Listeriose
A listeriose é uma infecção que pode ocorrer quando uma pessoa ingere alimentos contaminados com uma bactéria chamada Listeria monocytogenes (L monocytogenes).
A bactéria L monocytogenes é encontrado em animais selvagens, animais domesticados e no solo e na água. Essas bactérias deixam muitos animais doentes, causando aborto espontâneo e natimorto em animais domésticos.
Vegetais, carnes e outros alimentos podem ser infectados com a bactéria se entrarem em contato com solo ou esterco contaminado. O leite cru ou produtos feitos com leite cru podem ser portadores dessas bactérias.
Se você comer os produtos contaminados, pode ficar doente. As seguintes pessoas estão em maior risco:
- Adultos com mais de 50 anos
- Adultos com sistema imunológico enfraquecido
- Fetos em desenvolvimento
- Recém-nascidos
- Gravidez
A bactéria costuma causar doenças gastrointestinais. Em alguns casos, você pode desenvolver uma infecção do sangue (septicemia) ou inflamação da cobertura do cérebro (meningite). Bebês e crianças geralmente têm meningite.
A infecção no início da gravidez pode causar um aborto espontâneo. A bactéria pode atravessar a placenta e infectar o bebê em desenvolvimento. As infecções no final da gravidez podem causar natimorto ou morte do bebê poucas horas após o nascimento. Cerca de metade dos bebês infectados no nascimento ou perto dele morrerão.
Em adultos, a doença pode assumir várias formas, dependendo de quais órgãos ou sistemas de órgãos estão infectados. Pode ocorrer como:
- Infecção cardíaca (endocardite)
- Infecção do cérebro ou fluido espinhal (meningite)
- Infecção pulmonar (pneumonia)
- Infecção sanguínea (septicemia)
- Infecção gastrointestinal (gastroenterite)
Ou pode ocorrer de forma mais branda como:
- Abcessos
- Conjuntivite
- Lesão na pele
Em bebês, os sintomas de listeriose podem ser vistos nos primeiros dias de vida e podem incluir:
- Perda de apetite
- Letargia
- Icterícia
- Desconforto respiratório (geralmente pneumonia)
- Choque
- Erupção cutânea
- Vômito
Os exames laboratoriais podem ser feitos para detectar a bactéria no líquido amniótico, sangue, fezes e urina. Uma cultura do líquido cefalorraquidiano (líquido cefalorraquidiano ou LCR) será realizada se uma punção lombar for realizada.
Antibióticos (incluindo ampicilina ou sulfametoxazol-trimetoprima) são prescritos para matar as bactérias.
A listeriose em um feto ou lactente costuma ser fatal. Crianças mais velhas e adultos saudáveis têm maior probabilidade de sobreviver. A doença é menos grave se afetar apenas o sistema gastrointestinal. Infecções cerebrais ou espinhais têm resultados piores.
Os bebês que sobrevivem à listeriose podem apresentar danos (neurológicos) cerebrais e do sistema nervoso a longo prazo e atraso no desenvolvimento.
Ligue para o seu médico se você ou seu filho desenvolver sintomas de listeriose.
Produtos alimentícios estrangeiros, como queijos de pasta mole não pasteurizados, também causaram surtos de listeriose. Sempre cozinhe bem os alimentos.
Lave bem as mãos após tocar em animais de estimação, animais de fazenda e manusear fezes de animais.
Mulheres grávidas podem visitar o site dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para obter informações sobre precauções alimentares: www.cdc.gov/listeria/prevention.html.
Infecção Listerial; Granulomatose infantilepticum; Listeriose fetal
- Anticorpos
Johnson JE, Mylonakis E. Listeria monocytogenes. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 206.
Kollman TR, Mailman TL, Bortolussi R. Listeriosis. In: Wilson CB, Nizet V, Maldonado YA, Remington JS, Klein JO, eds. Doenças infecciosas de Remington e Klein do feto e do recém-nascido. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 13.