o seu médico ou farmacêutico sobre as suas necessidades de tratamento individuais. Eles podem ajudá-lo a escolher se Neomicina ou Bacitracina é a melhor opção para você.
Fontes de artigos
- NEOSPORIN ORIGINAL- bacitracina-zinco, neomicina sulfato e pomada de polimixina b sulfato. (2016, março). Obtido em https://dailymed.nlm.nih.gov/dailymed/drugInfo.cfm?setid=b6697cce-f370-4f7b-8390-9223a811a005&audience=consumer
- BACITRACINA - pomada de bacitracina e zinco. (Abril de 2011). Obtido em https://dailymed.nlm.nih.gov/dailymed/drugInfo.cfm?setid=08331ded-5213-4d79-b309-e68fd918d0c6&audience=consumer
- Wilkinson, J. J. (2015). Dor de cabeça. Em D. L. Krinsky, S.P. Ferreri, B.A. Hemstreet, A. L. Hume, G. D. Newton, C.J. Rollins, & K.J. Tietze, eds. Manual de medicamentos sem receita: uma abordagem interativa para o autocuidado, 18º edição Washington, DC: American Pharmacists Association.
- Biblioteca Nacional de Medicina. (Novembro de 2015). Neomicina, polimixina e bacitracina tópicas. Obtido em https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/druginfo/meds/a601098.html
- Biblioteca Nacional de Medicina. (2014, dezembro). Bacitracina tópica. Obtido em https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/druginfo/meds/a614052.html