Entediado com carne e frango? Experimente Zebra Steaks
Contente
Com a popularidade da dieta paleo ainda em ascensão, não fiquei surpreso ao ler sobre outra opção para aqueles zelosos comedores de carne. Passe por cima de bisões, avestruzes, cervos, pombos, cangurus e alces e abra espaço para as zebras. Sim, exatamente o mesmo mamífero preto e branco que, para a maioria de nós, só vimos no zoológico.
"Carne de caça, incluindo carne de zebra, pode ser vendida [nos EUA], desde que o animal do qual é derivada não esteja na lista de espécies ameaçadas de extinção", disse um funcionário da Food and Drug Administration (FDA) Tempo. "Tal como acontece com todos os alimentos regulamentados pela FDA, deve ser seguro, saudável, rotulado de uma maneira que seja verdadeira e não enganosa e totalmente compatível com a Lei Federal de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos e seus regulamentos de apoio."
Atualmente, existe apenas uma das três raças de zebra que pode ser legalmente cultivada para consumo: a raça Burchell da África do Sul. Conhecida por ter um sabor um pouco "mais doce que o da carne bovina", a carne comestível vem do traseiro do animal e é muito magra.
Uma porção de 3,5 onças de lombo magro contém 182 calorias, 5,5 gramas (g) de gordura (2g saturada), 30g de proteína e 56 miligramas (mg) de colesterol. Em comparação, 3,5 onças de zebra fornecem apenas 175 calorias, 6g de gordura (0g saturada), 28g de proteína e 68mg de colesterol. Surpreendentemente, é muito próximo a um peito de frango: 165 calorias, 3,5g de gordura (1g saturada), 31g de proteína e 85mg de colesterol.
Como as zebras são vegetarianas, gastando cerca de dois terços do dia pastando principalmente em gramíneas, sua carne é uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3; também é conhecido por ser rico em zinco, vitamina B12 e ferro, assim como outros cortes de carne bovina.
Pessoalmente, não estou pronto para experimentar o zebra. Sou um grande fã de preto e branco, mas por enquanto só nas minhas roupas. Com tantos outros saborosos cortes de carne magra disponíveis, como lombo, bife de saia, bife de flanco e assado redondo, acho que vou ficar com esses. E você? Comente abaixo ou envie um tweet para nós para @kerigans e @Shape_Magazine.