Saúde do cuidador
Contente
- Resumo
- O que é um cuidador?
- Como o cuidado afeta o cuidador?
- O que é estresse do cuidador?
- Como o estresse do cuidador pode afetar minha saúde?
- O que posso fazer para prevenir ou aliviar o estresse do cuidador?
Resumo
O que é um cuidador?
Um cuidador cuida de quem precisa de ajuda para se cuidar. A pessoa que precisa de ajuda pode ser uma criança, um adulto ou um adulto mais velho. Eles podem precisar de ajuda devido a uma lesão, doença crônica ou deficiência.
Alguns cuidadores são cuidadores informais. Geralmente são membros da família ou amigos. Outros cuidadores são profissionais remunerados. Os cuidadores podem prestar cuidados em casa ou em um hospital ou outro ambiente de saúde. Às vezes, eles estão cuidando à distância. Os tipos de tarefas que os cuidadores realizam podem incluir
- Ajudar nas tarefas diárias, como tomar banho, comer ou tomar remédios
- Organização de atividades e cuidados médicos
- Tomando decisões financeiras e de saúde
Como o cuidado afeta o cuidador?
Cuidar pode ser recompensador. Pode ajudar a fortalecer os vínculos com um ente querido. Você pode se sentir realizado por ajudar outra pessoa. Mas cuidar também pode ser estressante e às vezes até opressor. Cuidar pode envolver o atendimento de demandas complexas sem nenhum treinamento ou ajuda. Você também pode estar trabalhando e ter filhos ou outras pessoas para cuidar. Para atender a todas as demandas, você pode colocar suas próprias necessidades e sentimentos de lado. Mas isso não é bom para sua saúde a longo prazo. Mas você precisa ter certeza de que também está cuidando de si mesmo.
O que é estresse do cuidador?
Muitos cuidadores são afetados pelo estresse do cuidador. Esse é o estresse que vem do desgaste emocional e físico do cuidado. Os sinais incluem
- Sentindo-se sobrecarregado
- Sentindo-se sozinho, isolado ou abandonado por outras pessoas
- Dormir muito ou pouco
- Ganhar ou perder muito peso
- Sensação de cansaço na maior parte do tempo
- Perder o interesse pelas atividades que você gostava
- Irritar-se ou irritar-se facilmente
- Sentindo-se preocupado ou triste frequentemente
- Ter dores de cabeça ou no corpo com frequência
- Adotar comportamentos prejudiciais à saúde, como fumar ou beber muito álcool
Como o estresse do cuidador pode afetar minha saúde?
O estresse de longo prazo do cuidador pode colocá-lo em risco de muitos problemas de saúde diferentes. Alguns desses problemas podem ser sérios. Eles incluem
- Depressão e ansiedade
- Um sistema imunológico fraco
- Excesso de peso e obesidade
- Doenças crônicas como doenças cardíacas, câncer, diabetes ou artrite. Depressão e obesidade podem aumentar ainda mais o risco dessas doenças.
- Problemas com memória de curto prazo ou prestando atenção
O que posso fazer para prevenir ou aliviar o estresse do cuidador?
Tomar medidas para prevenir ou aliviar o estresse do cuidador pode ajudar a prevenir problemas de saúde. Lembre-se de que se você se sentir melhor, poderá cuidar melhor do seu ente querido. Também será mais fácil se concentrar nas recompensas de cuidar. Algumas maneiras de se ajudar incluem
- Aprender maneiras melhores de ajudar seu ente querido. Por exemplo, os hospitais oferecem aulas que podem ensiná-lo a cuidar de alguém com uma lesão ou doença.
- Encontrar recursos de cuidado em sua comunidade para ajudá-lo. Muitas comunidades têm serviços de creche para adultos ou serviços temporários. Usar um deles pode lhe dar uma folga de suas obrigações de cuidar.
- Pedir e aceitar ajuda. Faça uma lista de maneiras pelas quais outras pessoas podem ajudá-lo. Deixe os ajudantes escolherem o que gostariam de fazer. Por exemplo, alguém pode sentar-se com a pessoa de quem você cuida enquanto você faz uma tarefa. Outra pessoa pode pegar mantimentos para você.
- Participar de um grupo de apoio para cuidadores. Um grupo de apoio pode permitir que você compartilhe histórias, obtenha dicas de cuidados e obtenha apoio de outras pessoas que enfrentam os mesmos desafios que você.
- Sendo organizado para tornar o cuidado mais gerenciável. Faça listas de tarefas e defina uma rotina diária.
- Ficar em contato com a família e amigos. É importante para você ter apoio emocional.
- Cuidando da sua saúde. Tente encontrar tempo para ser fisicamente ativo na maioria dos dias da semana, escolha alimentos saudáveis e durma o suficiente. Certifique-se de acompanhar seus cuidados médicos, como exames e exames regulares.
- Pensando em tirar uma folga do trabalho, se você também trabalha e está se sentindo sobrecarregado. De acordo com a Lei federal de Licença Médica e Familiar, os funcionários elegíveis podem tirar até 12 semanas de licença sem vencimento por ano para cuidar de parentes. Verifique com seu escritório de recursos humanos sobre suas opções.
Departamento de Saúde e Gabinete de Serviços Humanos sobre Saúde da Mulher