Tratamento da dor não medicamentosa
Contente
- Resumo
- O que é dor?
- O que são analgésicos?
- Quais são alguns dos tratamentos não medicamentosos para a dor?
Resumo
O que é dor?
A dor é um sinal em seu sistema nervoso de que algo pode estar errado. É uma sensação desagradável, como uma picada, formigamento, picada, queimadura ou dor. A dor pode ser aguda ou surda. Pode ir e vir ou pode ser constante. Você pode sentir dor em uma área do corpo, como costas, abdômen, tórax, pélvis, ou pode sentir dor por toda parte.
Existem dois tipos de dor:
- Dor aguda geralmente surge repentinamente, devido a uma doença, lesão ou inflamação. Muitas vezes pode ser diagnosticado e tratado. Geralmente desaparece, embora às vezes possa se transformar em dor crônica.
- Dor crônica dura muito tempo e pode causar problemas graves
O que são analgésicos?
Os analgésicos são medicamentos que reduzem ou aliviam a dor. Existem muitos medicamentos para a dor, e cada um tem vantagens e riscos. Alguns são medicamentos de venda livre (OTC). Outros são medicamentos mais fortes, que podem ser obtidos com receita médica. Os analgésicos mais poderosos são os opióides. Eles são muito eficazes, mas as pessoas que os tomam correm o risco de vício e overdose.
Por causa dos efeitos colaterais e riscos dos analgésicos, você pode tentar primeiro tratamentos não medicamentosos. E se você precisar tomar medicamentos, alguns tratamentos não medicamentosos podem permitir que você tome uma dose mais baixa.
Quais são alguns dos tratamentos não medicamentosos para a dor?
Existem muitos tratamentos não medicamentosos que podem ajudar no combate à dor. É importante verificar com seu médico antes de tentar qualquer um deles:
- Acupuntura envolve estimular pontos de acupuntura. Esses são pontos específicos do seu corpo. Existem diferentes métodos de acupuntura. O mais comum envolve a inserção de agulhas finas na pele. Outros incluem o uso de pressão, estimulação elétrica e calor. A acupuntura se baseia na crença de que o qi (energia vital) flui pelo corpo ao longo de caminhos, chamados meridianos. Os praticantes acreditam que estimular os pontos de acupuntura pode reequilibrar o qi. A pesquisa sugere que a acupuntura pode ajudar a controlar certas condições de dor.
- Técnicas de biofeedback use dispositivos eletrônicos para medir as funções do corpo, como respiração e frequência cardíaca. Isso ensina você a estar mais ciente das funções do seu corpo para que possa aprender a controlá-las. Por exemplo, um dispositivo de biofeedback pode mostrar as medições de sua tensão muscular. Observando como essas medidas mudam, você pode ficar mais ciente de quando seus músculos estão tensos e aprender a relaxá-los. O biofeedback pode ajudar a controlar a dor, incluindo dores de cabeça crônicas e dores nas costas.
- Estimulação elétrica envolve o uso de um dispositivo para enviar uma corrente elétrica suave aos nervos ou músculos. Isso pode ajudar a tratar a dor interrompendo ou bloqueando os sinais de dor. Tipos incluem
- Estimulação elétrica transcutânea (TENS)
- Estimulação elétrica nervosa implantada
- Estimulação profunda do cérebro ou da medula espinhal
- Massoterapia é um tratamento no qual os tecidos moles do corpo são massageados, esfregados, batidos e acariciados. Entre outros benefícios, pode ajudar as pessoas a relaxar e a aliviar o estresse e a dor.
- Meditação é uma prática mente-corpo em que você focaliza sua atenção em algo, como um objeto, palavra, frase ou respiração. Isso ajuda você a minimizar pensamentos ou sentimentos perturbadores ou estressantes.
- Fisioterapia usa técnicas como calor, frio, exercícios, massagem e manipulação. Pode ajudar a controlar a dor, bem como a condicionar os músculos e restaurar a força.
- Psicoterapia (psicoterapia) usa métodos como discussão, escuta e aconselhamento para tratar transtornos mentais e comportamentais. Também pode ajudar pessoas que têm dor, especialmente dor crônica, por
- Ensinando-lhes habilidades de enfrentamento, para serem capazes de lidar melhor com o estresse que a dor pode causar
- Lidar com pensamentos e emoções negativas que podem piorar a dor
- Fornecendo-lhes suporte
- Terapia de relaxamento pode ajudar a reduzir a tensão e o estresse muscular, diminuir a pressão arterial e controlar a dor. Pode envolver tensionar e relaxar os músculos de todo o corpo. Pode ser usado com imagens guiadas (focando a mente em imagens positivas) e meditação.
- Cirurgia às vezes pode ser necessário para tratar a dor intensa, especialmente quando é causada por problemas nas costas ou lesões musculoesqueléticas graves. Sempre há riscos em se fazer uma cirurgia, e nem sempre funciona tratar a dor. Portanto, é importante examinar todos os riscos e benefícios com seu médico.
- Um tratamento complementar de saúde pode ajudá-lo?
- Dos opióides à atenção plena: uma nova abordagem para a dor crônica
- Como a Pesquisa Integrativa em Saúde Enfrenta a Crise do Controle da Dor
- História Pessoal: Selene Suarez