Autor: Marcus Baldwin
Data De Criação: 21 Junho 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Gastroenterite bacteriana
Vídeo: Gastroenterite bacteriana

Contente

O que é gastroenterite bacteriana?

A gastroenterite bacteriana ocorre quando a bactéria causa uma infecção no intestino. Isso causa inflamação no estômago e nos intestinos. Você também pode sentir sintomas como vômitos, cólicas abdominais intensas e diarreia.

Embora os vírus causem muitas infecções gastrointestinais, as infecções bacterianas também são comuns. Algumas pessoas chamam essa infecção de “intoxicação alimentar”.

A gastroenterite bacteriana pode resultar de falta de higiene. A infecção também pode ocorrer após contato próximo com animais ou consumo de alimentos ou água contaminados com bactérias (ou as substâncias tóxicas que as bactérias produzem).

Sintomas de gastroenterite bacteriana

Os sintomas da gastroenterite bacteriana variam de acordo com a bactéria que causa a infecção. Os sintomas podem incluir:

  • perda de apetite
  • nausea e vomito
  • diarréia
  • dores abdominais e cólicas
  • sangue em suas fezes
  • febre

Chame seu médico se seus sintomas não melhorarem após cinco dias (dois dias para crianças). Se uma criança com mais de três meses continuar a vomitar após 12 horas, chame um médico. Se um bebê com menos de três meses tiver diarreia ou vômito, chame seu médico.


Tratamento de gastroenterite bacteriana

O tratamento visa mantê-lo hidratado e evitar complicações. É importante não perder muito sal, como sódio e potássio. Seu corpo precisa deles em certas quantidades para funcionar corretamente.

Se você tiver um caso grave de gastroenterite bacteriana, pode ser internado no hospital e receber líquidos e sais por via intravenosa. Os antibióticos geralmente são reservados para os casos mais graves.

Remédios caseiros para casos leves

Se você tiver um caso mais brando, poderá tratar sua doença em casa. Experimente o seguinte:

  • Beba líquidos regularmente ao longo do dia, especialmente após episódios de diarreia.
  • Coma pouco e freqüentemente e inclua alguns alimentos salgados.
  • Consumir alimentos ou bebidas com potássio, como suco de frutas e banana.
  • Não tome nenhum medicamento sem perguntar ao seu médico.
  • Vá para o hospital se não conseguir manter nenhum fluido.

Alguns ingredientes que você pode ter em casa podem ajudar a manter seus eletrólitos equilibrados e tratar a diarreia. O gengibre pode ajudar a combater infecções e a tornar as dores abdominais ou estomacais menos intensas. O vinagre de maçã e o manjericão também podem acalmar o estômago, bem como fortalecê-lo contra infecções futuras.


Evite comer laticínios, frutas ou alimentos ricos em fibras para evitar que a diarreia piore.

Medicamentos sem receita que neutralizam o ácido do estômago podem ajudar a combater essas infecções. Os medicamentos que tratam sintomas como diarreia, náuseas e dores abdominais podem ajudar a aliviar o estresse e a dor da infecção. Não aceite tratamentos sem receita, a menos que seu médico lhe diga para fazer isso.

Causas de gastroenterite bacteriana

Numerosas bactérias podem causar gastroenterite, incluindo:

  • Yersinia, encontrada na carne de porco
  • estafilococo, encontrado em laticínios, carnes e ovos
  • Shigella, encontrado na água (geralmente piscinas)
  • salmonela, encontrado na carne, laticínios e ovos
  • Campylobacter, encontrado em carnes e aves
  • E. coli, encontrado em carne moída e saladas

Surtos de gastroenterite bacteriana podem ocorrer quando os restaurantes servem comida contaminada para muitas pessoas. Um surto também pode desencadear recalls de produtos e outros alimentos.


A gastroenterite bacteriana pode ser facilmente transmitida de pessoa para pessoa se alguém carregar a bactéria nas mãos. Cada vez que uma pessoa infectada com essa bactéria toca em alimentos, objetos ou outras pessoas, ela corre o risco de espalhar a infecção para outras pessoas. Você pode até fazer com que a infecção penetre em seu próprio corpo se tocar seus olhos, boca ou outras partes abertas do corpo com as mãos infectadas.

Você está especialmente exposto a essas infecções se viaja muito ou vive em uma área movimentada. Lavar as mãos com frequência e usar desinfetante para as mãos com mais de 60% de álcool pode ajudá-lo a evitar infecções das pessoas ao seu redor.

Prevenção de gastroenterite bacteriana

Se você já tem gastroenterite, tome precauções de segurança para evitar espalhar a bactéria para outras pessoas.

Lave as mãos após ir ao banheiro e antes de mexer nos alimentos. Não prepare comida para outras pessoas até que seus sintomas melhorem. Evite contato próximo com outras pessoas durante sua doença. Depois que os sintomas pararem, tente esperar pelo menos 48 horas antes de retornar ao trabalho.

Você também pode ajudar a prevenir infecções de gastroenterite bacteriana evitando leite não pasteurizado, carne crua ou marisco cru. Use tábuas de corte e utensílios separados para carnes cruas e cozidas ao preparar as refeições. Lave bem as saladas e os vegetais. Certifique-se de armazenar alimentos em temperaturas muito quentes ou muito frias se você for armazená-los por mais de algumas horas.

Outras medidas preventivas incluem:

  • mantendo sua cozinha sempre limpa
  • lavar as mãos depois de usar o banheiro, antes de manusear alimentos diferentes, depois de tocar em animais e antes de comer
  • beber água engarrafada durante uma viagem ao exterior e receber as vacinas recomendadas

Fatores de risco de gastroenterite bacteriana

Se você tem um sistema imunológico fraco devido a uma doença ou tratamento existente, pode ter um risco maior de gastroenterite bacteriana. O risco também aumenta se você tomar medicamentos que diminuam a acidez estomacal.

O manuseio incorreto dos alimentos também pode aumentar o risco de gastroenterite bacteriana. Alimentos mal cozidos, armazenados por muito tempo em temperatura ambiente ou mal reaquecidos podem ajudar na propagação e sobrevivência das bactérias.

As bactérias podem produzir substâncias nocivas conhecidas como toxinas. Essas toxinas podem permanecer mesmo após o reaquecimento dos alimentos.

Diagnosticando gastroenterite bacteriana

Seu médico fará perguntas sobre sua doença e verificará se há sinais de desidratação e dor abdominal. Para descobrir qual bactéria está causando sua infecção, pode ser necessário fornecer uma amostra de fezes para análise.

Seu médico também pode colher uma amostra de sangue para verificar se há desidratação.

Complicações

As infecções de gastroenterite bacteriana raramente causam complicações em adultos saudáveis ​​e geralmente duram menos de uma semana. Adultos mais velhos ou crianças muito pequenas são mais vulneráveis ​​aos sintomas de gastroenterite e apresentam maior risco de complicações. Esses indivíduos devem ser monitorados de perto, pois podem precisar de cuidados médicos.

As complicações dessas infecções incluem febre alta, dores musculares e incapacidade de controlar os movimentos intestinais. Algumas infecções bacterianas podem causar falhas renais, sangramento no trato intestinal e anemia.

Algumas infecções graves não tratadas podem causar danos cerebrais e morte. A busca rápida por tratamento para gastroenterite bacteriana diminui o risco de ter essas complicações.

Gastroenterite bacteriana em crianças

As crianças podem ser mais propensas a infecções de gastroenterite bacteriana do que os adultos. Por exemplo, um relatório de 2015 afirma que as crianças nos Estados Unidos com menos de um ano têm mais probabilidade de obter salmonela infecções. A maioria salmonela as infecções acontecem quando as crianças consomem alimentos ou água contaminados ou entram em contato com animais portadores da bactéria. Crianças pequenas também são mais propensas a pegar infecções de Clostridium difficile. Essas bactérias são encontradas principalmente na sujeira e nas fezes de animais.

As crianças têm maior probabilidade de desenvolver infecções por esses tipos de bactérias. No entanto, como os adultos, as crianças são suscetíveis a infecções bacterianas. Certifique-se de que seu filho pratica uma boa higiene, lavando as mãos regularmente e evitando colocar as mãos sujas na boca ou perto dos olhos. Lave as próprias mãos depois de trocar a fralda do seu filho. Lave e prepare os alimentos cuidadosamente, cozinhando pratos crus como ovos, vegetais e carne até que estejam bem passados.

Muitos sintomas de infecção bacteriana em crianças são iguais aos sintomas em adultos. Crianças pequenas são especialmente propensas a diarréia, vômitos e febres. Um sintoma único em crianças com essas infecções é a fralda seca. Se seu filho não precisou trocar a fralda por mais de seis horas, ele pode estar desidratado. Fale com o seu médico imediatamente se o seu filho apresentar algum destes sintomas. Se o seu filho tiver diarreia ou outros sintomas relacionados, certifique-se de que bebe muitos líquidos.

Recuperação e perspectivas

Depois de procurar tratamento ou cuidados médicos, descanse bastante para ajudar o seu corpo a combater a infecção. Se você tiver diarreia ou vômito, beba muitos líquidos para se manter hidratado. Não coma laticínios ou frutas para evitar piorar sua diarreia. Chupar cubos de gelo pode ajudar se você não consegue segurar a comida ou a água.

Surtos dessas infecções bacterianas podem ocorrer em alimentos vendidos em muitos supermercados. Acompanhe as notícias sobre surtos públicos de bactérias em certos tipos de alimentos.

As infecções de gastroenterite bacteriana geralmente duram de um a três dias. Em alguns casos, as infecções podem durar semanas e ser prejudiciais se não tratadas. Procure tratamento assim que apresentar sintomas de infecção para impedir que a infecção se espalhe. Com bons cuidados médicos e tratamento adequado, a infecção provavelmente desaparecerá em alguns dias.

Novas Publicações.

Reflexão Vencedora

Reflexão Vencedora

Como concorrente de concur o de beleza durante minha adole cência e líder de torcida do colégio, nunca pen ei que teria um problema de pe o. Por volta do meu 20 ano , abandonei a faculd...
Esta mulher pensava que tinha ansiedade, mas na verdade era um defeito cardíaco raro

Esta mulher pensava que tinha ansiedade, mas na verdade era um defeito cardíaco raro

Heidi tewart nadou competitivamente de de o 8 ano de idade. Como muito atleta , ela experimentou nervo i mo pó -corrida, muita veze entindo eu coração bater fora do peito a ponto de cau...