Rastreio do cancro do colo do útero
Contente
Resumo
O colo do útero é a parte inferior do útero, local onde o bebê cresce durante a gravidez. O rastreio do cancro procura o cancro antes de qualquer sintoma. O câncer detectado precocemente pode ser mais fácil de tratar.
O rastreamento do câncer cervical geralmente faz parte do exame de saúde da mulher. Existem dois tipos de testes: o teste de Papanicolaou e o teste de HPV. Para ambos, o médico ou enfermeiro coleta células da superfície do colo do útero. Com o teste de Papanicolaou, o laboratório verifica a amostra em busca de células cancerosas ou células anormais que podem se tornar câncer mais tarde. Com o teste de HPV, o laboratório verifica se há infecção por HPV. O HPV é um vírus que se espalha por meio do contato sexual. Às vezes, pode levar ao câncer. Se seus testes de triagem forem anormais, seu médico pode fazer mais testes, como uma biópsia.
O rastreamento do câncer cervical apresenta riscos. Os resultados às vezes podem estar errados e você pode ter testes de acompanhamento desnecessários. Também existem benefícios. O rastreamento demonstrou diminuir o número de mortes por câncer cervical. Você e seu médico devem discutir o risco de câncer do colo do útero, os prós e os contras dos testes de rastreamento, com que idade começar a fazer o rastreamento e com que frequência.
- Como um computador tablet e uma van móvel estão melhorando a detecção do câncer
- Como a estilista Liz Lange venceu o câncer cervical