Como tratar e remover cravos dos lábios
Contente
- Cravos pretos ao redor dos lábios
- Ácido salicílico
- Enxofre
- Retinóides
- Suco de limão
- Mel
- Óleo da árvore do chá
- Witch Hazel
- Bálsamo labial
- Peróxido de benzoíla
- Retinóides de prescrição
- Prescrição de antibióticos
- Quando ver um médico
- Prevenção de cravos
- Leve embora
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Os cravos são pequenos caroços na pele. Eles se formam quando óleo, bactérias e células mortas da pele obstruem os poros. Como os poros permanecem abertos, as substâncias são expostas ao ar. Isso faz com que eles escurecem e se parecem com pontos pretos.
Os cravos pretos são um tipo leve de acne. Eles geralmente aparecem no rosto e na testa, mas também podem se desenvolver no tórax, costas, pescoço e ombros.
Essas saliências também podem aparecer ao redor dos lábios. Isso pode acontecer se suas mãos, cabelo ou itens como telefones e fronhas transferirem óleo e bactérias para a área. Cravos pretos também podem se desenvolver se você não tirar a maquiagem e o suor.
Se não forem tratados, os cravos podem se transformar em acne inflamatória. Isso ocorre porque o óleo e as bactérias podem se acumular.
É possível remover cravos nos lábios com tratamentos caseiros. Se esses remédios não funcionarem, você pode visitar um dermatologista para obter ajuda.
Cravos pretos ao redor dos lábios
Não existe um tratamento único para cravos pretos. Seus resultados dependem de fatores como tipo de pele, genética e alterações hormonais.
No entanto, existem muitas opções à sua escolha. Esses tratamentos funcionam quebrando o óleo, as bactérias e as células mortas da pele em poros obstruídos.
Ácido salicílico
O ácido salicílico é um remédio comum para acne. Ele reduz a oleosidade e remove as células mortas da pele, que podem bloquear os poros e causar cravos.
Você pode encontrar ácido salicílico em sabonetes, cremes, géis, pomadas, compressas de limpeza, toners e esfoliantes sem receita (OTC). Cada produto incluirá instruções sobre como usá-lo.
Se o ácido salicílico remover muito óleo, sua pele pode ficar seca. Comece com um teste de remendo para ver como sua pele reage. As reações alérgicas são possíveis, mas raras.
Compre tratamentos de ácido salicílico aqui.
Enxofre
O enxofre remove cravos, desobstruindo os poros. Suas propriedades antimicrobianas também podem combater bactérias causadoras de acne.
Normalmente, o enxofre está disponível como tratamentos locais. Você precisará aplicá-lo por um período específico de tempo. As instruções do fabricante irão indicar por quanto tempo você deve usá-lo.
Embora o enxofre seja suave, ele não deve ser aplicado em uma grande área do rosto. Em vez disso, use-o em manchas individuais.
Compre tratamentos de enxofre aqui.
Retinóides
Para cravos teimosos, experimente retinóides. Este tratamento diminui o excesso de óleo e elimina as células mortas da pele.
Os retinóides são feitos de vitamina A. Eles funcionam porque a vitamina A é pequena o suficiente para penetrar nas camadas inferiores da pele, onde desobstrui os poros.
Este tratamento está disponível em gel ou creme OTC. Ao usar retinóides, siga as instruções do fabricante. Evite a exposição ao sol e salões de bronzeamento. Os retinóides podem causar secura, irritação e descamação da pele.
Compre tratamentos retinóides aqui.
Suco de limão
Diz-se que o suco de limão trata cravos pretos. Ele contém vitamina C, que tem propriedades antibacterianas. Esses benefícios podem matar bactérias causadoras de acne, mas não há pesquisas sólidas sobre a eficácia do suco de limão para cravos pretos.
Você pode usar suco de limão como adstringente. Para fazer isso, misture partes iguais de suco de limão fresco e água. Adicione a uma bola de algodão e aplique no rosto. Use com moderação, pois os adstringentes podem causar ressecamento.
A acidez do suco de limão pode causar irritação, queimação e vermelhidão. Se você tem pele sensível, faça primeiro um teste de remendo.
Mel
O mel é um antibiótico natural. Pode combater bactérias que obstruem os poros e causam cravos pretos. O mel também libera peróxido de hidrogênio, uma substância que destrói bactérias.
Se você tiver vermelhidão, as propriedades antiinflamatórias do mel podem ajudar.
Uma maneira de usar o mel é fazer uma máscara. Aplique no rosto com os dedos limpos. Após 10 a 15 minutos, enxágue com água morna. Para obter melhores resultados, use mel cru.
Óleo da árvore do chá
O óleo da árvore do chá é um poderoso tratamento para cravo. Ele tem habilidades antimicrobianas, então pode matar bactérias que causam cravos pretos.
O óleo da árvore do chá também é potente. Pode causar irritação na pele, por isso sempre dilua primeiro. Um método é combinar 1 a 2 gotas de óleo da árvore do chá com 12 gotas de óleo carreador, como óleo de semente de uva. Aplicar na pele como hidratante.
Você também pode fazer um adstringente. Misture 3 gotas de óleo da árvore do chá com 2 onças de hamamélis ou água. Aplique na pele com uma bola de algodão.
Se esses remédios causarem irritação, talvez seja necessário diluir ainda mais o óleo da árvore do chá.
Compre tratamentos de óleo de árvore de chá aqui.
Witch Hazel
Witch hazel é usado para controlar a pele oleosa. Ele contém compostos vegetais chamados taninos. Os taninos têm propriedades adstringentes, por isso podem reduzir a oleosidade dos poros entupidos.
Para usar hamamélis, molhe uma bola de algodão e aplique nos cravos pretos. Você também pode comprar pomadas de hamamélis OTC.
Witch hazel é geralmente seguro para a pele. Se você nunca usou antes, faça um teste de patch primeiro.
Compre hamamélis aqui.
Bálsamo labial
Alguns protetores labiais contêm ingredientes antibacterianos, como óleo da árvore do chá ou mel. Esses produtos podem ajudar a tratar cravos nos lábios.
Procure por protetores labiais rotulados como “anti-acne”. Isso irá garantir que eles não piorem seus cravos.
Peróxido de benzoíla
O peróxido de benzoíla é um medicamento OTC para acne. Para o tratamento de cravos pretos matando bactérias e desbloqueando os poros.
Este tratamento está disponível na forma de lavagens, cremes ou géis. Esses produtos também variam em força, contendo de 2 a 10 por cento de peróxido de benzoíla. No entanto, quanto mais forte o produto, maior a probabilidade de causar irritação.
Sempre use peróxido de benzoíla de acordo com as instruções do fabricante. Para começar, use uma força baixa e evite aplicar muito.
Compre tratamentos de peróxido de benzoíla aqui.
Retinóides de prescrição
Para acne grave, um dermatologista pode prescrever retinóides tópicos ou orais. Os retinóides tópicos de prescrição estão disponíveis como cremes ou géis. Eles são mais fortes do que os retinóides OTC, mas também atuam desbloqueando os poros.
A isotretinoína oral (Accutane) é um retinóide em forma de comprimido. Ele destrói as bactérias e reduz o óleo. Como outros retinóides, os retinóides orais podem causar secura e sensibilidade ao sol.
Ao usar este medicamento, é importante seguir as instruções do seu médico.
Prescrição de antibióticos
A acne também pode ser tratada com antibióticos prescritos. Esses medicamentos poderosos podem matar bactérias causadoras de acne na pele.
Você pode usar antibióticos tópicos como cremes, loções ou géis. Os antibióticos orais, que são administrados pela boca, são normalmente usados com cremes tópicos, como o peróxido de benzoíla.
Tomar antibióticos para acne inflamatória também pode remover cravos no processo.
Medicamentos mais fortes, como anticoncepcionais orais e gel de dapsona, estão disponíveis para as formas mais graves de acne.
Quando ver um médico
Se esses remédios não funcionarem ou seus cravos piorarem, consulte um dermatologista. Eles podem recomendar outros tratamentos ou prescrever medicamentos mais fortes.
Um dermatologista também pode usar instrumentos esterilizados para remover fisicamente cravos pretos. Isso é chamado de extração de acne. Geralmente não é a primeira escolha, no entanto. O procedimento pode ser demorado e caro.
Prevenção de cravos
A acne está frequentemente associada a alterações hormonais ou genéticas, por isso não há uma maneira definitiva de evitá-los.
No entanto, existem coisas que você pode fazer para limitar os cravos pretos ao redor dos lábios:
- Lave o rosto duas vezes ao dia com um limpador neutro e água.
- Não mexa nos cravos (isso vai empurrar o óleo, as bactérias e as células mortas da pele para dentro da pele).
- Use maquiagem sem óleo e remova-a antes de dormir ou se exercitar.
- Não toque em seu rosto.
Você também pode usar os tratamentos de cravo mencionados acima como remédios preventivos.
Leve embora
Os cravos pretos são uma forma de acne leve. Eles podem aparecer ao redor dos lábios quando os poros são bloqueados com óleo, bactérias e células mortas da pele. Muitas coisas podem causar cravos nos lábios, como tocar seu rosto ou esquecer de remover a maquiagem.
Cravos pretos não tratados podem se transformar em acne inflamatória. Para tratá-los, tente preparações OTC como ácido salicílico ou peróxido de benzoíla. Você também pode usar remédios como mel, óleo da árvore do chá ou hamamélis.
Se seus cravos piorarem ou não desaparecerem, visite seu dermatologista. Eles podem sugerir o melhor tratamento para sua pele.