Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 7 Agosto 2021
Data De Atualização: 12 Poderia 2024
Anonim
A DIFERENÇA ENTRE ANTIINFLAMATÓRIO E RELAXANTE MUSCULAR | Informe-se com o Farmacêutico
Vídeo: A DIFERENÇA ENTRE ANTIINFLAMATÓRIO E RELAXANTE MUSCULAR | Informe-se com o Farmacêutico

Contente

Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.

Introdução

Relaxantes musculares, ou relaxantes musculares, são medicamentos usados ​​para tratar espasmos musculares ou espasticidade muscular.

Os espasmos ou cãibras musculares são contrações repentinas e involuntárias de um músculo ou grupo de músculos. Eles podem ser causados ​​por muita tensão muscular e causar dor. Eles estão associados a condições como dor lombar, dor no pescoço e fibromialgia.

A espasticidade muscular, por outro lado, é um espasmo muscular contínuo que causa rigidez, rigidez ou contração que pode interferir no andar, falar ou movimentos normais. A espasticidade muscular é causada por lesões em partes do cérebro ou da medula espinhal envolvidas no movimento. As condições que podem causar espasticidade muscular incluem esclerose múltipla (EM), paralisia cerebral e esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Os medicamentos prescritos podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto de espasmos musculares ou espasticidade. Além disso, certos medicamentos de venda livre podem ser usados ​​para tratar dores e dores associadas a espasmos musculares.


Medicamentos prescritos

Os medicamentos prescritos são divididos em dois grupos: antiespasmódicos e antiespásticos. Os antiespasmódicos são usados ​​para tratar espasmos musculares e os antiespásticos são usados ​​para tratar a espasticidade muscular. Alguns antiespasmódicos, como a tizanidina, podem ser usados ​​para tratar a espasticidade muscular. No entanto, os antiespásticos não devem ser usados ​​para tratar espasmos musculares.

Antiespasmódicos: relaxantes musculares esqueléticos de ação central (SMRs)

SMRs de ação central são usados ​​além de repouso e fisioterapia para ajudar a aliviar os espasmos musculares. Acredita-se que eles funcionem causando um efeito sedativo ou evitando que seus nervos enviem sinais de dor ao cérebro.

Você só deve usar esses relaxantes musculares por até 2 ou 3 semanas. A segurança do uso de longo prazo ainda não é conhecida.

Embora os antiespasmódicos possam ser usados ​​para tratar espasmos musculares, eles não mostraram funcionar melhor do que os antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) ou paracetamol. Além disso, eles têm mais efeitos colaterais do que os AINEs ou paracetamol.


Os efeitos colaterais mais comuns de SMRs de ação central incluem:

  • sonolência
  • tontura
  • dor de cabeça
  • nervosismo
  • urina roxo-avermelhada ou laranja
  • baixou a pressão arterial ao ficar de pé

Você deve conversar com seu médico sobre os benefícios e riscos desses medicamentos para o tratamento de seus espasmos musculares.

Lista de SMRs de ação central

Nome genéricoMarcaFormatoGenérico disponível
carisoprodol Somatábuasim
carisoprodol / aspirina não disponíveltábuasim
carisoprodol / aspirina / codeínanão disponíveltábuasim
clorzoxazonaParafon Forte, Lorzonetábuasim
ciclobenzaprinaFexmid, Flexeril, Amrixcomprimido, cápsula de liberação prolongadaapenas tablet
metaxaloneSkelaxin, Metaxalltábuasim
metocarbamolRobaxintábuasim
orfenadrinaNorflextablet de liberação prolongadasim
tizanidinaZanaflexcomprimido, cápsulasim

Antiespásticos

Os antiespásticos são usados ​​para tratar a espasticidade muscular. Eles não devem ser usados ​​para tratar espasmos musculares. Essas drogas incluem:


Baclofen: Baclofen (Lioresal) é usado para aliviar a espasticidade causada por MS. Não é totalmente compreendido como funciona, mas parece bloquear os sinais nervosos da medula espinhal que causam espasmos nos músculos. Os efeitos colaterais podem incluir sonolência, tontura, fraqueza e fadiga.

Dantrolene: Dantrolene (Dantrium) é usado para tratar espasmos musculares causados ​​por lesão da medula espinhal, acidente vascular cerebral, paralisia cerebral ou EM. Ele age agindo diretamente no músculo esquelético para relaxar o espasmo muscular. Os efeitos colaterais podem incluir sonolência, tontura, vertigem e fadiga.

Diazepam: Diazepam (Valium) é usado para aliviar espasmos musculares causados ​​por inflamação, trauma ou espasticidade muscular. Ele age aumentando a atividade de um determinado neurotransmissor para diminuir a ocorrência de espasmos musculares. O diazepam é um sedativo. Os efeitos colaterais podem incluir sonolência, fadiga e fraqueza muscular.

Lista de antiespásticos

Nome genéricoMarcaFormatoGenérico disponível
baclofenLioresal, Gablofen, Lioresalcomprimido, injeçãosim
dantroleneDantriumtábuasim
diazepamValiumsuspensão oral, comprimido, injeçãosim

Advertências para relaxantes musculares prescritos

Relaxantes musculares como carisoprodol e diazepam podem causar dependência. Certifique-se de tomar o medicamento exatamente como prescrito pelo seu médico.

Relaxantes musculares também podem causar sintomas de abstinência, como convulsões ou alucinações (sentir coisas que não são reais). Não pare de tomar seu medicamento repentinamente, especialmente se você o toma há muito tempo.

Além disso, os relaxantes musculares deprimem o sistema nervoso central (SNC), tornando difícil prestar atenção ou ficar acordado. Ao tomar um relaxante muscular, evite atividades que requeiram atenção ou coordenação mental, como dirigir ou usar máquinas pesadas.

Você não deve tomar relaxantes musculares com:

  • álcool
  • Drogas depressoras do SNC, como opioides ou psicotrópicos
  • medicamentos para dormir
  • suplementos de ervas, como erva de São João

Converse com seu médico sobre como você pode usar relaxantes musculares com segurança se você:

  • têm mais de 65 anos
  • tem um problema de saúde mental ou distúrbio cerebral
  • tem problemas de fígado

Medicamentos off-label para espasticidade

Os médicos podem usar certos medicamentos para tratar a espasticidade, mesmo quando os medicamentos não são aprovados para esse fim pela U.S. Food and Drug Association (FDA). Isso é chamado de uso de drogas off-label. Os medicamentos a seguir não são realmente relaxantes musculares, mas ainda podem ajudar a aliviar os sintomas de espasticidade.

Benzodiazepínicos

Os benzodiazepínicos são sedativos que podem ajudar a relaxar os músculos. Eles atuam aumentando os efeitos de certos neurotransmissores, que são substâncias químicas que transmitem mensagens entre as células cerebrais.

Exemplos de benzodiazepínicos incluem:

  • clonazepam (Klonopin)
  • Lorazepam (Ativan)
  • alprazolam (Xanax)

Os efeitos colaterais dos benzodiazepínicos podem incluir sonolência e problemas de equilíbrio e memória. Essas drogas também podem causar dependência.

Clonidina

Pensa-se que a clonidina (Kapvay) atua evitando que os seus nervos enviem sinais de dor ao cérebro ou causando um efeito sedativo.

A clonidina não deve ser usada com outros relaxantes musculares. Tomar com medicamentos semelhantes aumenta o risco de efeitos colaterais. Por exemplo, tomar clonidina com tizanidina pode causar pressão arterial muito baixa.

A clonidina está disponível nas versões de marca e genérica.

Gabapentina

Gabapentina (Neurontin) é um medicamento anticonvulsivante normalmente usado para aliviar convulsões. Não se sabe totalmente como a gabapentina atua no alívio da espasticidade muscular. A gabapentina está disponível nas versões de marca e genérica.

Opções de venda livre para espasmos musculares

O tratamento OTC é recomendado como terapia de primeira linha para espasmos musculares causados ​​por condições como dor lombar aguda ou cefaleia tensional. Isso significa que você deve experimentar os tratamentos OTC antes dos medicamentos prescritos.

As opções de tratamento de venda livre incluem medicamentos antiinflamatórios não esteróides (AINEs), acetaminofeno ou uma combinação de ambos. O seu médico ou farmacêutico pode ajudá-lo a escolher um tratamento OTC.

Drogas antiinflamatórias não esteroidais (NSAIDs)

Os AINEs funcionam bloqueando seu corpo de fazer certas substâncias que causam inflamação e dor. Os AINEs estão disponíveis em versões genéricas e de marca. Eles são normalmente vendidos ao balcão. Versões mais fortes estão disponíveis por prescrição.

Os AINEs vêm na forma de comprimidos orais, cápsulas ou suspensões. Eles também vêm como comprimidos mastigáveis ​​para crianças. Os efeitos colaterais dessas drogas podem incluir dores de estômago e tonturas.

Exemplos de NSAIDs incluem:

  • ibuprofeno (Advil, Motrin)
  • naproxeno (Aleve)

Paracetamol

Pensa-se que o acetaminofeno (Tylenol) atua impedindo o seu corpo de produzir certas substâncias que causam dor. O acetaminofeno está disponível em versões genéricas e de marca. É fornecido na forma de comprimidos e cápsulas orais de liberação imediata e prolongada, comprimidos de desintegração oral, comprimidos para mastigar e soluções orais.

Os efeitos colaterais mais comuns do paracetamol podem incluir náuseas e dor de estômago.

Quando ligar para o seu médico

Muitas vezes, você pode controlar seus espasmos musculares ou sintomas de espasticidade por conta própria, mas em alguns casos, pode ser necessário aconselhamento ou cuidados médicos. Certifique-se de chamar seu médico se você:

  • tem espasticidade pela primeira vez e não sabe a causa
  • observe que a espasticidade está ficando mais grave, acontecendo com mais frequência ou tornando as tarefas difíceis
  • tem espasmos musculares graves e frequentes
  • observe a deformidade das partes do seu corpo afetadas por espasmos musculares
  • tem efeitos colaterais de seu relaxante muscular
  • tem uma "junta congelada" devido à contratura que diminui sua amplitude de movimento ou causa úlceras de pressão
  • tem crescente desconforto ou dor

Converse com seu medico

É importante tratar a espasticidade e espasmos musculares. A espasticidade severa e de longo prazo pode levar à contratura muscular, o que pode diminuir sua amplitude de movimento ou deixar as articulações afetadas permanentemente dobradas. E os espasmos musculares podem não apenas ser desconfortáveis, mas também um sinal de um problema médico latente.

Seus espasmos musculares ou espasticidade são provavelmente tratáveis ​​com repouso, fisioterapia, medicamentos ou todos os itens acima. Trabalhe com seu médico para elaborar um plano de cuidados que possa aliviar sua dor e fazer com que você se mova confortavelmente novamente.

Q&A

Q:

A cannabis pode ser usada para tratar espasticidade ou espasmo muscular?

Paciente anônimo

UMA:

Sim, em alguns casos.

Cannabis, mais comumente conhecida como maconha, é legal em alguns estados para uso medicinal. O espasmo muscular é uma das condições de saúde que a cannabis é usada para tratar. Ajuda a aliviar os espasmos musculares, reduzindo a dor e a inflamação.

A cannabis também tem sido usada para tratar a espasticidade muscular devido à esclerose múltipla (EM). Em muitos casos, a cannabis demonstrou ser eficaz isoladamente e em combinação com outros tratamentos para reduzir os sintomas de espasticidade muscular. No entanto, há informações limitadas disponíveis sobre o uso de cannabis para espasticidade muscular que não está associada à esclerose múltipla.

Se você está sendo tratado para MS e ainda tem espasmos musculares ou espasticidade, adicionar cannabis pode ajudar. Converse com seu médico sobre se é uma boa opção para você.

Você deve manter alguns fatores em mente. Os efeitos colaterais mais comuns da cannabis incluem tontura, vômito, infecções do trato urinário e uma recaída da EM. Além disso, informações limitadas estão disponíveis sobre interações medicamentosas e outros avisos de uso.

As Respostas da Equipe Editorial da Healthline representam as opiniões de nossos especialistas médicos. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado conselho médico.

Interessante

Zulresso (brexanolona)

Zulresso (brexanolona)

Zulreo é um medicamento de precrição de marca precrito para depreão pó-parto (PPD) em adulto. PPD é a depreão que geralmente começa alguma emana apó o part...
Síndrome de sotaque estrangeiro: o que é?

Síndrome de sotaque estrangeiro: o que é?

A índrome do otaque etrangeiro (FA) ocorre quando, de repente, você começa a falar com um otaque diferente. É mai comum apó um traumatimo cranioencefálico, derrame ou alg...