Cefalexina e álcool: são seguros para usar juntos?
Contente
Introdução
A cefalexina é um antibiótico. Pertence a um grupo de antibióticos chamados antibióticos cefalosporinas, que tratam diferentes tipos de infecções bacterianas. Isso inclui infecções de ouvido, infecções do trato respiratório e infecções de pele. Cephalexin trata infecções bacterianas, como infecções do trato urinário (UTIs). Esta droga não interage com o álcool, mas alguns de seus efeitos colaterais são semelhantes aos efeitos do álcool. Além disso, o álcool pode interferir na própria infecção.
Cefalexina e álcool
O álcool não reduz a eficácia da cefalexina. As informações incluídas na bula da cefalexina também não afirmam que o álcool interage com esta droga.
No entanto, alguns dos efeitos colaterais mais comuns dessa droga são semelhantes a alguns dos efeitos mais incômodos do álcool, como tontura, sonolência e náusea. Beber enquanto toma este medicamento pode aumentar esses efeitos. Se isso acontecer, pode ser melhor não consumir álcool até terminar o tratamento. Você pode até escolher esperar para beber alguns dias depois de parar de tomar cefalexina. Isso pode ajudar a garantir que não haja mais droga em seu corpo.
Álcool e UTIs
Beber também pode ter um efeito direto em infecções como as ITUs. Beber álcool pode diminuir a capacidade do seu corpo de lutar contra a infecção do trato urinário e aumentar o tempo que leva para se recuperar. Beber também pode torná-lo mais sujeito a uma nova infecção.
Converse com seu medico
Uma interação entre a cefalexina e o álcool não foi comprovada. Ainda assim, evitar o álcool enquanto toma esta droga pode ser uma boa ideia. O álcool pode diminuir a capacidade do seu corpo de lutar contra a ITU. É importante conversar com seu médico, que conhece seu histórico médico. Somente eles podem dizer como o consumo de álcool durante o tratamento com cefalexina pode afetá-lo especificamente.