Os melhores e piores alimentos para alergias
Contente
- Melhor: Peixe
- Melhor: Maçãs
- Melhor: uvas vermelhas
- Melhor: Líquidos Quentes
- Pior: aipo
- Pior: alimentos picantes
- Pior: Álcool
- Revisão para
Alguns de nós mal podemos esperar que as flores brilhantes da primavera ou do verão finalmente cheguem. Outros temem aquele dia e os fungadelas, espirros, tosse, gargantas ásperas e olhos lacrimejantes que promete trazer. Por causa das mudanças climáticas, esta tem sido uma temporada de alergias de primavera pior do que a média - e os especialistas dizem que a situação só vai piorar com o passar do tempo.
Em pessoas com alergias, o sistema imunológico reage de forma exagerada a gatilhos normalmente inofensivos, como o pólen. Este alérgeno é confundido com uma ameaça, e o corpo libera uma substância química chamada histamina, destinada a protegê-lo, que produz os sintomas mencionados acima no processo.
Se você não é estranho às alergias primaveris, provavelmente já está familiarizado com seus maiores desencadeadores e remédios para parar de espirrar, seja tomar um remédio para alergia ou adotar vários remédios naturais para alergia.
Parte do seu plano de prevenção provavelmente será evitar seus maiores gatilhos, tanto quanto possível. No entanto, não é tão simples quanto é com uma alergia alimentar em que você simplesmente não ingere os alimentos aos quais é alérgico, evitando assim os sintomas, diz Leonard Bielory, M.D., bolsista do American College of Asthma e Imunologia.
Mas acontece que evitar certos alimentos - e adicionar mais outros - pode afetar sua probabilidade de desenvolver alergias sazonais, bem como a gravidade de seus sintomas. "É uma escolha de vida, não uma escolha de refeição", diz Bielory, especialista em alergia do Centro de Predição Ambiental da Rutgers University e médico do Hospital Universitário Robert Wood Johnson em New Jersey.
Então, o que você deve comer se quiser parar de cheirar? Aqui estão alguns dos melhores e piores alimentos e bebidas para alergias sazonais.
Melhor: Peixe
Em alguns estudos, os ácidos graxos ômega-3 mostraram diminuir o risco de desenvolver alergias e reduzir os sintomas. Procure-os em peixes gordurosos como o salmão, assim como em nozes. As propriedades antiinflamatórias desses ômega-3 provavelmente agradecem o alívio da alergia.
A desvantagem é que é preciso uma boa quantidade de ácidos graxos ômega-3 para ver até mesmo um benefício mínimo, diz Neil L. Kao, M. D., um alergista e imunologista clínico na Carolina do Sul.
No entanto, em culturas onde as pessoas comem mais peixe e menos carne ao longo de suas vidas, as respostas de asma e alergia em geral são menos frequentes, diz Bielory. Mas "é toda uma cultura", ressalta ele, não a diferença entre comer um sanduíche de atum ou um hambúrguer no almoço.
Melhor: Maçãs
Uma maçã por dia não mantém exatamente a alergia ao pólen, mas uma poderosa combinação de compostos encontrados nas maçãs pode ajudar pelo menos um pouco. Obter sua dose diária recomendada de vitamina C pode proteger contra alergias e asma, de acordo com a WebMD. E o antioxidante quercetina, encontrado na pele de maçãs (assim como em cebolas e tomates), foi associado a uma melhor função pulmonar.
Outras boas fontes de vitamina C incluem laranjas, é claro, mas também escolhas mais surpreendentes como pimentão vermelho, morango e tomate, todos os quais contêm uma série de outros nutrientes essenciais para uma vida saudável além do simples alívio da alergia, diz Bielory.
Melhor: uvas vermelhas
O famoso resveratrol, o antioxidante da casca das uvas vermelhas que dá ao vinho tinto seu bom nome, tem poderes antiinflamatórios que podem reduzir os sintomas de alergia, diz Kao.
Em um estudo de 2007 com crianças em Creta que seguem uma dieta mediterrânea tradicional, a ingestão diária de frutas, incluindo uvas, laranjas, maçãs e tomates, foi associada a chiado menos frequente e sintomas de alergia nasal, relatou o Time.com.
Melhor: Líquidos Quentes
Se suas alergias se apresentarem como congestão ou tosse com muco (desculpe), considere recorrer a um dos goles comprovados para aliviar os sintomas do resfriado: uma bebida fumegante. Líquidos quentes, seja chá quente ou canja de galinha, podem ajudar a diluir o muco para aliviar o congestionamento. Sem falar que vai te ajudar a se manter hidratado. Não está com vontade de sopa? A inalação em um banho de vapor também pode resolver o problema, diz Bielory.
Pior: aipo
Como alguns dos gatilhos mais comuns da alergia na primavera vêm das mesmas famílias de plantas de vários alimentos, certas frutas e vegetais podem causar o que é chamado de síndrome da alergia oral. Em vez de fungar ou espirrar, esses alimentos podem causar coceira na boca ou na garganta, de acordo com a American Academy of Allergy Asthma & Immunology (AAAAI).
"O milho é uma grama, o trigo é uma grama, o arroz é uma grama, então, se você é alérgico a grama, pode ter uma reatividade cruzada aos alimentos", diz Bielory.
Aipo, pêssegos, tomates e melões podem causar problemas para pessoas alérgicas a gramíneas, de acordo com a AAAAI, e bananas, pepinos, melões e abobrinhas podem desencadear sintomas em pessoas com alergia a tasneira. Normalmente, os alergistas revisam as listas de famílias de plantas com os pacientes para que você saiba o que evitar no supermercado, diz Bielory.
Pior: alimentos picantes
Você já mordeu um prato picante e o sentiu em seus seios da face? A capsaicina, o composto que dá impulso às pimentas, realmente desencadeia sintomas semelhantes aos da alergia. Seu nariz pode escorrer, seus olhos podem lacrimejar, você pode até espirrar, diz Kao.
Essas reações ocorrem por meio de um caminho diferente do que as alergias verdadeiras, diz Bielory. Mas se os alimentos picantes imitarem seus sintomas já incômodos, você pode pular os jalapeños até estar livre.
Pior: Álcool
Você já sentiu seu nariz escorrendo ou entupido depois de um ou dois drinques? O álcool causa a dilatação dos vasos sanguíneos, o mesmo processo que deixa suas bochechas rosadas, e pode piorar a sensação de fungadelas alérgicas.
O efeito muda de pessoa para pessoa, diz Kao, mas se você já está se sentindo espirroso antes do happy hour, pode ser uma boa ideia ir com calma, já que ter alergias pode aumentar sua probabilidade de fungadelas induzidas por álcool, de acordo com um relatório de 2005 estude.
Também existe alguma histamina que ocorre naturalmente no álcool, feita durante o processo de fermentação. Dependendo de como seu corpo o processa, isso também pode levar a mais sintomas de alergia após beber, o New York Times relatado.
Mais sobre Huffington Post Healthy Living:
10 maneiras de ser mais saudável em 10 minutos ou menos
6 erros de jantar a evitar
Você pode perder peso durante a noite?