Guia da mãe que amamenta para usar folhas de couve
Contente
- Usando folhas de couve para mastite
- Usando folhas de couve para ingurgitamento
- Usando folhas de couve para desmame
- Posso comer repolho durante a amamentação?
- Quando falar com seu médico
Para todas as pessoas que lhe dizem que a amamentação é uma maneira conveniente, acessível e bonita de alimentar seu bebê, há alguém que tem problemas para amamentar: mamilos rachados e sangrando, crises dolorosas de mastite e seios ingurgitados com tanta força e inchaço que parece como você amarrou duas pedras nas xícaras do seu sutiã de amamentação. Ai!
Felizmente, muitos desses problemas de amamentação podem ser remediados em casa, pelo menos como uma primeira linha de defesa. (Você pode ter que ir ao consultório do seu médico em algum momento, mas chegaremos a isso.)
Um dos tratamentos mais populares em casa para amamentar é o repolho. As parteiras e os consultores de lactação recomendam esse remédio há décadas.
Embora pareça estranho, parece ter alguma base científica: por causa de certos compostos vegetais encontrados no repolho, as folhas podem ter um efeito anti-inflamatório no tecido mamário, quando aplicadas diretamente na pele.
Aqui está um guia de todas as maneiras pelas quais você pode usar folhas de couve para solucionar seus problemas de amamentação, incluindo mastite, ingurgitamento e desmame.
Usando folhas de couve para mastite
Mãos para baixo, uma das complicações mais dolorosas da amamentação é mastite, inflamação e infecção do tecido mamário. A mastite é freqüentemente causada por bactérias que entram através dos mamilos rachados, mas também pode ser causada pela demora demais entre as mamadas ou por não esvaziar completamente os seios nas mamadas.
A mastite causa vários sintomas desagradáveis do tipo gripe, bem como vermelhidão e inchaço doloroso da mama. Como a mastite é uma infecção bacteriana, geralmente requer tratamento com antibióticos - mas as folhas de couve podem ser usadas para aliviar um pouco a dor e o inchaço em casa, enquanto você espera para consultar seu médico ou enquanto espera que os antibióticos entrem em ação.
Um estudo de 2015 sugere que a aplicação de folhas de repolho geladas em seios inchados proporciona uma quantidade semelhante de alívio da dor que uma compressa quente.
Veja exatamente como usar folhas de couve para aliviar os sintomas da mastite:
- Limpe, seque e esfrie várias folhas de couve para cada mama que você deseja tratar. (Você não precisa tratar os dois seios ao mesmo tempo, ou mesmo se um é mais ou menos afetado que o outro.)
- Você pode remover ou amolecer a veia dura de cada folha ou cortá-las em pedaços grandes, para maior conforto e flexibilidade.
- Coloque as folhas de couve nos seios, cobrindo toda a superfície dos seios. Você deve manter seus mamilos nus, especialmente se estiverem doloridos, rachados ou sangrando. (Use um creme de lanolina se seus mamilos precisarem de um CPT extra.)
- Segure as folhas de repolho nos seios ou deslize um sutiã folgado por cima delas para impedir que elas se movimentem.
- Quando as folhas do repolho começarem a ficar quentes ou tiverem passado 20 minutos, remova-as.
- Descarte as folhas de couve. Lave os seios suavemente, se quiser. Não reutilize as mesmas folhas se você repetir o tratamento mais tarde.
Se você não está desmamando, pode usar esse tratamento por 20 minutos, três vezes por dia, mas não com mais frequência - o uso excessivo de folhas de couve pode levar a uma diminuição no suprimento de leite (mais sobre isso mais tarde!).
Lembre-se de que as folhas de repolho podem aliviar os sintomas, mas não curam sua infecção. Se você acha que tem mastite e está com febre, calafrios ou dores no corpo, ligue para o seu médico o mais rápido possível.
Usando folhas de couve para ingurgitamento
O ingurgitamento mamário é tão desconfortável que pode ser difícil pensar direito. Embora o ingurgitamento geralmente desapareça após um ou dois dias, ninguém o culpará por precisar de algum alívio nesse meio tempo.
Uma revisão de estudos de 2012 apóia a idéia de que as folhas de couve são uma maneira confiável de encontrar o alívio que você precisa. A revisão constatou que o uso de folhas de couve reduziu a dor e a dureza dos seios inchados e facilitou as pessoas a continuarem amamentando por mais tempo.
Ao usar folhas de couve para aliviar o inchaço e o desconforto do ingurgitamento, lembre-se de uma coisa importante: assim que começar a sentir alívio, pare de aplicar folhas de couve. Como esse é um remédio que também pode ajudar a secar o suprimento de leite (também conhecido como desmame, que será a seguir), você poderá diminuir acidentalmente o suprimento se continuar usando-o depois de trabalharem para reduzir o inchaço.
Para usar folhas de couve para ingurgitamento, siga as mesmas etapas fornecidas acima para o tratamento de mastite.
Depois de descartar as folhas de repolho, inspecione seus seios para ver como eles se sentem. O inchaço ou a dor diminuíram? Nesse caso, não repita o processo - lembre-se de que continuar usando folhas de couve após a resolução do ingurgitamento pode causar uma diminuição no suprimento de leite.
Se você ainda estiver desconfortável, o tratamento pode ser usado duas ou três vezes por dia enquanto o ingurgitamento persistir.
Obviamente, este tratamento pode ou não funcionar para você; todos são diferentes. Muitas pessoas notam melhora do ingurgitamento poucas horas depois de começar a usar folhas de couve.
Usando folhas de couve para desmame
Existem muitas razões diferentes para desmamar o bebê; idealmente, o processo seria feito gradualmente, mas às vezes isso não é possível. Você pode tentar usar folhas de repolho para acelerar ou ficar mais confortável enquanto aguarda a diminuição do suprimento.
O processo para usar folhas de couve para o desmame é o mesmo que para mastite e ingurgitamento, mas você não precisa se preocupar tanto com o tempo e a frequência. Você pode deixar as folhas de repolho nos seios até que as folhas comecem a murchar (em vez de no máximo 20 minutos) e repetir o tratamento quantas vezes por dia quiser.
Não há limite para o uso de folhas de couve, se o objetivo é secar o suprimento de leite. Ainda pode levar alguns dias para o seu leite secar com esse método. Você também pode tentar adicionar outros remédios caseiros, como medicamentos à base de plantas ou medicamentos, em conjunto com folhas de couve para ajudar no desmame.
Posso comer repolho durante a amamentação?
O repolho tem uma má reputação como alimento hostil à amamentação. Por ser um vegetal crucífero - o que significa que pode deixá-lo com gases - alguns profissionais de saúde aconselham as mulheres que amamentam a evitar comê-lo, para que ele também não fique com gosto de bebê (e, ninguém quer um bebê gasoso).
Mas não há evidências de que, quando as mães comem alimentos gasosos, esses efeitos gasosos são transmitidos ao bebê. De fato, um estudo de 2017 argumenta o contrário: os pesquisadores explicam que o gás e a fibra no intestino da mãe não passe para o leite materno, então não há como sua tigela de sopa de repolho deixar seu bebê gasoso. (Mito: preso.)
Não há motivo específico para comer repolho durante a amamentação - isso não ajuda em nada de maneira única, mas certamente não machuca. Apesar de parecer meio inexpressivo, o repolho é carregado de nutrientes que as mães que amamentam precisam para se manter saudáveis, como as vitaminas K, C e folato.
Quando falar com seu médico
Se você descartou toda a coisa "folhas de repolho em pau nos seios para ajudar na amamentação" como uma lenda urbana, pense novamente: as mulheres fazem isso sempre por um motivo!
O uso de folhas de couve pode reduzir a dor e a inflamação associadas à mastite e ingurgitamento, além de ajudar o processo de desmame a ir mais rapidamente.
Dito isto, se o repolho deixa não alivie qualquer um dos seus problemas de amamentação, converse com seu médico - especialmente se você tiver sinais de mastite que não desaparecem com o tratamento em casa, como febre, dor, calafrios ou dores no corpo.
As folhas de couve podem ajudar na inflamação, mas se você tiver uma infecção, precisará de cuidados médicos adequados.