Você pode fazer suas unhas durante a gravidez?
Contente
- As manicures são seguras durante a gravidez?
- Os riscos
- Exposição a produtos químicos
- As massagens são seguras durante a gravidez?
- Dicas de segurança
- Bottom line
As manicures são seguras durante a gravidez?
Se você está grávida, provavelmente já ouviu um milhão de coisas a fazer e a não fazer. Embora se justifique a cautela em relação a certos hábitos, há algumas atividades com as quais você simplesmente não precisa se preocupar.
Você pode fazer as unhas enquanto está grávida? Aqui está o que você precisa saber para aproveitar um pouco dos mimos sem a culpa.
Faltam pesquisas sobre a maioria dos tratamentos de beleza durante a gravidez. Dito isto, parece ser seguro fazer uma manicure durante a gravidez. Julie Lamppa, enfermeira-parteira certificada, explica que: "Conseguir uma manicure não colocará o bebê diretamente em risco". A maior preocupação, diz ela, é sobre infecções de pele que podem se desenvolver após a sua visita.
Os riscos
Se você está grávida ou não, certifique-se de que qualquer salão que escolher pratique boa higiene. Quando as ferramentas não são esterilizadas adequadamente, você corre o risco de desenvolver infecções de pele ou unhas. Essas infecções podem aparecer imediatamente ou podem levar semanas ou meses para se desenvolver. Os tipos incluem:
- As infecções bacterianas, como a paroníquia, podem começar com inchaço, vermelhidão ou calor ao redor das unhas ou unhas dos pés bem cuidadas. O tratamento para esse tipo de infecção pode significar tomar antibióticos ou fazer uma incisão para drenar a área afetada.
- Infecções fúngicas, como o pé de atleta, podem deixar suas unhas amarelas. Suas unhas também podem mostrar sinais de levantar os dedos. O tratamento para o fungo das unhas é geralmente sob a forma de medicação oral ou tópica.
- As infecções virais incluem verrugas plantares que você apanha no salão ou spa. Os pontos que você verá com esse tipo de infecção variam de cor e são semelhantes a calos. As verrugas plantares podem ser tratadas com medicamentos tópicos.
A maioria dos produtos para unhas, de primers, polimento e removedor de polimento, contém compostos orgânicos voláteis (VOCs). É interessante observar que a forma como um produto cheira não indica necessariamente sua segurança. Alguns esmaltes podem ser muito fedorentos, mas apresentam pouco risco. Outros podem não ter cheiro, mas contêm produtos químicos potentes.
Exposição a produtos químicos
Ao adquirir sua manicure ou pedicure, você pode ser exposto ao seguinte:
- Tolueno, um produto químico que também é encontrado na gasolina. Pode causar qualquer coisa, desde problemas reprodutivos até tonturas.
- Formaldeído, que é um agente cancerígeno que também é usado para preservar coisas mortas. Você deve evitar a inalação e o contato com a pele.
- Ftalato de dibutil (DBP), classificado em alto nível de perigo, pois causa problemas reprodutivos, principalmente em homens. Este produto químico é proibido na Europa e também pode causar problemas de órgãos e perturbar o sistema endócrino.
O principal perigo desses produtos químicos é a inalação, embora os produtos também possam ser absorvidos pela pele ou ingeridos acidentalmente. As boas notícias? Os VOCs evaporam no ar; portanto, uma boa ventilação pode ajudar a diminuir sua exposição a níveis seguros. Você também pode optar por evitar esmaltes e produtos químicos usados para removê-los e optar pela aparência natural bem cuidada.
As massagens são seguras durante a gravidez?
Você já ouviu falar que uma manicure ou pedicure pode colocá-lo em trabalho de parto? Talvez e talvez não. A idéia é que estimular os pontos de pressão nas mãos e nos pés durante as massagens pode causar contrações.
Há pouca evidência científica de que a acupressão realmente estimule o trabalho de parto. Apenas para garantir, peça ao seu manicuro que evite estimular esses pontos de pressão durante sua sessão. Você pode pular a parte da massagem completamente e apenas ir com a tinta.
Dicas de segurança
Você ainda pode cuidar de si durante a gravidez. Basta seguir estas precauções no salão ou em casa:
- Visite seu salão com antecedência para observar suas práticas de limpeza. Preste atenção especial aos instrumentos e tigelas.
- Não seja tímido: pergunte ao seu salão sobre os procedimentos de limpeza, se você é cético. A autoclave é o método preferido de esterilização de instrumentos. É o que os hospitais usam para esterilizar as ferramentas cirúrgicas.
- Também pergunte sobre ventilação. Tente sentar perto de uma janela ou ventilador durante o tratamento.
- Os microorganismos podem entrar no seu corpo em tigelas para os pés. Evite o salão se tiver cortes, picadas de insetos, arranhões ou outras feridas abertas nos pés.
- Se você optar por fazer as unhas em casa, certifique-se de pintá-las em uma sala bem ventilada.
- Considere experimentar esmaltes não tóxicos para variar. O blogueiro popular Wellness Mama compartilha que boas marcas incluem Scotch Naturals, Acquarella, Honeybee Gardens, Piggy Paint e Suncoat.
- Peça ao seu técnico de unhas para evitar estimular pontos de pressão nas mãos e nos pés durante as porções de massagem do seu tratamento.
Muitas preocupações sobre como fazer as unhas durante a gravidez são muito parecidas com as que secam os cabelos. Os produtos químicos estão envolvidos nos dois processos; portanto, você pode se sentir mais confortável esperando até o segundo trimestre para esses tratamentos de beleza.
Se você ainda estiver preocupado com a segurança de fazer as unhas durante a gravidez, peça conselhos adicionais ao seu médico.
Bottom line
Na maioria dos casos, é seguro fazer manicure e pedicure durante a gravidez. Você provavelmente ouvirá todo tipo de opinião sobre tratamentos de beleza e outras atividades durante a gravidez. No final, a decisão é sua e do seu médico. Depois de receber a aprovação, você pode passar para a parte importante do processo: qual cor?