Beber café pode ajudar você a viver mais?
Contente
Se você precisa da garantia de que seu café diário é um hábito saudável e não um vício, a ciência está aqui para ajudá-lo a se sentir validado. Um estudo recente da University of Southern California (USC) descobriu uma associação entre beber coisas boas e viver mais.
A pesquisa, publicada no Annals of Internal Medicine, incluiu mais de 500.000 pessoas de 10 países europeus. Os participantes responderam a perguntas sobre seu estilo de vida e consumo de café (se, em geral, bebiam uma xícara por dia, duas a três xícaras, quatro ou mais xícaras, ou se seus hábitos de café eram mais irregulares), a cada cinco anos. Por meio de sua análise de cerca de 16 anos, os autores foram capazes de determinar que o grupo de consumidores ricos em café tinha menos probabilidade de morrer durante o estudo do que os que não bebiam café, e todos os que bebiam café tinham menos probabilidade de morrer de doenças digestivas. As mulheres, especificamente, têm menos probabilidade de morrer de problemas circulatórios ou cerebrovasculares (lidando com os vasos sanguíneos do cérebro), mas com uma infeliz exceção. Os pesquisadores descobriram uma associação positiva entre beber café e câncer de ovário.
É importante observar, entretanto, que a pesquisa sobre cafeína e riscos à saúde está em constante evolução, com evidências contraditórias surgindo constantemente. Portanto, é provavelmente melhor considerar esses resultados com um grão de sal - ou, digamos, uma gota de java.
É possível que a longevidade mais longa se deva a outros fatores do estilo de vida, e não ao consumo de café. Por exemplo, as mesmas pessoas que bebem café também compram alimentos mais saudáveis, vão à academia e procuram atendimento médico preventivo? Embora essa possa ser uma teoria justa, pesquisas anteriores não a sustentam, já que outro estudo descobriu que, embora os bebedores de café vivessem mais do que os que não bebiam, na verdade comiam menos frutas e vegetais, além de beberem álcool e fumarem, conforme relatado em Sua xícara de café diária pode estar associada a uma vida mais longa.
Os pesquisadores consideraram outros hábitos de vida, como fumo e consumo de álcool, que também podem ter um efeito negativo na expectativa de vida de alguém, diz Veronica W. Setiawan, Ph.D., principal autora do estudo e professora de prevenção medicina na Escola de Medicina Keck da USC.
Setiawan diz que não sugere que este seja um elo direto entre o seu café com leite matinal e a fonte da juventude, mas você pode pelo menos se sentir melhor saindo para pegar seu segundo pick-me-up à tarde. (Melhor ainda, misture um desses saborosos smoothies de café para uma nutrição extra.)