Autor: John Stephens
Data De Criação: 1 Janeiro 2021
Data De Atualização: 27 Junho 2024
Anonim
Açúcar Mascavo vs. Açúcar Branco: Qual é a Diferença? - Nutrição
Açúcar Mascavo vs. Açúcar Branco: Qual é a Diferença? - Nutrição

Contente

O açúcar é um ingrediente natural que faz parte da dieta humana há milhares de anos.

Embora existam muitos tipos, o açúcar marrom e o branco estão entre as variedades mais populares.

Este artigo compara o açúcar mascavo e o branco para ajudar você a decidir qual escolher.

Diferenças nutricionais

Dado que o açúcar branco e o marrom são originários das mesmas culturas - seja a cana-de-açúcar ou a beterraba sacarina - são bastante similares (1).

De fato, a maioria do açúcar mascavo é uma mistura de açúcar branco e melaço, que é um tipo de xarope derivado de açúcar. O melaço é responsável por sua cor mais escura e aumenta ligeiramente seu valor nutricional.

A diferença nutricional mais notável entre os dois é que o açúcar mascavo tem um conteúdo ligeiramente mais alto de cálcio, ferro e potássio.


Dito isto, as quantidades desses minerais no açúcar mascavo são insignificantes, por isso não é uma boa fonte de vitaminas ou minerais (2, 3).

O açúcar mascavo também contém um pouco menos calorias que o açúcar branco, mas a diferença é mínima. Uma colher de chá (4 gramas) de açúcar mascavo fornece 15 calorias, enquanto a mesma quantidade de açúcar branco tem 16,3 calorias (2, 3).

Além dessas pequenas diferenças, elas são nutricionalmente semelhantes. Suas principais diferenças são seu sabor e cor.

Resumo O açúcar mascavo contém um pouco mais de minerais e marginalmente menos calorias que o açúcar branco. No entanto, as diferenças nutricionais entre os dois são insignificantes.

Produzido de forma diferente

O açúcar é produzido em climas tropicais onde as plantas de cana-de-açúcar ou beterraba crescem.

Ambas as plantas passam por um processo semelhante para produzir açúcar. No entanto, os métodos usados ​​para transformá-lo em açúcar marrom e branco diferem.

Primeiro, o suco açucarado de ambas as culturas é extraído, purificado e aquecido para formar um xarope marrom concentrado chamado melaço (4, 5, 6).


Em seguida, o açúcar cristalizado é centrifugado para produzir cristais de açúcar. Uma centrífuga é uma máquina que gira extremamente rápido para separar os cristais de açúcar do melaço (7).

O açúcar branco é posteriormente processado para remover qualquer excesso de melaço e criar cristais menores. Posteriormente, ele é executado através de um sistema de filtragem que geralmente é feito com carvão ósseo, ou ossos de animais esmagados, para formar açúcar branco (4, 5, 6).

O açúcar mascavo refinado é simplesmente açúcar branco que teve o melaço adicionado novamente. Enquanto isso, o açúcar mascavo não refinado inteiro sofre menos processamento que o açúcar branco, permitindo reter parte do seu conteúdo de melaço e cor marrom natural (7).

Resumo O açúcar branco é produzido através de um processo de purificação que remove um xarope marrom chamado melaço. Por outro lado, o açúcar mascavo sofre menos processamento para reter seu conteúdo de melaço ou é produzido misturando açúcar branco com melaço.

Usos culinários

O açúcar branco e marrom pode ser usado de diferentes maneiras ao assar e cozinhar.


Embora possam às vezes ser usados ​​de forma intercambiável, isso pode afetar a cor, o sabor ou a textura do seu produto final.

O melaço do açúcar mascavo retém a umidade; portanto, usá-lo resultará em produtos de panificação mais macios e densos.

Por exemplo, os biscoitos feitos com açúcar mascavo serão mais úmidos e densos, enquanto os biscoitos feitos com açúcar branco aumentarão mais, permitindo mais ar na massa e resultando em uma textura mais arejada.

Por esse motivo, o açúcar branco é usado em vários produtos de panificação que requerem aumento adequado, como merengues, mousses, soufflés e produtos de panificação fofos. Por outro lado, o açúcar mascavo é usado para assados ​​densos, como pão de abobrinha e biscoitos ricos.

Outros usos para o açúcar mascavo podem incluir esmaltes e molhos ricos, como molho de churrasco.

Eles têm diferentes perfis de sabor e coloração

As principais diferenças entre açúcar branco e marrom são seu sabor e cor.

A troca de açúcar branco por açúcar mascavo nas receitas afetará a cor dos alimentos, dando um tom de caramelo claro ou marrom.

Por outro lado, assar com açúcar branco resultará em um produto de cor mais clara. Assim, o que você escolher dependerá do resultado final desejado.

O açúcar mascavo e o branco também têm perfis de sabor exclusivos. O açúcar mascavo tem um sabor profundo, caramelo ou caramelo, devido ao melaço adicionado. Por esse motivo, funciona bem em bolos de chocolate e biscoitos, bem como em bolos ricos de frutas.

Por outro lado, o açúcar branco é mais doce, portanto você pode usar menos para obter o sabor desejado. Seu sabor neutro o torna um ingrediente versátil na panificação, funcionando bem em esponjas de frutas e doces.

Resumo Açúcar branco e marrom são usados ​​da mesma forma na culinária. No entanto, o açúcar mascavo contém melaço, o que afetará o sabor e a cor dos alimentos.

Qual você deve escolher?

Se você escolhe açúcar branco ou marrom, tudo se resume à preferência pessoal, pois gosto e cor são as principais diferenças entre os dois.

Embora o açúcar mascavo contenha mais minerais que o açúcar branco, as quantidades desses minerais são tão minúsculas que não oferecem benefícios à saúde.

É importante ressaltar que o açúcar é considerado um fator que contribui para a epidemia de obesidade e a principal causa de doenças, incluindo diabetes tipo 2 e doenças cardíacas (8, 9, 10).

Por esse motivo, é recomendável consumir não mais que 5 a 10% de suas calorias diárias com adição de açúcar. No entanto, isso deve ser limitado ainda mais para uma saúde ideal (11, 12).

Embora seja bom desfrutar de um tratamento açucarado de vez em quando, todos os tipos de açúcar devem ser limitados em uma dieta saudável.

Ao escolher entre açúcar mascavo ou branco, deixe sua preferência pessoal guiá-lo, pois eles terão efeitos iguais na sua saúde.

Resumo A escolha entre açúcar branco ou marrom se resume à preferência pessoal. Eles são nutricionalmente similares, resultando em efeitos semelhantes à saúde. Lembre-se de que é recomendável limitar a ingestão de açúcar, pois comer demais pode prejudicar sua saúde.

A linha inferior

Açúcar mascavo e branco são as duas variedades mais comuns de açúcar.

Embora sejam produzidos de maneira diferente, resultando em gostos, cores e usos culinários distintos, o açúcar mascavo é frequentemente processado simplesmente açúcar branco com melaço.

Contrariamente à crença comum, eles são nutricionalmente semelhantes.

O açúcar mascavo contém um pouco mais de minerais do que o açúcar branco, mas não oferece benefícios à saúde.

De fato, sua ingestão de todos os tipos de açúcar deve ser limitada para uma saúde ideal.

Popular No Site

Como lidar com problemas comuns de prepúcio

Como lidar com problemas comuns de prepúcio

O prepúcio é uma fina camada de tecido que cobre a cabeça do pêni como um capuz. Nem todo mundo com um pêni tem um. e você é circuncidado, eu prepúcio foi remov...
Suporte para escoliose: o que você precisa saber

Suporte para escoliose: o que você precisa saber

Um aparelho de ecolioe é um dipoitivo médico uado em criança e adolecente com ecolioe. Ajuda a retardar ou parar completamente a curva lateral da coluna vertebral. A ecolioe é uma ...