Este questionário ajudará você a descobrir a causa de suas mudanças emocionais ou mudanças de humor

Contente
- Faça esta autoavaliação de mudança de humor
- 1. Você experimenta regularmente altos e baixos extremos?
- 2. Você passa por períodos de tristeza, irritabilidade, raiva ou ansiedade que duram mais de duas semanas e não estão relacionados a um evento importante na vida?
- 3. Suas mudanças de humor estão prejudicando seus relacionamentos?
- 4. Suas mudanças de humor estão afetando seu trabalho, trabalho escolar ou capacidade de funcionar?
- Acompanhe seu temperamento e época do mês
- 1. Pista
- 2. Eva
- 3. RealifeChange
- 4. Daylio
- Suas emoções estão governando sua vida?
O que significa quando nosso humor fica confuso?
Todos nós já passamos por isso. Você sucumbe a uma crise de choro aleatória em sua corrida alegre. Ou você se irrita com seu outro significativo por não ser nada demais, normalmente um pouco atrasado. Quando seu humor muda drasticamente, você pode estar se perguntando o que está acontecendo.
“Todos nós temos mudanças de humor às vezes, sejam desencadeadas por algo real ou percebido”, diz Lauren Rigney, uma conselheira e treinadora de saúde mental de Manhattan.
A mistura usual de altos e baixos da vida pode causar um surto de irritabilidade ou reatividade elevada. E se isso não for suficiente, o cronograma de visitação da tia Flo e o fluxo de hormônios resultante podem ter um impacto adicional no humor de nós, garotas.
Estatísticas recentes mostram que cerca de 90 por cento das pessoas que menstruam apresentam sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM), o que pode incluir uma sensação de confusão emocional.
Então, como sabemos se nosso pêndulo de sentimentos está relacionado ao estresse típico, aos nossos ciclos ou a um transtorno do humor do qual podemos precisar de ajuda para navegar? E se nossas mudanças de humor estão afetando nossas vidas, como podemos ter mais controle sobre este passeio de carnaval?
Faça esta autoavaliação de mudança de humor
1. Você experimenta regularmente altos e baixos extremos?
Não
Na caminhada da vida, todos nós navegamos por picos e vales aqui e ali e alguns trechos de terreno estável - você sabe, quando as coisas estão um pouco enfadonhas.
Mas a volatilidade emocional constante pode ser um sinal de outra coisa.
Se você está alterando seu humor com substâncias como o álcool, as mudanças dramáticas de um barato ou zumbido seguidas de abstinência ou uma ressaca podem levar a mudanças em seu estado de espírito. Verifique também o seu consumo de cafeína. Aquela bebida gelada de fim de tarde pode ser a culpada.
sim
Na caminhada da vida, todos nós navegamos por picos e vales aqui e ali e alguns trechos de terreno estável - você sabe, quando as coisas estão um pouco enfadonhas.
Uma pequena indulgência com o álcool, especialmente durante as festividades, pode modificar seu humor temporariamente. Mas a volatilidade emocional constante pode ser um sinal de outra coisa, como a perimenopausa.
Se você está na casa dos 30 e 40 anos, há uma chance de ser perimenopausa. Este estágio começa vários anos antes de realmente pararmos de menstruar, e geralmente não percebemos. Nossos níveis de estrogênio podem subir e cair um pouco mais esporadicamente durante esse período, causando flutuações no humor.
Outra consideração mais séria, se suas mudanças no humor seguem um padrão, é o transtorno bipolar (PA). Este transtorno psiquiátrico é caracterizado por mudanças extremas de humor.
No BP, um humor intensamente elevado é chamado de episódios de mania e pode envolver um comportamento energético ou impulsivo que dura pelo menos uma semana.
Pode durar menos se os sintomas se tornarem tão graves que a pessoa precise ser hospitalizada. Um humor deprimido, ou depressão, pode envolver tristeza intensa ou fadiga que dura pelo menos 2 semanas.
2. Você passa por períodos de tristeza, irritabilidade, raiva ou ansiedade que duram mais de duas semanas e não estão relacionados a um evento importante na vida?
Não
Lutas ou grandes mudanças, como separação, divórcio, perda do emprego, mudança e muito mais, podem nos lançar em uma espiral descendente. E a tristeza pela morte de um ente querido - humano ou animal de estimação - pode provocar uma série de emoções.
Além disso, todos nós às vezes recebemos uma dose do blues. Ficamos mais vulneráveis a um estado de espírito deprimido logo antes de menstruar. Olá, PMS.
sim
Lutas ou grandes mudanças, como separação, divórcio, perda do emprego, mudança e muito mais, podem nos lançar em uma espiral descendente. Mas se você se sentir sem esperança ou sem energia regularmente ou durante semanas e semanas, a culpa pode ser da depressão.
A depressão também é um efeito colateral comumente relatado das pílulas anticoncepcionais.
Você acabou de começar a tomar a pílula ou trocar de marca?
3. Suas mudanças de humor estão prejudicando seus relacionamentos?
Não
Se tivermos o raro momento de arrogância ou apenas precisarmos de nosso espaço, as pessoas que nos amam entendem e nos dão uma folga. E fazemos o mesmo por eles.
Todos nós giramos nossas rodas sobre nossos relacionamentos ocasionalmente, e um pouco de terapia cognitivo-comportamental (TCC) DIY pode nos ajudar a sair de uma rotina ou decidir sobre um curso de ação apropriado.
sim
Se tivermos o raro momento de arrogância ou apenas precisarmos de nosso espaço, as pessoas que nos amam entendem e nos dão uma folga. E fazemos o mesmo por eles.
Mas os padrões de longo prazo podem causar mudanças importantes no relacionamento, e os padrões podem ser um sinal de transtorno de humor. Qualquer transtorno de humor pode fazer com que você se afaste involuntariamente dos outros.
Os transtornos de personalidade, como o transtorno de personalidade limítrofe (TPB), podem causar comportamentos semelhantes. Alguns dos sintomas do TPB incluem alternar entre idealizar e desvalorizar os outros, sentir raiva sem motivo e atacar.
4. Suas mudanças de humor estão afetando seu trabalho, trabalho escolar ou capacidade de funcionar?
Não
O trabalho ou a escola podem ser caóticos com o cumprimento de prazos e até mesmo com o BS das pessoas. A tensão pode levar qualquer pessoa a reagir com frustração, sentir-se mais sensível às críticas ou precisar de mais tempo do que o normal para completar uma lista de tarefas pendentes.
Você pode apenas precisar de um pouco de ajuda para enfrentar tempos estressantes, especialmente quando você está com pouco trabalho. Experimente ervas adaptogênicas para mantê-lo calmo e evitar o mau humor.
sim
O trabalho ou a escola podem ser caóticos com o cumprimento de prazos e até mesmo com o BS das pessoas. A tensão pode levar qualquer pessoa a reagir com frustração, sentir-se mais sensível às críticas ou precisar de mais tempo do que o normal para completar uma lista de tarefas pendentes.
Mas se você está regularmente lutando para sair da cama ou completar as tarefas diárias, isso é uma preocupação.
A sensação de falta de energia antes ou durante a menstruação é comum, mas a exaustão durante o ciclo pode ser um sintoma de um problema de saúde, como endometriose, síndrome dos ovários policísticos ou síndrome da fadiga crônica.
A baixa energia a longo prazo e severa também pode ser um sinal de depressão. Períodos paralisantes de procrastinação ou preocupação com o desempenho no trabalho podem ser um sinal de ansiedade.
“Se você está sempre para baixo na segunda metade do mês ou está irritado logo antes de iniciar a menstruação, isso pode estar associado aos hormônios”, diz o Dr. Daniel A. Skora, um endocrinologista reprodutivo com Especialistas em Fertilidade do Texas.
“Se as mudanças de humor forem erráticas e não puderem ser vinculadas a uma determinada parte do seu ciclo, é improvável que estejam vinculadas a mudanças hormonais.”
Acompanhar suas mudanças de humor pode ajudar a determinar se elas estão ligadas ao seu ciclo menstrual.
Seus resultados
Suas mudanças de humor estão possivelmente ligadas ao seu ciclo, ou podem ser simplesmente altos e baixos regulares.
Suas respostas não indicam que suas mudanças de humor são graves ou que estão afetando sua vida. Se você encontrou um mecanismo para qualquer momento de choro ou irritação, seus hormônios podem estar trabalhando seus nervos.
Acompanhar seu humor em conjunto com seu ciclo pode ajudá-lo a se tornar mais consciente de quando estará no limite. Se você sentir que mudanças de humor estão interferindo em sua vida, nunca hesite em falar com seu médico.
Suas mudanças de humor podem estar ligadas ao seu ciclo, e sua intensidade pode significar algo mais.
Suas respostas indicam que suas mudanças de humor são graves e que podem estar relacionadas ao seu ciclo menstrual. Cerca de 3 a 8 por cento das mulheres que sofrem de TPM têm uma forma mais severa chamada transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).
O PMDD pode deixá-la extremamente irritada, com raiva, triste ou ansiosa nas semanas ou dias anteriores à menstruação. Pessoas com transtornos de humor existentes também podem sentir um surto de sintomas relacionados como resultado de TPM ou PMDD.
Converse com seu ginecologista sobre o que você está passando. Eles podem ajudá-lo a encontrar soluções e fazer as referências necessárias.
Suas mudanças emocionais podem ser resultado de depressão ou outro transtorno de humor.
Por meio de suas respostas, você indicou que suas mudanças de humor são graves, demoradas ou prejudicam seus relacionamentos ou trabalho. Ou você indicou uma combinação de todas essas coisas e não encontrou um padrão ligando emoções erráticas ao seu ciclo menstrual.
O resultado final é que seu humor está afetando sua vida, e isso é difícil de lidar sozinho.
Converse com um profissional de saúde mental para descobrir se você está experimentando sintomas de um transtorno de humor e para aprender sobre ferramentas e técnicas para lidar com sentimentos ou reações intensas.
Esta avaliação é apenas para fins informativos. Não se destina a diagnosticar a si mesmo ou a outras pessoas com transtorno de humor. Se você suspeitar que precisa de ajuda com mudanças de humor ou outras condições de saúde mental, consulte um profissional de saúde mental.
Acompanhe seu temperamento e época do mês
O problema é o seguinte: se você não rastrear seu humor, será muito difícil identificar a causa. Além disso, rastrear como você se sente também pode ajudar seu terapeuta a procurar padrões para ver se há uma causa de saúde mental por trás dessas mudanças de humor.
Para acompanhar as mudanças menstruais e mentais lado a lado, use um aplicativo baseado em previsões.
1. Pista
O Clue é um rastreador de época, mas você também pode rastrear coisas como emoções, nível de energia, dor e desejos.
Com base em seus dados, o Clue lhe dará uma previsão de 3 dias de como você pode estar se sentindo. Dessa forma, você pode estar preparado para coisas que podem detoná-lo ou apenas ficar por dentro de quando estocar bombas de banho de lavanda. Você pode até compartilhar certas informações com um parceiro, se isso for útil para você.
2. Eva
Eve by Glow é outro rastreador de período e oferece emojis para monitoramento de PMS. É simples e divertido. Vai até animar suas aventuras sexuais se você registrá-las - e não presumir que você está fazendo isso com um cara.
No que diz respeito às suas emoções, o aplicativo irá lembrá-lo quando seus sentimentos podem ser mais intensos e que, mesmo que estejam em todo lugar, eles ainda são importantes.
3. RealifeChange
O RealifeChange atua como um rastreador de humor que funciona como um treinador de vida instantâneo. Conecte como você está se sentindo a qualquer momento e receberá ajuda acionável para a tomada de decisões e redução do estresse e ansiedade.
Esse tipo de rastreamento pode ser útil quando você sente que suas emoções estão no comando.
4. Daylio
Daylio é um monitor de humor e um mini diário móvel. Usando apenas alguns toques, você pode registrar seu humor, como quando você está se sentindo "feio", e suas atividades atuais.
Você pode então visualizar um gráfico mensal de fluxos de humor para determinar se está tendo altos e baixos frequentes ou extremos. Ele também pode alertá-lo sobre certos gatilhos.
Suas emoções estão governando sua vida?
Ao rastrear seu ciclo ou suas emoções, lembre-se de que mudanças ocasionais de humor são normais. Todos nós experimentamos altos e baixos, independentemente do sexo, e não há nada de errado com isso.
Em uma hora você pode estar rindo com seu colega de trabalho e na próxima pode ficar irracionalmente bravo com seu colega de quarto por comer as sobras que você estava ansioso para comer no final de um longo dia.
Mas se as mudanças no humor e na reatividade estão deixando você se sentindo destruído, é hora de falar com alguém.
“Mudanças de humor, seja qual for a causa, podem ter efeitos negativos em sua vida”, diz Rigney. “Conversar sobre isso com um profissional pode ajudá-lo a reconhecer quando isso acontece, por que acontece e quais estratégias usar para que você possa trabalhar com isso de uma forma mais produtiva.”
Jennifer Chesak é editora freelance de livros e instrutora de redação em Nashville. Ela também é escritora de viagens de aventura, condicionamento físico e saúde para várias publicações nacionais. Ela obteve seu mestrado em jornalismo pela Northwestern’s Medill e está trabalhando em seu primeiro romance de ficção, ambientado em seu estado natal, Dakota do Norte.