Planos de refeições para insuficiência cardíaca: o que tentar e o que evitar
Contente
- Visão geral
- Considere seguir a dieta DASH ou mediterrânea
- Planeje suas refeições com alimentos ricos em nutrientes
- Reduzir o sódio
- Restrinja a ingestão de líquidos
- Limite seu consumo de álcool
- Converse com seu médico sobre restrição calórica
- O takeaway
Visão geral
Se você for diagnosticado com insuficiência cardíaca, seu médico prescreverá medicamentos para ajudar a tratá-lo. Em alguns casos, eles podem recomendar cirurgia ou dispositivos médicos para ajudar seu coração a bater corretamente.
O seu médico também pode incentivá-lo a fazer alterações no seu estilo de vida, incluindo sua dieta. Comer uma dieta saudável pode ajudar a aliviar os sintomas de insuficiência cardíaca e impedir que ela piore ou provoque exacerbações. Uma dieta rica em nutrientes também pode promover uma boa saúde geral.
Existem alguns tipos diferentes de insuficiência cardíaca congestiva, incluindo sistólica ou diastólica. Independentemente do tipo de insuficiência cardíaca, as recomendações alimentares são semelhantes.
Leia para aprender sobre as opções de plano de refeições e mudanças na dieta que podem ajudá-lo a gerenciar a insuficiência cardíaca.
Considere seguir a dieta DASH ou mediterrânea
A dieta DASH é um plano alimentar que foi projetado para diminuir a pressão arterial. É rico em alimentos à base de plantas e gorduras saudáveis para o coração. O mesmo acontece com a dieta mediterrânea, um padrão alimentar comum em muitos países do Mediterrâneo.
Seguir a dieta DASH ou a dieta mediterrânea pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de alimentação saudável. É possível escolher alimentos com baixo teor de sódio enquanto segue essas dietas, especialmente se você limitar o consumo de produtos processados e pré-embalados.
Para saber mais sobre essas dietas, converse com seu médico ou nutricionista. Eles podem ajudá-lo a aprender sobre as possíveis vantagens e desvantagens de diferentes padrões alimentares.
Planeje suas refeições com alimentos ricos em nutrientes
Você não precisa necessariamente seguir uma dieta específica ou um plano de refeições prescrito para comer de maneira a apoiar a saúde do coração. Outra opção é aprender a incorporar alimentos saudáveis em sua rotina diária e fazer escolhas inteligentes em todas as refeições.
Para atender às necessidades nutricionais do seu corpo, é importante comer uma grande variedade de alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes essenciais. Por outro lado, é melhor limitar o consumo de alimentos que contêm muitas calorias, mas poucos nutrientes.
A American Heart Association (AHA) recomenda comer uma dieta rica em alimentos à base de plantas, como:
- frutas e vegetais
- feijão e outras leguminosas
- nozes e sementes
- grãos integrais
Você também pode obter muitos nutrientes essenciais de produtos de origem animal, como:
- frutos do mar
- aves sem pele
- produtos lácteos com baixo teor de gordura
Por outro lado, a AHA recomenda limitar o consumo de carne vermelha, doces e outros alimentos com alto teor de gordura saturada, gorduras trans, colesterol, sódio, ou açúcar refinado.
Reduzir o sódio
Quando você come muito sal ou sódio, faz com que seu corpo retenha líquidos. Quando os fluidos se acumulam no corpo, aumenta a pressão sanguínea e coloca mais pressão no coração.
Na insuficiência cardíaca, isso é particularmente importante, pois o sódio pode piorar os sintomas de insuficiência cardíaca. Também pode ter efeitos a longo prazo nos rins e no coração.
Para ajudar a gerenciar a insuficiência cardíaca, seu médico provavelmente o incentivará a seguir uma dieta com baixo teor de sódio, geralmente restrita a <2.000 mg por dia para pacientes com insuficiência cardíaca. Isso pode variar de acordo com sua condição específica e tipo de insuficiência cardíaca - sistólica ou diastólica.
O sódio é encontrado naturalmente em muitos alimentos, incluindo frutos do mar, aves, carnes vermelhas, laticínios e vegetais. Mas a maior fonte de sódio é o sal, que é adicionado a muitos pratos caseiros e à maioria dos alimentos processados.
Para ajudar a reduzir a quantidade de sódio em sua dieta:
- Limite seu consumo de alimentos processados e pré-embalados, incluindo sopas enlatadas, jantares congelados, carnes curadas, massas temperadas e misturas de arroz, molhos para saladas e outros condimentos e biscoitos e outros salgadinhos.
- Ao comprar alimentos processados ou pré-embalados, leia os rótulos nutricionais e escolha opções com pouco sódio.
- Reduza a quantidade de sal que você adiciona aos pratos caseiros. Em vez disso, tempere-os com ervas, especiarias, suco cítrico ou outros ingredientes com baixo teor de sódio.
Para ajudá-lo a aprender a reduzir o sódio e fazer outras alterações em sua dieta, seu médico pode encaminhá-lo a um nutricionista.
Restrinja a ingestão de líquidos
Se você tiver insuficiência cardíaca, seu médico também poderá incentivá-lo a rastrear e limitar a quantidade de líquidos que você bebe diariamente. Você precisa consumir líquidos suficientes para se manter hidratado. Mas beber muitos líquidos pode aumentar sua pressão sanguínea e forçar seu coração se você tiver insuficiência cardíaca.
Pergunte ao seu médico quantos copos de líquidos você deve beber por dia. Em alguns casos, eles podem prescrever diuréticos, comumente conhecidos como pílulas de água, para ajudar seu corpo a se livrar do excesso de líquidos.
Limite seu consumo de álcool
Para ajudar a proteger seu coração e vasos sanguíneos, seu médico pode encorajá-lo a limitar seu consumo de álcool. Beber muito álcool pode aumentar o risco de ataque cardíaco, derrame e outros problemas de saúde.
Pergunte ao seu médico se é seguro beber quantidades moderadas de álcool.
Converse com seu médico sobre restrição calórica
Em alguns casos, seu médico pode encorajá-lo a perder peso para ajudar a reduzir o estresse no seu coração. Para perder peso, a maioria das pessoas precisa comer menos calorias.
Pergunte ao seu médico se é uma boa ideia restringir sua ingestão de calorias para perder peso. Se você precisar de ajuda para cortar calorias, eles podem indicar um nutricionista. Seu nutricionista pode ajudá-lo a aprender a fazer escolhas alimentares ricas em nutrientes, enquanto reduz as calorias. Eles também podem ajudá-lo a aprender como escolher alimentos de baixa caloria que o deixem satisfeito e satisfeito.
O takeaway
Comer uma dieta rica em nutrientes é importante para apoiar sua saúde física e mental. Se você tiver insuficiência cardíaca, seu médico também poderá incentivá-lo a limitar seu consumo de sal, álcool e outros líquidos. Para ajudar a fazer alterações em sua dieta, eles podem indicar um nutricionista.