Por que você deve ter muito cuidado para não engolir água da piscina
Contente
Piscinas e parques aquáticos são sempre uma boa hora, mas é fácil perceber que podem não ser os locais mais higiênicos para passear. Para começar, todo ano há aquele garoto que faz cocô e estraga a piscina para todo mundo. Mas não se engane: águas cristalinas também podem ser anti-higiênicas. Na verdade, o número de surtos do parasita criptosporídio (mais comumente conhecido como crypto) na água da piscina dobrou desde 2014, de acordo com um novo relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). (Veja também: Por que você realmente precisa parar de fazer xixi na piscina)
Crypto é um parasita que causa diarreia, cólicas, febre e vômitos (somando alguns semanas de miséria). O cloro pode levar dias para matar a criptografia e, durante esse tempo, os nadadores podem pegá-lo engolindo água contaminada da piscina. O relatório do CDC mostra que o parasita está se tornando mais comum. E embora você provavelmente não saia por aí engolindo água da piscina de propósito, é fácil engolir um pouco acidentalmente.
Embora as notícias sejam certamente uma chatice, você não deve viver sua vida com medo de germes e não precisa se proteger das poças pelo resto de seus dias. Embora o número de surtos de criptografia nos EUA tenha dobrado, ele só aumentou de 16 surtos em 2014 para 32 em 2016, então esse não é exatamente um problema de proporções epidêmicas.
Ainda assim, o CDC deu algumas dicas para ajudar a prevenir a propagação de germes em piscinas públicas em seu relatório. Naturalmente, você deve ter muito cuidado para não deixar entrar água da piscina na boca. Você também pode ser um bom cidadão da piscina pública tomando banho antes você nada, o que ajuda a enxaguar os germes. E se você teve diarreia, espere até duas semanas depois que ela passar antes de nadar.
Mesmo com as notícias do CDC, os prós da natação superam em muito o risco. Veja por que toda mulher deve começar a nadar.