Câncer cervical
Contente
Resumo
O colo do útero é a parte inferior do útero, local onde o bebê cresce durante a gravidez. O câncer cervical é causado por um vírus chamado HPV. O vírus se espalha por meio do contato sexual. O corpo da maioria das mulheres é capaz de combater a infecção por HPV. Mas às vezes o vírus leva ao câncer. Você corre um risco maior se fumar, tiver muitos filhos, usar pílulas anticoncepcionais por muito tempo ou tiver infecção por HIV.
O câncer cervical pode não causar sintomas no início. Mais tarde, você pode sentir dor pélvica ou sangramento na vagina. Geralmente, leva vários anos para que as células normais do colo do útero se transformem em células cancerosas. Seu médico pode encontrar células anormais fazendo um teste de Papanicolaou para examinar as células do colo do útero. Você também pode fazer um teste de HPV. Se seus resultados forem anormais, você pode precisar de uma biópsia ou outros testes. Fazendo exames regulares, você pode localizar e tratar quaisquer problemas antes que se transformem em câncer.
O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação. A escolha do tratamento depende do tamanho do tumor, se o câncer se espalhou e se você gostaria de engravidar algum dia.
As vacinas podem proteger contra vários tipos de HPV, incluindo alguns que podem causar câncer.
NIH: National Cancer Institute
- Sobrevivente de câncer cervical incentiva jovens a tomar vacina contra HPV
- Como a estilista Liz Lange venceu o câncer cervical
- HPV e câncer cervical: o que você precisa saber
- Novo teste de HPV traz a triagem à sua porta