Autor: Morris Wright
Data De Criação: 26 Abril 2021
Data De Atualização: 14 Poderia 2024
Anonim
Qual é a diferença entre Chlorella e Spirulina? - Bem Estar
Qual é a diferença entre Chlorella e Spirulina? - Bem Estar

Contente

A clorela e a espirulina são formas de algas que vêm ganhando popularidade no mundo dos suplementos.

Ambos têm perfis nutricionais impressionantes e benefícios potenciais à saúde, como redução dos fatores de risco de doenças cardíacas e melhoria do controle do açúcar no sangue ().

Este artigo analisa as diferenças entre chlorella e spirulina e avalia se uma é mais saudável.

Diferenças entre chlorella e spirulina

A clorela e a espirulina são os suplementos de algas mais populares do mercado.

Embora ambos apresentem um perfil nutricional impressionante e benefícios de saúde semelhantes, eles têm várias diferenças.

A clorela tem mais gordura e calorias

A clorela e a espirulina fornecem vários nutrientes.

Uma porção de 1 onça (28 gramas) dessas algas contém o seguinte (2, 3):


ClorelaEspirulina
Calorias115 calorias81 calorias
Proteína16 gramas16 gramas
Carboidratos7 gramas7 gramas
Gordura3 gramas2 gramas
Vitamina A287% do valor diário (DV)3% do DV
Riboflavina (B2)71% do DV60% do DV
Tiamina (B1)32% do DV44% do DV
Folato7% do DV7% do DV
Magnésio22% do DV14% do DV
Ferro202% do DV44% do DV
Fósforo25% do DV3% do DV
Zinco133% do DV4% do DV
Cobre0% do DV85% do DV

Embora suas composições de proteínas, carboidratos e gorduras sejam muito semelhantes, suas diferenças nutricionais mais notáveis ​​residem em seus conteúdos de calorias, vitaminas e minerais.


A clorela é mais alta em:

  • calorias
  • Ácidos gordurosos de omega-3
  • provitamina A
  • riboflavina
  • magnésio
  • ferro
  • zinco

A espirulina tem menos calorias, mas ainda contém uma grande quantidade de:

  • riboflavina
  • tiamina
  • ferro
  • cobre

Chlorella contém níveis mais elevados de ácidos graxos ômega-3

A clorela e a espirulina contêm quantidades semelhantes de gordura, mas o tipo de gordura é muito diferente.

Ambas as algas são particularmente ricas em gorduras poliinsaturadas, especialmente ácidos graxos ômega-3 (, 5, 6, 7).

Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 são gorduras poliinsaturadas essenciais que são importantes para o crescimento celular adequado e o funcionamento do cérebro (8).

Eles são considerados essenciais porque seu corpo é incapaz de produzi-los. Portanto, você deve obtê-los em sua alimentação (8).

A ingestão de gorduras poliinsaturadas tem sido associada a um menor risco de doença cardíaca, particularmente quando substituída por gorduras saturadas (9,, 11, 12).


Os ácidos graxos ômega-3, em particular, estão associados a vários benefícios à saúde, incluindo redução da inflamação, melhora da saúde dos ossos e menor risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer (,,).

No entanto, você precisaria consumir grandes quantidades dessas algas para atender às suas necessidades diárias de ômega-3. As pessoas normalmente consomem apenas pequenas porções deles ().

Ambas as formas de algas contêm vários tipos de gorduras poliinsaturadas.

No entanto, um estudo que analisou o conteúdo de ácidos graxos dessas algas descobriu que chlorella contém mais ácidos graxos ômega-3, enquanto a espirulina é maior em ácidos graxos ômega-6 (5,).

Embora a chlorella ofereça algumas gorduras ômega-3, os suplementos de óleo de algas concentrados são a melhor opção para quem busca alternativas aos suplementos de ômega-3 de origem animal.

Ambos são ricos em antioxidantes

Além de seus altos níveis de gordura poliinsaturada, tanto a clorela quanto a espirulina são muito ricas em antioxidantes.

Estes são compostos que interagem e neutralizam os radicais livres em seu corpo para prevenir danos às células e tecidos ().

Em um estudo, 52 pessoas que fumaram cigarros foram suplementadas com 6,3 gramas de chlorella ou um placebo por 6 semanas.

Os participantes que receberam o suplemento experimentaram um aumento de 44% nos níveis de vitamina C no sangue e um aumento de 16% nos níveis de vitamina E. Ambas as vitaminas têm propriedades antioxidantes ().

Além disso, aqueles que receberam um suplemento de chlorella também mostraram uma diminuição significativa no dano ao DNA ().

Em outro estudo, 30 pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) consumiram 1 ou 2 gramas de espirulina diariamente por 60 dias.

Os participantes experimentaram um aumento de até 20% nos níveis sanguíneos da enzima antioxidante superóxido dismutase e um aumento de até 29% nos níveis de vitamina C. ()

Os níveis sanguíneos de um importante marcador de estresse oxidativo também diminuíram em até 36%. ()

A espirulina pode ser mais rica em proteínas

Civilizações tão antigas quanto os astecas usaram algas, como espirulina e chlorella, como alimento ().

Devido ao seu alto teor de proteínas, a NASA tem usado a espirulina como suplemento dietético para seus astronautas durante missões espaciais (19).

Atualmente, os cientistas estão investigando a chlorella como uma fonte alimentar nutritiva e potencialmente rica em proteínas para missões mais longas no espaço (20, 22).

A proteína encontrada na espirulina e na clorela contém todos os aminoácidos essenciais e seu corpo a absorve facilmente (, 24, 25).

Embora a clorela e a espirulina contenham grandes quantidades de proteína, estudos indicam que algumas cepas de espirulina podem conter até 10% mais proteína do que a clorela (,,,).

RESUMO

A clorela é rica em ácidos graxos ômega-3, vitamina A, riboflavina, ferro e zinco. A espirulina contém mais tiamina, cobre e possivelmente mais proteínas.

Ambos podem beneficiar o controle do açúcar no sangue

Numerosos estudos demonstraram que tanto a clorela quanto a espirulina podem beneficiar o controle do açúcar no sangue.

Não se sabe exatamente como isso funciona, mas vários estudos indicaram que a espirulina pode ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina em animais e humanos (, 30, 31).

A sensibilidade à insulina é uma medida de quão bem suas células respondem ao hormônio insulina, que leva a glicose (açúcar no sangue) para fora do sangue e para dentro das células, onde pode ser usada como energia.

Além disso, vários estudos em humanos descobriram que tomar suplementos de chlorella pode aumentar o controle do açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina.

Esses efeitos podem ser particularmente benéficos para aqueles com diabetes ou resistência à insulina (, 33,).

RESUMO

Algumas pesquisas mostram que a espirulina e a clorela podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina.

Ambos podem melhorar a saúde do coração

Estudos demonstraram que a clorela e a espirulina têm o potencial de melhorar a saúde do coração ao afetar a composição dos lipídios do sangue e os níveis de pressão arterial.

Em um estudo controlado de 4 semanas, 63 participantes que receberam 5 gramas de chlorella diariamente mostraram uma redução de 10% nos triglicerídeos totais, em comparação com um grupo de placebo ().

Além disso, esses participantes também experimentaram uma redução de 11% no colesterol LDL (mau) e um aumento de 4% no colesterol HDL (bom) ().

Em outro estudo, pessoas com pressão alta que tomaram suplementos de chlorella diariamente por 12 semanas tiveram leituras de pressão arterial significativamente mais baixas, em comparação com o grupo de placebo (36).

Da mesma forma que a clorela, a espirulina pode beneficiar seu perfil de colesterol e pressão arterial.

Um estudo de 3 meses em 52 pessoas com colesterol alto descobriu que tomar 1 grama de espirulina por dia reduziu os triglicerídeos em cerca de 16% e o colesterol LDL (ruim) em cerca de 10% ().

Em outro estudo, 36 participantes com pressão alta experimentaram uma redução de 6–8% nos níveis de pressão arterial após tomar 4,5 gramas de espirulina por dia durante 6 semanas ().

RESUMO

Estudos descobriram que tanto a clorela quanto a espirulina podem ajudar a melhorar o perfil do colesterol e reduzir os níveis de pressão arterial.

Qual é mais saudável?

Ambas as formas de algas contêm grandes quantidades de nutrientes. No entanto, a chlorella é mais rica em ácidos graxos ômega-3, vitamina A, riboflavina, ferro, magnésio e zinco.

Embora a espirulina possa ser um pouco mais alta em proteínas, alguns estudos sugerem que o conteúdo de proteína em chlorella é comparável (,,).

Os altos níveis de gorduras poliinsaturadas, antioxidantes e outras vitaminas presentes na chlorella fornecem uma ligeira vantagem nutricional sobre a espirulina.

No entanto, ambos oferecem seus próprios benefícios exclusivos. Um não é necessariamente melhor que o outro.

Como acontece com todos os suplementos, é melhor conversar com seu médico antes de tomar espirulina ou clorela, especialmente em altas doses.

Isso é particularmente importante porque eles podem interagir com certos medicamentos, como anticoagulantes (,).

Além do mais, a espirulina e a clorela podem não ser adequadas para pessoas com certas doenças autoimunes.

Se você tiver uma doença auto-imune, converse com seu médico antes de adicionar clorela ou espirulina em sua dieta (40).

Além disso, os consumidores só devem comprar suplementos de marcas confiáveis ​​que tenham sido testadas por terceiros para garantir a segurança.

RESUMO

Enquanto a chlorella e a spirulina são ricas em proteínas, nutrientes e antioxidantes, a chlorella tem uma ligeira vantagem nutricional sobre a spirulina.

No entanto, ambos são ótimas escolhas.

O resultado final

A clorela e a espirulina são formas de algas altamente nutritivas e seguras para comer pela maioria das pessoas.

Eles estão associados a muitos benefícios para a saúde, incluindo redução dos fatores de risco para doenças cardíacas e melhor gerenciamento do açúcar no sangue.

Embora a chlorella seja ligeiramente mais elevada em alguns nutrientes, você não pode errar com nenhum deles.

Mais Detalhes

Perguntamos aos consultores do sono como sobreviver aos dias do recém-nascido

Perguntamos aos consultores do sono como sobreviver aos dias do recém-nascido

iga o que fazer e não fazer para que você não eja um zumbi completo.Ilutração de Ruth BaagoitiaÉ a ruína da vida de cada novo pai: a batalha para dormir o uficiente....
Alergia à aveia: sintomas, causas e tratamento

Alergia à aveia: sintomas, causas e tratamento

e você começar a ficar manchado ou com o nariz ecorrendo depoi de comer uma tigela de mingau de aveia, você pode er alérgico ou enível a uma proteína encontrada na aveia....