Os sintomas de alergia mais comuns a serem observados, divididos por temporada
Contente
- Os alérgenos mais comuns discriminados por temporada
- Os sintomas de alergia mais comuns
- Sintomas de rinite alérgica:
- Sintomas asmáticos:
- Outros sintomas potenciais de alergia:
- Diagnóstico de sintomas de alergia
- Tratamento de sintomas de alergia
- Revisão para
Quando seus olhos coçam tanto que estão inchando como um par de balões rosa, você está espirrando tanto que as pessoas ao seu redor desistem de dizer "Deus te abençoe" e sua lata de lixo está transbordando de lenços de papel, é aí que você conhece a alergia a temporada começou oficialmente.
Mais de 50 milhões de americanos lidam com alergias (também conhecida como "febre do feno") todos os anos, de acordo com o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia. E embora você possa associar fungadelas com coceira ao início da primavera, tecnicamente cada a estação é a estação das alergias. A questão de quando tu os sintomas de alergia dependerão do que você realmente é alérgico. (Aliás, as alergias alimentares são uma coisa totalmente diferente - veja como saber se você realmente tem uma alergia alimentar.)
Existem dois tipos de alérgenos: alérgenos perenes - também conhecidos como infratores o ano todo - e alergias sazonais que aparecem em certos meses, explica a alergista pediátrica e adulta certificada, Katie Marks-Cogan, MD, cofundadora e alergista-chefe da Ready , Set, Food !. Os alérgenos perenes incluem mofo, ácaros e pêlos de animais. Os alérgenos sazonais, por outro lado, giram em torno do pólen - mais comumente, pólen de árvores, grama e pólen de tasneira.
No entanto, as temporadas de alergia não seguem necessariamente um calendário, especialmente agora que a mudança climática distorceu seus horários de início e fim nos últimos anos. Dias excepcionalmente quentes podem aumentar a quantidade de pólen que está sendo produzida, estendendo assim a duração das estações do pólen. O clima mais quente também pode aumentar os efeitos do "priming", um fenômeno que se refere à resposta nasal aos alérgenos, explica o Dr. Marks-Cogan. Basicamente, temperaturas mais altas podem fazer com que o pólen se torne mais potente, também conhecido como mais alergênico, prolongando, portanto, os sintomas da alergia, diz ela.
Os alérgenos mais comuns discriminados por temporada
Os sintomas de alergia da primavera geralmente começam no final de março ou no início de abril. Esses tipos de alergia são classificados como alergias de "árvores", com freixo, bétula, carvalho e oliveiras entre os tipos mais comuns que liberam pólen durante esse período, explica o Dr. Marks-Cogan. O final da primavera - começando em maio e durando até os meses de verão - é quando os alérgenos da grama começam a causar estragos, acrescenta ela. Exemplos comuns de alérgenos de grama incluem Timothy (grama do prado), Johnson (erva daninha) e Bermuda (grama).
Os sintomas da alergia no verão começam a aparecer em julho e duram normalmente até agosto, diz o Dr. Marks-Cogan. Durante este período, fique atento aos sintomas de alergia de verão causados por alérgenos de ervas daninhas como a banana-da-terra (hastes de flores geralmente encontradas brotando em gramados, campos e entre as rachaduras do pavimento) e artemísia (um arbusto aromático que cresce em desertos frios e montanhosos áreas), acrescenta ela.
Após o verão, o final do outono marca o início da temporada de alergia à ambrósia, explica o Dr. Marks-Cogan. Os sintomas da alergia à ambrósia geralmente começam em agosto e continuam ao longo de novembro, diz ela. (Este é o seu guia infalível para superar os sintomas de alergia de outono.)
Por último, mas não menos importante, as alergias de inverno são mais comumente causadas por alérgenos internos, como ácaros, pêlos de animais, alérgenos de baratas e esporos de mofo, explica o Dr. Marks-Cogan. Tecnicamente, esses alérgenos podem afetar você durante todo o ano, mas a maioria das pessoas luta contra eles durante os meses de inverno porque passam muito tempo dentro de casa e recebem menos ar fresco, diz ela.
Os sintomas de alergia mais comuns
Os alérgenos podem causar uma série de sintomas, desde sintomas de rinite alérgica - semelhantes aos sinais e sintomas de um resfriado - a sintomas asmáticos (relacionados à respiração) e inchaço. Aqui estão os sintomas de alergia mais comuns que você pode sentir:
Sintomas de rinite alérgica:
- Nariz a pingar
- Nariz entupido
- Nariz coçando
- Espirros
- Olhos lacrimejantes / coceira
- Gotejamento pós-nasal
- Tosse
- Fadiga
- Inchaço embaixo dos olhos
Sintomas asmáticos:
- Respiração ofegante
- Aperto no peito
- Falta de ar
Outros sintomas potenciais de alergia:
- Urticária
- Inchaço de partes do corpo, como pálpebras
Diagnóstico de sintomas de alergia
Tecnicamente, um diagnóstico de alergia ~ oficial ~ envolve um exame extremamente completo de seu histórico médico, seguido por uma série de testes, diz Purvi Parikh, M.D., um alergista da Allergy & Asthma Network. Mas tenha em mente: é possível testar positivo para um determinado alérgeno e nunca apresentar sintomas de alergia associados a esse alérgeno, pelo menos que você saiba, observa o Dr. Parikh. Ou seja, cabe ao seu alergista ser um "detetive", por assim dizer, que pode "juntar todas as pistas da história do paciente", acrescenta o Dr. Marks-Cogan.
Depois que seu alergista anotar seu histórico, ele realizará um teste cutâneo em consultório (também conhecido como teste de arranhão) para confirmar se você tem alergias sazonais, explica o Dr. Marks-Cogan. Este teste envolve coçar suavemente a pele e administrar uma gota de alérgenos comuns para ver quais (se houver) causam uma reação em seu corpo, diz ela. Em alguns casos, um alergista pode fazer um teste cutâneo intradérmico, caso em que um alérgeno é injetado sob a pele e o local é monitorado para uma reação, acrescenta o Dr. Marks-Cogan. Se por algum motivo o teste cutâneo não puder ser realizado, um exame de sangue também pode ser uma opção, explica ela. (Relacionado: 5 sinais de que você pode ser alérgico ao álcool)
Também é importante notar que, como os sintomas de alergia comuns tendem a se sobrepor aos sintomas do resfriado comum, as pessoas às vezes confundem os dois. No entanto, existem algumas diferenças importantes que o ajudarão a identificar o que são sintomas de resfriado e alergia. Para começar, um resfriado normalmente não dura mais de duas semanas, enquanto os sintomas de alergia podem durar semanas, meses e até o ano todo para alguns, explica o Dr. Marks-Cogan. Além do mais, resfriados podem causar febre, dores no corpo e dor de garganta, enquanto os sintomas de alergia mais proeminentes são espirros e coceira, ela acrescenta.
Tratamento de sintomas de alergia
Quando você está no meio de sintomas de alergia, como coceira e congestão, pode parecer que a temporada de alergias nunca vai acabar (e, infelizmente, para alguns, realmente não termina). A boa notícia é que o alívio é possível por meio de medidas de evitação, controle do que você pode em seu ambiente, remédios para alergia e muito mais. O primeiro passo é identificar seus sintomas de alergia; a segunda é agir de acordo.
Por exemplo, se você estiver apresentando sintomas de alergia nos olhos - coceira, olho seco, etc. - os colírios anti-histamínicos são eficazes, sugere o Dr. Parikh. Sprays nasais de esteróides ou sprays nasais de anti-histamínicos, por outro lado, podem ajudar a reduzir os sintomas de alergia, como inchaço e acúmulo de muco, explica ela. Pacientes com asma podem receber prescrição de inaladores e / ou medicamentos injetáveis, acrescenta ela. (Veja como os probióticos também podem ajudar com certas alergias sazonais.)
Existem também muitas táticas de controle de danos que você pode usar para evitar sintomas de alergia em sua casa. Por exemplo, se você luta contra os sintomas de alergia ao pólen, o Dr. Marks-Cogan sugere manter as janelas fechadas quando os níveis de pólen estão mais altos: durante as noites na primavera e no verão e nas manhãs durante o final do verão e início do outono.
Outra maneira fácil de evitar a entrada de alérgenos externos: troque de roupa assim que chegar em casa, jogue-as na lavanderia e entre no chuveiro, especialmente antes de dormir, sugere o Dr. Marks-Cogan. “O pólen é pegajoso”, explica ela. "Pode grudar no cabelo e depois no travesseiro, o que significa que você vai respirar a noite toda."
Resumindo: os sintomas de alergia são irritantes, mas com a abordagem certa, eles podem ser toleráveis. Se você ainda está lutando contra os sintomas de alergia, não hesite em falar com seu médico para discutir as melhores maneiras de tratar suas alergias específicas.