Bursite x artrite: qual é a diferença?
Contente
- Comparação de sintomas
- Como você sabe?
- Diagnóstico
- O que está acontecendo no corpo
- Bursite
- Osteoartrite
- Artrite reumatoide
- Tratamentos
- Bursite
- Osteoartrite
- Artrite reumatoide
- Quando ver um médico
- O resultado final
Se você sentir dor ou rigidez em uma das articulações, pode estar se perguntando qual é a causa disso. A dor nas articulações pode ser causada por várias condições, incluindo bursite e tipos de artrite.
A artrite pode vir em várias formas, incluindo osteoartrite (OA) e artrite reumatóide (AR). RA é mais inflamatório do que OA.
Bursite, OA e AR têm alguns sintomas semelhantes, mas a perspectiva de longo prazo e os planos de tratamento são diferentes.
A maioria dos casos de bursite pode ser tratada e desaparecer. OA e RA são crônicos, embora você possa passar por períodos de diminuição dos sintomas e surtos de sintomas.
Comparação de sintomas
Bursite, OA e AR podem parecer semelhantes quando observamos apenas os sintomas relacionados à articulação, mas cada condição é distinta.
Bursite | Osteoartrite | Artrite reumatoide | |
Onde a dor está localizada | Ombros Cotovelos Ancas Joelhos Calcanhares Dedões Pode ocorrer em outras partes do corpo também. | Mãos Ancas Joelhos Pode ocorrer em outras partes do corpo também. | Mãos Pulsos Joelhos Ombros Pode ocorrer em outras partes do corpo também. Pode atingir várias articulações ao mesmo tempo, incluindo as mesmas articulações em ambos os lados do corpo. |
Tipo de dor | Dor e dores na articulação | Dor e dores na articulação | Dor e dores nas articulações |
Dor nas articulações | Rigidez, inchaço e vermelhidão ao redor da articulação | Rigidez e inchaço na articulação | Rigidez, inchaço e calor na articulação |
Dor ao toque | Dor ao aplicar pressão ao redor da articulação | Ternura ao tocar a junta | Ternura ao tocar a junta |
Linha do tempo do sintoma | Os sintomas duram dias ou semanas com tratamento adequado e descanso; pode se tornar crônica se for ignorada ou causada por outra condição. | Os sintomas costumam ser crônicos e só podem ser controlados, mas não curados, com tratamento. | Os sintomas podem ir e vir, mas a condição é crônica; quando os sintomas aparecem ou pioram, é conhecido como um surto. |
Outros sintomas | Sem outros sintomas | Sem outros sintomas | Podem ocorrer sintomas não relacionados à articulação, incluindo fraqueza, cansaço, febre e perda de peso. |
Como você sabe?
Pode ser difícil determinar a causa de sua dor nas articulações. Você provavelmente precisará de um médico para diagnosticar sua condição, pois os sintomas de curto prazo das condições podem ser bastante semelhantes.
Dor nas articulações que vai e vem pode ser bursite, enquanto mais dor crônica pode ser OA.
Você pode considerar a bursite se notar um início recente dos sintomas depois de se envolver em uma atividade de movimento repetitivo, como jogar tênis ou engatinhar sobre as mãos e joelhos.
Os sintomas da AR podem se deslocar para diferentes articulações do corpo. Edema nas articulações geralmente está presente e, às vezes, nódulos na pele chamados nódulos reumatóides também estão presentes.
Diagnóstico
Seu médico precisará realizar um exame físico, discutir seus sintomas e obter um histórico de saúde e familiar para começar a diagnosticar sua condição, independentemente de você ter bursite, OA ou AR.
Essas ações iniciais podem ser suficientes para diagnosticar a bursite. Seu médico pode solicitar exames laboratoriais para descartar infecções ou ultrassonografia para confirmar bursite ou tendinite ou uma avaliação adicional para diagnosticar celulite.
É mais comum se submeter a exames de imagem e outros testes de laboratório para OA e RA. Seu médico pode até recomendar um especialista conhecido como reumatologista para consulta e tratamento dessas doenças de longa duração.
O que está acontecendo no corpo
Essas condições distintas ocorrem por vários motivos, incluindo:
- inflamação
- deposição de cristal
- quebra conjunta
Bursite
A bursite ocorre quando um saco cheio de líquido chamado bursa incha. Você tem bursas por todo o corpo perto das articulações que fornecem enchimento entre:
- ossos
- pele
- músculos
- tendões
Você pode sentir essa inflamação da bursa se praticar uma atividade que exija movimentos repetitivos, como um esporte, hobby ou trabalho manual.
Diabetes, depósito de cristais (gota) e infecções também podem causar a doença.
Geralmente é uma condição temporária que desaparece após algumas semanas de tratamento. Isso pode voltar de vez em quando. Pode se tornar crônico se não for tratado ou se for causado por outra condição.
Osteoartrite
Esse pode ser o tipo de artrite que vem pela primeira vez à mente quando você ouve esse termo. OA causa dor nas articulações devido ao uso e desgaste ao longo de muitos anos. Altera toda a sua articulação e atualmente não é reversível.
Normalmente, a OA ocorre quando a cartilagem da articulação se quebra ao longo de muitos anos. A cartilagem fornece enchimento entre os ossos das articulações. Sem cartilagem suficiente, pode ser muito doloroso mover a articulação.
O envelhecimento, o uso excessivo da articulação, lesões e excesso de peso podem influenciar sua probabilidade de desenvolver OA. Também existe uma predisposição genética em alguns casos, por isso pode estar presente em vários membros da família.
Artrite reumatoide
Na verdade, esse tipo de dor nas articulações é causado em parte pelo sistema imunológico e não pela estrutura da própria articulação.
RA é uma doença auto-imune, o que significa que seu sistema imunológico está em overdrive e tem como alvo as células saudáveis, criando inflamação no corpo.
As doenças autoimunes podem durar a vida toda e não podem ser curadas, mas podem ser tratadas.
A AR ocorre quando o sistema imunológico ataca células saudáveis do revestimento das articulações, causando inchaço e desconforto. Isso pode levar a danos permanentes nas articulações se não for tratado. RA também pode atacar seus órgãos.
Fumar, doença periodontal, ser mulher e ter um histórico familiar da doença podem aumentar o risco de desenvolver AR.
Tratamentos
Os resultados de todas essas condições variam, assim como seus tratamentos. Leia abaixo as maneiras de tratar a bursite, OA e AR.
Bursite
Essa condição pode ser tratada com uma variedade de métodos caseiros, medicamentos de venda livre (OTC) e intervenções de um médico ou especialista.
O tratamento de primeira linha para bursite pode incluir:
- aplicação de gelo e calor na articulação afetada
- descansar e evitar movimentos repetitivos na articulação afetada
- realizando exercícios para soltar a articulação
- adicionar preenchimento a articulações sensíveis ao se envolver em atividades manuais
- usar uma cinta ou tala para apoiar a articulação
- tomar medicamentos OTC como antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno e naproxeno, para controlar a dor e reduzir o inchaço
Se os sintomas não diminuirem com esses tratamentos, seu médico pode recomendar terapia física ou ocupacional, medicamentos mais fortes orais ou injetáveis, ou cirurgia.
É importante notar que apenas raramente a cirurgia é recomendada.
Osteoartrite
O tratamento para OA se concentrará na redução dos sintomas, ao invés de curá-los, e manter a função. Seu médico pode recomendar:
- medicamentos, incluindo medicamentos OTC e prescritos, incluindo tópicos
- exercício e outras atividades
- modificações no estilo de vida, como evitar atividades repetitivas e controlar o peso
- fisioterapia e terapia ocupacional
- cintas, talas e outros suportes
- cirurgia, se os sintomas forem muito debilitantes
Artrite reumatoide
Seu médico pode recomendar o tratamento da dor nas articulações, uma vez que ocorre se você tem AR. Mas o tratamento da AR envolve uma ampla gama de estratégias de manejo para evitar crises e manter a doença em remissão.
Remissão significa que você não tem sintomas ativos e podem ocorrer marcadores inflamatórios normais no sangue.
O tratamento da dor nas articulações pode incluir o uso de AINEs ou outros medicamentos para alívio da dor e redução da inflamação. Seu médico também pode recomendar descansar as articulações, mas permanecer ativo de outras maneiras.
O manejo de longo prazo da AR pode incluir o uso de medicamentos prescritos, como medicamentos antirreumáticos modificadores da doença e modificadores da resposta biológica.
Seu médico também pode incentivá-lo a evitar o estresse, manter-se ativo, alimentar-se de maneira saudável e parar de fumar, se você fumar, para evitar o desencadeamento da doença e dores nas articulações.
Quando ver um médico
Se você está sentindo dores nas articulações há algumas semanas ou mais, visite seu médico.
Você deve consultar um médico imediatamente se:
- tornar-se incapaz de mover sua articulação
- observe que a articulação está muito inchada e a pele excessivamente vermelha
- experimenta sintomas graves que interferem na sua capacidade de realizar as atividades diárias
Você também deve consultar o seu médico se tiver febre ou sintomas semelhantes aos da gripe, juntamente com dores nas articulações. A febre pode ser um sinal de infecção.
O resultado final
A dor nas articulações pode ser causada por uma de várias condições.
A bursite é geralmente uma forma temporária de dor nas articulações, enquanto OA e RA são formas de longa duração.
Consulte seu médico para um diagnóstico adequado, pois cada condição é tratada de forma diferente.
Você pode tentar intervenções para curar a bursite, enquanto a OA e a AR precisarão ser tratadas em longo prazo.