Treine seu corpo para se sentir menos estressado com este exercício de respiração
Contente
- Você descobriu que é possível treinar seu corpo para reduzir o estresse. Como?
- Como você faz este exercício de respiração para o estresse?
- O exercício influencia este processo de alguma forma?
- Seu cérebro também se beneficia desse exercício de respiração para o estresse?
- E as pessoas pensam que não têm tempo?
- Revisão para
Palmas suadas, coração acelerado e mãos trêmulas parecem respostas físicas inevitáveis ao estresse, seja um prazo no trabalho ou uma apresentação em um bar de karaokê. Mas acontece que você pode controlar como seu corpo responde ao estresse - e tudo começa com seu coração, diz Leah Lagos, Psy.D., B.C.B., uma psicóloga clínica licenciada e autora do livro Heart Breath Mind (Compre, $ 16, bookshop.org).
Curioso? Aqui, Lagos revela o exercício respiratório para o estresse que o ajudará a se sentir mais calmo em momentos difíceis.
Você descobriu que é possível treinar seu corpo para reduzir o estresse. Como?
"Em primeiro lugar, é útil entender o que o estresse faz com você fisiologicamente. Sua frequência cardíaca aumenta e isso envia um sinal para seu cérebro mudar para um modo de lutar ou fugir. Seus músculos contraem e sua tomada de decisão é prejudicada . É aí que entra a variabilidade da frequência cardíaca (VFC), que é o tempo entre um batimento cardíaco e outro. Uma VFC forte e estável com mais tempo entre cada batimento cardíaco melhora sua capacidade de controlar o estresse.
"A forma como você respira afeta sua VFC. Quando você inspira, sua frequência cardíaca aumenta, e quando você expira, ela diminui. Pesquisadores com quem trabalho na Rutgers descobriram que um processo sistemático de respiração por 20 minutos duas vezes por dia em um ritmo que é conhecida como sua frequência ressonante ou ideal - cerca de seis respirações por minuto - pode moderar o estresse, reduzir sua frequência cardíaca e pressão arterial e fortalecer sua VFC. Isso significa que, da próxima vez que algo estressante acontecer, você pode deixá-lo ir e avance muito mais rápido, porque você treinou seu corpo para responder dessa nova maneira. A ciência mostra que esse método melhora seu humor, aumenta o foco, ajuda você a dormir melhor, aumenta a energia e o torna mais resistente em geral. " (Relacionado: O que aprendi ao tentar um teste de estresse em casa)
Como você faz este exercício de respiração para o estresse?
"O que funciona para a maioria das pessoas é inspirar por quatro segundos e expirar por seis segundos sem pausa. Comece respirando nessa taxa por dois minutos (ajuste um cronômetro). Comece inspirando pelo nariz e expirando pelos lábios franzidos, se você estiver soprando comida quente.Conforme mentalmente quatro segundos para entrar e seis para sair, concentre-se na sensação do ar entrando pelo nariz e saindo pela boca.
Quando terminar, avalie como você se sente. Muitas pessoas dizem que estão menos ansiosas e mais alertas. Trabalhe até fazer esta respiração por 20 minutos, duas vezes por dia, e seu batimento cardíaco basal será mais baixo, o que significa que seu coração não terá que trabalhar tanto, tornando-o - e você - mais saudável em geral. "(BTW, até Tracee Ellis Ross é fã de exercícios respiratórios para reduzir o estresse.)
O exercício influencia este processo de alguma forma?
"Sim. Na verdade, é uma rua de mão dupla. O exercício fortalece sua VFC, e o processo respiratório ajuda você a se exercitar. Como seu coração não está trabalhando tão forte, você é capaz de se envolver no mesmo nível de atividade física com menos esforço. Os pesquisadores da Rutgers investigaram isso e teorizaram que, para aqueles que praticam a técnica de respiração de 20 minutos, duas vezes ao dia, há um segundo efeito do vento com o exercício, e mais oxigênio está sendo fornecido para os músculos dessas pessoas. Isso significa que eles podem ir mais longe e mais fortes. "
Seu cérebro também se beneficia desse exercício de respiração para o estresse?
"Sim. Você está enviando mais oxigênio e fluxo sanguíneo para o seu cérebro a cada sessão de respiração de 20 minutos. Você notará uma maior clareza e mais concentração e foco. Você será mais capaz de tomar decisões objetivas sem indesejáveis emoções atrapalhando. Eu acredito que talvez até possa ajudar a manter seu cérebro afiado conforme você envelhece - na verdade, essa é nossa próxima área de pesquisa de VFC. "
E as pessoas pensam que não têm tempo?
"Pesquisas mostram que os 40 minutos combinados de respiração por dia são a chave para reconectar a resposta do seu corpo ao estresse. Você não obterá todos os benefícios de outra forma. Considere o tempo que você economizará e como se sentirá bem, quando você pode se livrar do estresse mais rápido e se sentir mais calmo, mais confiante e no controle, especialmente nestes tempos de incerteza. A recompensa é muito grande. "
Shape Magazine, edição de novembro de 2020