Transplante de medula óssea
Contente
Resumo
A medula óssea é o tecido esponjoso dentro de alguns dos seus ossos, como os ossos do quadril e da coxa. Ele contém células imaturas, chamadas células-tronco. As células-tronco podem se desenvolver em glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio por todo o corpo, glóbulos brancos, que lutam contra infecções, e plaquetas, que ajudam a coagular o sangue.
Um transplante de medula óssea é um procedimento que substitui as células-tronco da medula óssea defeituosas de uma pessoa. Os médicos usam esses transplantes para tratar pessoas com certas doenças, como
- Leucemia
- Doenças sanguíneas graves, como talassemias, anemia aplástica e anemia falciforme
- Mieloma múltiplo
- Certas doenças de imunodeficiência
Antes de fazer um transplante, você precisa de altas doses de quimioterapia e possivelmente de radiação. Isso destrói as células-tronco defeituosas em sua medula óssea. Ele também suprime o sistema imunológico do seu corpo para que ele não ataque as novas células-tronco após o transplante.
Em alguns casos, você pode doar suas próprias células-tronco da medula óssea com antecedência. As células são salvas e usadas posteriormente. Ou você pode obter células de um doador. O doador pode ser um membro da família ou pessoa não relacionada.
O transplante de medula óssea apresenta sérios riscos. Algumas complicações podem ser fatais. Mas, para algumas pessoas, é a melhor esperança de cura ou de vida mais longa.
NIH: National Heart, Lung, and Blood Institute