Dermoabrasão
A dermoabrasão é a remoção das camadas superiores da pele. É um tipo de cirurgia de alisamento da pele.
A dermoabrasão geralmente é feita por um médico, um cirurgião plástico ou um cirurgião dermatológico. O procedimento é realizado no consultório do seu médico ou em uma clínica ambulatorial.
Você provavelmente estará acordado. Um medicamento anestésico (anestesia local) será aplicado na pele a ser tratada.
Se você estiver passando por um procedimento complexo, pode receber medicamentos chamados sedativos para fazer você ficar sonolento e menos ansioso. Outra opção é a anestesia geral, que permite dormir durante a cirurgia e não sentir nenhuma dor durante o procedimento.
A dermoabrasão usa um dispositivo especial para "lixar" com cuidado e suavidade a superfície superior da pele até a pele normal e saudável. Vaselina ou pomada antibiótica é aplicada na pele tratada para evitar a formação de crostas e cicatrizes.
A dermoabrasão pode ser útil se você tiver:
- Crescimentos cutâneos relacionados à idade
- Linhas finas e rugas, como ao redor da boca
- Crescimentos pré-cancerosos
- Cicatrizes no rosto devido a acne, acidentes ou cirurgia anterior
- Reduz a aparência de danos causados pelo sol e fotoenvelhecimento
Para muitas dessas condições, outros tratamentos podem ser feitos, como laser ou peelings químicos, ou medicamentos injetados na pele. Converse com seu médico sobre as opções de tratamento para seu problema de pele.
Os riscos de qualquer anestesia e cirurgia em geral incluem:
- Reações a medicamentos, problemas respiratórios
- Sangramento, coágulos sanguíneos, infecção
Os riscos da dermoabrasão incluem:
- A cor da pele duradoura muda com a pele ficando mais clara, mais escura ou mais rosada
- Cicatrizes
Após o procedimento:
- Sua pele ficará vermelha e inchada. O inchaço geralmente desaparece em 2 a 3 semanas.
- Você pode sentir dor, formigamento ou queimação por um tempo. O médico pode prescrever medicamentos para ajudar a controlar a dor.
- Se você já teve herpes labial (herpes) antes, seu médico pode lhe dar um medicamento antiviral para prevenir um surto.
- Siga as instruções do seu médico sobre cuidados com a pele depois de ir para casa.
Durante a cura:
- A nova camada de pele ficará um pouco inchada, sensível, com coceira e rosa brilhante por várias semanas.
- O tempo de cura depende da extensão da dermoabrasão ou do tamanho da área de tratamento.
- A maioria das pessoas pode voltar às atividades normais em cerca de 2 semanas. Você deve evitar qualquer atividade que possa causar ferimentos na área tratada. Evite esportes que envolvam bolas, como beisebol, por 4 a 6 semanas.
- Por cerca de 3 semanas após a cirurgia, sua pele ficará vermelha quando você beber álcool.
- Homens que passam por esse procedimento podem precisar evitar o barbear por um tempo e usar um barbeador elétrico ao se barbear novamente.
Proteja sua pele do sol por 6 a 12 semanas ou até que a cor da pele volte ao normal. Você pode usar maquiagem hipoalergênica para esconder qualquer mudança na cor da pele. A nova pele deve corresponder à pele ao redor quando a cor retorna.
Se sua pele continuar vermelha e inchada após o início da cicatrização, pode ser um sinal de formação de cicatrizes anormais. Informe o seu médico se isso acontecer. O tratamento pode estar disponível.
Pessoas com pele escura correm maior risco de ter manchas escuras após o procedimento.
Alisamento da pele
- Cirurgia de alisamento da pele - série
Monheit GD, Chastain MA. Resurfacing químico e mecânico da pele. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Cerroni L, eds. Dermatologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 154.
Perkins SW, Floyd EM.Gestão do envelhecimento da pele. Em: Flint PW, Francis HW, Haughey BH, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 23.