Tudo o que você deseja saber sobre a bacteremia
Contente
- Bacteremia versus sepse
- Causas
- Sintomas
- Diagnóstico
- Tratamento
- Riscos e complicações
- Sintomas de sepse e choque séptico
- Fatores de risco para sepse e choque séptico
- Outras complicações potenciais
- Quando ver um médico
- O resultado final
Bacteremia é quando há bactérias presentes em sua corrente sanguínea. Outro termo que você pode ter ouvido para bacteremia é "envenenamento do sangue", no entanto, este não é um termo médico.
Em alguns casos, a bacteremia pode ser assintomática, o que significa que não há sintomas. Em outros casos, os sintomas podem estar presentes e há um risco potencial de complicações graves.
Continue lendo para aprender mais sobre bacteremia, seus sintomas e como pode ser tratada.
Bacteremia versus sepse
Você pode ter ouvido falar que a bacteremia está associada a condições como septicemia e sepse. Esses termos estão intimamente relacionados, mas têm significados ligeiramente diferentes.
A rigor, a bacteremia se refere à presença de bactérias na corrente sanguínea. As bactérias às vezes podem entrar em sua corrente sanguínea devido a coisas como limpar os dentes ou passar por um pequeno procedimento médico.
Em muitas pessoas saudáveis, a bacteremia desaparece por si mesma, sem causar doenças. No entanto, quando uma infecção se estabelece na corrente sanguínea, esse tipo de bacteremia é diferenciado como septicemia.
Se não for tratada, uma infecção da corrente sanguínea pode levar a complicações mais sérias. Um deles é a sepse, que é causada por uma forte resposta imunológica à infecção.
Sepse e choque séptico podem causar falência de órgãos e até morte.
Causas
Uma variedade de bactérias diferentes pode causar bacteremia. Algumas dessas bactérias podem estabelecer uma infecção na corrente sanguínea.
Exemplos dessas bactérias incluem:
- Staphylococcus aureus, incluindo MRSA
- Escherichia coli (E. coli)
- Pneumocócica bactérias
- grupo A Estreptococo
- Salmonella espécies
- Pseudomonas aeruginosa
Algumas formas comuns de ocorrência de bacteremia incluem:
- por meio de um procedimento odontológico, como limpeza de rotina dos dentes ou extração de dente
- de uma cirurgia ou procedimento
- uma infecção se espalhando de outra parte do corpo para a corrente sanguínea
- por meio de dispositivos médicos, particularmente cateteres internos e tubos de respiração
- através de ferimentos graves ou queimaduras
Sintomas
Alguns casos de bacteremia são assintomáticos. Nesses casos, seu sistema imunológico geralmente eliminará as bactérias sem que você perceba.
Quando a bacteremia resulta em uma infecção da corrente sanguínea, você provavelmente experimentará sintomas como:
- febre
- arrepios
- tremendo ou tremendo
Diagnóstico
A bacteremia pode ser diagnosticada por meio de uma hemocultura. Para fazer isso, uma amostra de sangue será coletada de uma veia de seu braço. Em seguida, ele será enviado a um laboratório para ser testado quanto à presença de bactérias.
Dependendo da causa presumida de sua infecção, seu médico pode querer realizar testes adicionais. Alguns exemplos incluem:
- cultura de escarro se você parecer ter uma infecção respiratória ou estiver usando um tubo respiratório
- cultura da ferida se você foi ferido, queimado ou se passou recentemente por uma cirurgia
- coleta de amostras de cateteres internos ou outros dispositivos
Exames de imagem, como raio-X, tomografia computadorizada ou ultrassom também podem ser usados. Eles podem ser usados para identificar potenciais locais de infecção no corpo.
Tratamento
O tratamento para uma infecção da corrente sanguínea requer o uso imediato de antibióticos. Isso pode ajudar a prevenir a ocorrência de complicações como sepse. Você será hospitalizado durante o tratamento.
Quando as bactérias são confirmadas em seu sangue, você provavelmente começará a tomar antibióticos de amplo espectro, normalmente por via intravenosa. Este é um regime de antibióticos que deve ser eficaz contra muitos tipos diferentes de bactérias.
Durante esse período, o tipo de bactéria que causa a infecção pode ser identificado e o teste de sensibilidade aos antibióticos pode ser concluído.
Com esses resultados, seu médico pode ajustar seus antibióticos para serem mais específicos ao que está causando sua infecção.
A duração do tratamento pode depender da causa e da gravidade da infecção. Pode ser necessário tomar antibióticos por 1 a 2 semanas. Fluidos IV e outros medicamentos também podem ser dados durante o tratamento para ajudar a estabilizar sua condição.
Riscos e complicações
Se uma infecção da corrente sanguínea não for tratada, você corre o risco de desenvolver complicações potencialmente fatais, como sepse e choque séptico.
A sepse ocorre devido a uma forte resposta imunológica a uma infecção. Essa resposta pode desencadear mudanças em seu corpo, como inflamação. Essas alterações podem ser prejudiciais e podem causar danos aos órgãos.
Quando ocorre o choque séptico, sua pressão arterial cai drasticamente. A falência de órgãos também pode ocorrer.
Sintomas de sepse e choque séptico
Se uma infecção da corrente sanguínea progride para sepse ou choque séptico, você também pode sentir sintomas mais graves, como:
- respiração rápida
- frequência cardíaca rápida
- pele que está suada ou pegajosa
- uma diminuição na micção
- pressão sanguínea baixa
- mudanças no estado mental, como sentir-se confuso ou desorientado
Fatores de risco para sepse e choque séptico
Alguns grupos têm maior risco de desenvolver sepse ou choque séptico devido a uma infecção da corrente sanguínea. Esses grupos incluem:
- crianças menores de 1 ano
- adultos com mais de 65 anos
- pessoas com sistema imunológico enfraquecido
- indivíduos com problemas de saúde subjacentes, como diabetes, doença renal ou câncer
- aqueles que já estão muito doentes ou hospitalizados
Outras complicações potenciais
Além da sepse e do choque séptico, a bacteremia pode causar outras complicações. Isso pode acontecer quando as bactérias em sua corrente sanguínea viajam para outras áreas do corpo.
Complicações adicionais podem incluir:
- Meningite: inflamação dos tecidos que circundam o cérebro e a medula espinhal.
- Pneumonia: Uma infecção respiratória potencialmente grave.
- Endocardite: uma inflamação do revestimento interno do coração.
- Osteomielite: Uma infecção óssea.
- Artrite infecciosa: uma infecção que ocorre em uma articulação.
- Celulite: uma infecção da pele.
- Peritonite: uma inflamação do tecido que envolve o abdômen e os órgãos.
Quando ver um médico
Os sinais de uma infecção da corrente sanguínea geralmente podem ser vagos e imitar outras condições. No entanto, consulte o seu médico imediatamente se sentir febre, calafrios ou tremores repentinos.
Isso é particularmente verdadeiro se você estiver em uma situação que pode colocá-lo em risco de uma infecção da corrente sanguínea. Essas situações incluem se você:
- estão atualmente lutando contra uma infecção em outra parte do corpo, como uma infecção do trato urinário (ITU) ou pneumonia
- recentemente foram submetidos a uma extração de dente, procedimento médico ou cirurgia
- recentemente foi hospitalizado
O resultado final
A bacteremia é quando há bactérias presentes na corrente sanguínea.
Às vezes, a bacteremia pode não apresentar sintomas e desaparecer por conta própria. Outras vezes, pode causar uma infecção da corrente sanguínea que pode evoluir para complicações graves.
Muitas bactérias diferentes podem causar bacteremia. Muitas vezes, pode ocorrer devido a outra infecção existente, uma cirurgia ou ao uso de um dispositivo como um tubo respiratório.
O tratamento oportuno das infecções da corrente sanguínea com antibióticos é necessário para prevenir complicações. Se você acredita que tem uma infecção na corrente sanguínea, procure atendimento médico imediato.