As máscaras faciais para COVID-19 também podem proteger você da gripe?
Contente
- Fato: As recomendações oficiais para prevenir a propagação da gripe não incluem o uso de máscaras.
- Independentemente disso, os especialistas em saúde pública recomendam fortemente o uso de uma máscara facial durante a temporada de gripe deste ano.
- Que tipo de máscara facial é melhor para prevenir a gripe?
- Revisão para
Por meses, especialistas médicos alertaram que este outono será um desastre em termos de saúde. E agora, está aqui. COVID-19 ainda está circulando amplamente ao mesmo tempo que a temporada de gripes e resfriados está apenas começando.
É natural ter algumas - OK, muitas - perguntas sobre o que você pode fazer para se proteger, incluindo se a mesma máscara facial que você usa para impedir a propagação de COVID-19 também pode proteger contra a gripe. Aqui está o que você precisa saber.
Fato: As recomendações oficiais para prevenir a propagação da gripe não incluem o uso de máscaras.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças não recomendam atualmente que as pessoas usem uma máscara facial para evitar a propagação da gripe. O que o CDC faz a recomendação é a seguinte:
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Lave suas mãos com sabão e água.
- Quando não houver água e sabão disponíveis, lave as mãos com um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Tente evitar tocar seus olhos, nariz e boca tanto quanto possível.
O CDC também enfatiza a importância de sua vacina contra a gripe, observando que "tomar uma vacina contra a gripe durante 2020-2021 será mais importante do que nunca." Embora a vacina não proteja ou previna a propagação de COVID-19, ela posso reduzir o fardo das doenças da gripe no sistema de saúde e diminuir o risco de você contrair a gripe e COVID-19 ao mesmo tempo, diz John Sellick, D.O., especialista em doenças infecciosas e professor de medicina na Universidade de Buffalo / SUNY. (Mais aqui: A vacina contra a gripe pode proteger você do Coronavírus?)
Independentemente disso, os especialistas em saúde pública recomendam fortemente o uso de uma máscara facial durante a temporada de gripe deste ano.
Embora o CDC não recomende o uso de máscara para evitar a propagação da gripe, especificamente, os especialistas dizem que não é uma má ideia - especialmente porque você também deve usar uma para interromper o COVID-19.
"Os mesmos métodos de prevenção da disseminação do COVID-19 também funcionam para a gripe. Isso inclui o uso de máscara", diz William Schaffner, M. D., especialista em doenças infecciosas e professor da Escola de Medicina da Universidade de Vanderbilt. "A única diferença é que você pode ser vacinado contra a gripe." (Relacionado: depois de vencer COVID-19, Rita Wilson pede que você tome sua vacina contra a gripe)
"As máscaras são uma proteção adicional, além de serem vacinados, e todos nós deveríamos usá-las agora", acrescenta a especialista em doenças infecciosas Aline M. Holmes, D.N.P., R.N., professora associada clínica da Escola de Enfermagem da Rutgers University.
Na verdade, o uso de máscara para prevenir a propagação da gripe foi estudado em tempos pré-COVID. Uma revisão sistemática de 17 estudos publicados na revista Gripe e outros vírus respiratórios descobriram que o uso de máscara por si só não era suficiente para prevenir a propagação da gripe. No entanto, o uso de máscaras cirúrgicas teve sucesso quando combinado com outros métodos de prevenção da gripe, como uma boa higiene das mãos. "O uso da máscara é melhor realizado como parte de um pacote de proteção pessoal, especialmente incluindo a higiene das mãos em ambientes domésticos e de saúde", escreveram os autores, acrescentando que "a iniciação precoce e o uso correto e consistente de máscaras / respiradores podem melhorar seus eficácia."
Outro estudo publicado na revista médica PLOS Pathogens acompanhou 89 pessoas, incluindo 33 com teste positivo para gripe no momento da pesquisa, e fez com que exalassem amostras de ar com e sem máscara cirúrgica. Os pesquisadores descobriram que 78 por cento dos voluntários exalaram partículas que transmitiam a gripe quando estavam usando uma máscara facial, em comparação com 95 por cento quando não usavam uma máscara - não um enorme diferença, mas é alguma coisa. Os autores do estudo concluíram que as máscaras faciais são "potencialmente" uma forma eficaz de limitar a propagação da gripe. Mas, novamente, as máscaras parecem ser mais eficazes quando combinadas com outras práticas de higiene e prevenção. (Relacionado: O anti-séptico bucal pode matar o Coronavírus?)
Um estudo mais recente, publicado em agosto na revista Letras de Mecânica Extrema, descobriram que a maioria dos tecidos (incluindo roupas novas e usadas feitas de tecido, algodão, poliéster, seda, etc.) bloqueiam pelo menos 70% das gotículas respiratórias. No entanto, uma máscara feita de duas camadas de tecido de camiseta bloqueou as gotas em mais de 94 por cento das vezes, equiparando-se à eficácia das máscaras cirúrgicas, concluiu o estudo. "No geral, nosso estudo sugere que coberturas faciais de pano, especialmente com várias camadas, podem ajudar a reduzir a transmissão por gotículas de infecções respiratórias", incluindo gripe e COVID-19, escreveram os pesquisadores.
Que tipo de máscara facial é melhor para prevenir a gripe?
As mesmas regras se aplicam a uma máscara facial para protegê-lo da gripe, como as que podem impedir a propagação de COVID-19, diz o Dr. Sellick. Tecnicamente, um respirador N95, que bloqueia pelo menos 95 por cento das partículas finas, é ideal, mas os especialistas dizem que são difíceis de encontrar e devem ser reservados para a equipe médica.
Um KN95, que é a versão certificada da China do N95, também pode ajudar, mas pode ser difícil encontrar um bom. “Muitos KN95s no mercado são falsos ou falsificados”, diz o Dr. Sellick. Algumas máscaras KN95 receberam uma autorização de uso de emergência pela Food and Drug Administration, "mas isso não garante que todas as máscaras ficarão boas", explica ele.
Uma máscara facial de tecido deve fazer o trabalho, porém, acrescenta. “Só tem que ser feito da maneira certa”, observa ele. Ele recomenda o uso de máscara com pelo menos três camadas, por recomendação da Organização Mundial de Saúde. "Nada será tão bom quanto as máscaras médicas, mas uma máscara facial de pano é definitivamente melhor do que nada", diz o Dr. Sellick.
A OMS recomenda especificamente evitar materiais superelásticos (uma vez que não filtram as partículas tão eficazmente quanto outros tecidos mais rígidos), bem como máscaras feitas de gaze ou seda. E não se esqueça: sua máscara facial deve sempre ficar bem ajustada ao nariz e à boca, acrescenta o Dr. Sellick. (Relacionado: Como Encontrar a Melhor Máscara Facial para Treinos)
Conclusão: para se proteger contra a gripe, o Dr. Sellick recomenda que você continue fazendo o que tem feito para prevenir a propagação do COVID-19. "Usamos nossa mensagem de gripe para o coronavírus e agora estamos usando para a gripe", diz ele.
As informações nesta história são precisas no momento da publicação. À medida que as atualizações sobre o coronavírus COVID-19 continuam a evoluir, é possível que algumas informações e recomendações nesta história tenham mudado desde a publicação inicial. Incentivamos você a verificar regularmente os recursos como o CDC, a OMS e o departamento de saúde pública local para obter os dados e recomendações mais atualizados.