Vendo em dobro: como aumentar suas chances de ter gêmeos
Contente
- Suas chances podem ser melhores do que você pensa
- Ter gêmeos naturalmente
- Gêmeos idênticos
- Gêmeos fraternos
- Fatores que aumentam suas chances de ter gêmeos naturalmente
- Genética
- Era
- Altura
- Peso
- Raça
- Dieta
- Gravidezes anteriores
- Ter gêmeos com tratamentos de fertilidade
- IUI
- FIV
- Como aumentar suas chances
- O takeaway
Suas chances podem ser melhores do que você pensa
Sonhando com o dobro da fofura recém-nascida, mas pensar que está fora do reino das possibilidades? Na realidade, a ideia de ter gêmeos pode não ser tão rebuscada. (Lembre-se, também é o dobro das trocas de fraldas.)
O nascimento de gêmeos aumentou um pouco desde 1980. Atualmente, nascem cerca de gêmeos a cada 1.000 nascimentos nos Estados Unidos.
Mas antes de estocar roupas combinando e escolher nomes coordenados, é importante entender como os gêmeos são concebidos e os fatores adicionais envolvidos. Existem algumas circunstâncias - ocorrendo naturalmente ou por meio de tratamentos de fertilidade - que podem aumentar a probabilidade de você ter gêmeos.
(Já está grávida de gêmeos? Aqui está o que você precisa saber.)
Ter gêmeos naturalmente
Estima-se que 1 em 250 gestações resulta em gêmeos naturalmente, e há duas maneiras de concebê-los.
Gêmeos idênticos
O primeiro envolve um único óvulo sendo fertilizado por um único espermatozóide. Reprodução 101, certo? Mas então, em algum lugar ao longo do caminho, o óvulo fertilizado se divide em dois, resultando em gêmeos idênticos.
As chances de ter gêmeos idênticos são relativamente raras - cerca de 3 ou 4 em cada 1.000 nascimentos. E embora possa ser óbvio, gêmeos idênticos são sempre do mesmo sexo, meninos ou meninas, ao nascer. Por quê? Bem, eles não são apenas parecidos - eles também compartilham exatamente o mesmo DNA.
Gêmeos fraternos
Os gêmeos fraternos, por outro lado, ocorrem quando dois óvulos separados são fertilizados por duas células de espermatozóide separadas. Ambos os óvulos fertilizados se implantam no útero e - nove meses depois - nascem dois bebês.
Os gêmeos fraternos podem ser dois meninos, duas meninas ou um menino e uma menina. Eles podem ou não ser muito parecidos. Isso ocorre porque, ao contrário de gêmeos idênticos, eles não compartilham exatamente o mesmo DNA. Na verdade, além da idade, eles não são mais semelhantes do que irmãos e irmãs nascidos com anos de diferença.
Fatores que aumentam suas chances de ter gêmeos naturalmente
Genética
Você pode ter ouvido que os gêmeos “têm família”. Isto é parcialmente verdadeiro. Suas chances de ter gêmeos fraternos podem ser maiores se você também for um gêmeo fraternal ou se gêmeos fraternos forem do lado da sua mãe na família.
Uma razão para isso pode ser a hiperovulação, que é uma situação em que o corpo libera dois ou mais óvulos durante a ovulação - basicamente um requisito para ter gêmeos fraternos.
E a hiperovulação pode ser transmitida em seu DNA. (Também pode acontecer de vez em quando em mulheres que não liberam regularmente mais de um óvulo ou têm gêmeos na família.)
Era
Você tem mais de 35 anos? Se você está procurando ter gêmeos, pode ganhar a sorte grande se também tiver mais de 30 ou 40 anos.
Mulheres em "idade materna avançada" (lamentamos usar a frase, mas é comumente usada em ambientes médicos para significar mais de 35 anos) têm uma chance maior de conceber gêmeos.
As mudanças hormonais que acontecem quando você está perto da menopausa podem estimular o corpo a liberar mais de um óvulo durante a ovulação. Se dois ou mais são fertilizados e ambos implantados, talvez você precise apenas de dois berços em seu berçário.
Altura
Mulheres mais altas parecem ter uma taxa maior de gêmeos. Isso pode parecer um pouco estranho, mas os pesquisadores atribuem essa possibilidade a um certo fator de crescimento semelhante à insulina. Um estudo de 2006 descobriu que a taxa de gêmeos é maior em mulheres que são mais de uma polegada mais alta do que a média nacional, que era de 5 pés e 3 3/4 polegadas na época em que o estudo foi publicado.
Peso
Mulheres com sobrepeso também têm maior chance de conceber gêmeos naturalmente. Especificamente, as chances são maiores se o seu índice de massa corporal (IMC) estiver acima de 30.
Por outro lado, os IMC abaixo de 18,5 mostram uma taxa reduzida de gêmeos. A ideia por trás dessa teoria remonta ao fator de crescimento semelhante à insulina e sua influência na concepção.
Um aviso aqui: não ganhe peso intencionalmente para aumentar suas chances de ter gêmeos. Ter um IMC acima de 30 também pode colocá-la na categoria de gravidez de alto risco, então converse com seu médico sobre um peso saudável para você antes de engravidar.
Raça
As mulheres afro-americanas têm um pouco mais de conceber gêmeos do que as mulheres brancas. Mas as mulheres asiáticas e hispânicas têm mais chance de ter gêmeos do que outros grupos.
Dito isso, mulheres brancas com mais de 35 anos têm a maior taxa de múltiplos de ordem superior, o que significa trigêmeos ou mais.
Dieta
Uma delas diz que o que você come pode aumentar a probabilidade de gêmeos - até cinco vezes mais probabilidade, na verdade!
Mulheres que consomem produtos de origem animal, principalmente laticínios, podem estar ingerindo fator de crescimento de insulina extra. As vacas liberam esse hormônio no leite e - quando consumido - pode influenciar a reprodução humana.
Outro mostra que comer muito inhame pode aumentar as chances de ter gêmeos também. Os nutrientes podem suportar hormônios que ajudam o corpo a liberar mais de um óvulo por vez.
Gravidezes anteriores
Você já tem um filho que quer ser irmão ou irmã mais velho? Ele ou ela pode ser o motivo pelo qual você acaba tendo gêmeos. Está certo! Algo chamado de “alta paridade” - que basicamente significa gestações anteriores - pode aumentar suas chances. Eles porque não está totalmente claro, mas pode ser simplesmente porque, a cada gravidez, você fica um pouco mais velha.
E se você já tem gêmeos fraternos, você tem uma chance cinco vezes maior de ter múltiplos novamente, de acordo com a Associação de Nascimento de Gêmeos e Múltiplos no Reino Unido (embora não tenhamos sido capazes de confirmar essa estatística em outro lugar). Se for verdade, é uma grande rodada de bônus!
Ter gêmeos com tratamentos de fertilidade
Se você está familiarizado com a tecnologia reprodutiva artificial (ART), fertilização in vitro (FIV) e outros tratamentos de fertilidade - como inseminação intra-utero (IUI) - você já deve saber que gêmeos são uma possibilidade elevada.
IUI
Embora o procedimento de IUI em si não aumente suas chances de ter gêmeos, certas drogas associadas a ele podem. Citrato de clomifeno (Clomid) e letrozol (Femara) são medicamentos que estimulam a ovulação.
Ambas as drogas são frequentemente administradas em ciclos de IUI e podem ajudar o corpo a produzir vários óvulos que podem ser liberados ao mesmo tempo. Se dois (ou mais) são fertilizados e implantados, gêmeos são uma possibilidade.
Em um, a taxa de gêmeos com Clomid era de 7,4 por cento. Femara teve uma taxa inferior de apenas 3,4 por cento. Esses números podem não parecer altos, mas ainda são um pouco maiores do que a chance de conceber gêmeos naturalmente.
E tem mais. As gonadotrofinas, como o hormônio folículo estimulante (FSH), estimulam o crescimento dos folículos do ovo. Esses medicamentos injetáveis também são usados com frequência em IUI e outros tratamentos de fertilidade, e a taxa de gêmeos durante o uso desses medicamentos é de 30%.
FIV
As drogas também fazem parte da FIV. Mas um dos principais fatores que aumentam suas chances de gêmeos com essa tecnologia reprodutiva é o número de embriões que você decide transferir. Alguns casais optam por transferir apenas um. Embora o único embrião possa se dividir e se transformar em gêmeos idênticos, isso não é muito provável.
O cenário mais provável é em relação a gêmeos fraternos. Se você transferir dois (ou mais) embriões e ambos se implantarem e se desenvolverem com sucesso, gêmeos (ou mais!) Estão a caminho.
A taxa de gestações gemelares com FIV com embriões frescos é para mulheres com menos de 35 anos e para mulheres com idades entre 35 e 37. As chances diminuem com a idade (ao contrário da concepção natural de gêmeos), já que mulheres de 38 a 40 anos têm apenas uma taxa de gêmeos. E para aqueles com 43 anos ou mais, a taxa é justa.
E considere o seguinte: alguns casais podem optar por transferir dois embriões durante a fertilização in vitro. Digamos que um desses embriões se divida e os três se implantem no útero. O resultado seria trigêmeos - dois gêmeos idênticos e um irmão fraternal.
Como aumentar suas chances
Comecemos pelo princípio: antes de começar a marcar creches de gêmeos fofos no painel do Pinterest, entenda que a gravidez de gêmeos nem sempre é divertida e (chá de bebê). Estar grávida de múltiplos pode trazer certas complicações e irá automaticamente colocá-la na classificação de “alto risco” com seu médico ou parteira.
Por exemplo, gêmeos têm 12 vezes mais probabilidade do que bebês solteiros de nascerem cedo. E eles têm 16 vezes mais probabilidade de ter baixo peso ao nascer. Não só isso, mas as mulheres grávidas de gêmeos também têm um risco maior de desenvolver pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.
Tudo isso não quer dizer que você não pode ter uma gravidez totalmente saudável com dois bebês. Significa apenas que talvez você precise ser monitorado um pouco mais de perto.
Além dos riscos, muitos dos fatores que aumentam as chances de ter gêmeos não estão exatamente sob seu controle. Então, embora você possa escolher comer mais laticínios e inhames, você não pode exatamente mudar sua altura, raça ou história familiar de nascimentos múltiplos. Ganhar peso propositalmente antes da gravidez também não é necessariamente uma boa ideia.
E se você está apostando em ter filhos tarde na vida para aumentar suas chances de ter gêmeos, entenda que com a idade vem a fertilidade reduzida e mais chances de anormalidades cromossômicas.
Se você ainda está preso à ideia de dois, a tecnologia reprodutiva pode lhe dar mais controle. Mas os especialistas atualmente recomendam a transferência de mulheres mais jovens apenas por ciclo de fertilização in vitro para obter o melhor resultado.
Os medicamentos que aumentam a ovulação usados sozinhos ou com IUI exigem receita médica e podem acarretar alguns riscos graves, como maior chance de hiperestimulação ovariana ou gravidez ectópica.
Medicamentos e procedimentos como a fertilização in vitro também são caros e normalmente reservados para casais que foram diagnosticados com infertilidade. Para mulheres com menos de 35 anos, infertilidade significa não engravidar com relações sexuais programadas no decorrer de um ano. E para mulheres com mais de 35 anos, esse período é reduzido para 6 meses.
Não estamos tentando ser uma Debbie Downer aqui. Converse com seu médico - especialmente seu endocrinologista reprodutivo se você estiver fazendo tratamentos de fertilidade - sobre gêmeos. Eles podem informá-lo sobre quaisquer riscos associados exclusivos para você e se fazer uma transferência de múltiplos embriões com FIV pode ser uma opção.
O takeaway
Infelizmente, não há nenhuma pílula especial que você possa tomar para garantir que você estará rolando um carrinho duplo pela vizinhança como um chefe. (Mas pensamos que você é um chefe de qualquer maneira.)
Isso não quer dizer que você não pode se divertir um pouco tentando aumentar suas chances comendo mais queijo e batata-doce frita ou cruzando os dedos sobre sua próxima IUI.
Certamente existem riscos e recompensas com gêmeos. Mas antes que você se empolgue muito com os sonhos, tente primeiro ansiar por ver o dobro ... com as linhas em seu teste de gravidez. Estamos enviando pó de bebê!