Bronquite crônica
Contente
- Resumo
- O que é bronquite crônica?
- O que causa bronquite crônica?
- Quem corre risco de bronquite crônica?
- Quais são os sintomas da bronquite crônica?
- Como a bronquite crônica é diagnosticada?
- Quais são os tratamentos para bronquite crônica?
- A bronquite crônica pode ser prevenida?
Resumo
O que é bronquite crônica?
A bronquite crônica é um tipo de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). A DPOC é um grupo de doenças pulmonares que tornam a respiração difícil e pioram com o tempo. O outro tipo principal de DPOC é o enfisema. A maioria das pessoas com DPOC tem enfisema e bronquite crônica, mas a gravidade de cada tipo pode variar de pessoa para pessoa.
A bronquite crônica é a inflamação (inchaço) e irritação dos brônquios. Esses tubos são as vias aéreas que transportam o ar de e para as bolsas de ar nos pulmões. A irritação dos tubos faz com que o muco se acumule. Esse muco e o inchaço dos tubos tornam mais difícil para os pulmões moverem o oxigênio e o dióxido de carbono para fora do corpo.
O que causa bronquite crônica?
A causa da bronquite crônica geralmente é a exposição prolongada a irritantes que danificam os pulmões e as vias respiratórias. Nos Estados Unidos, a fumaça do cigarro é a principal causa. Cachimbo, charuto e outros tipos de fumaça de tabaco também podem causar bronquite crônica, especialmente se você os inalar.
A exposição a outros irritantes inalados pode contribuir para a bronquite crônica. Isso inclui fumo passivo, poluição do ar e vapores químicos ou poeiras do ambiente ou local de trabalho.
Raramente, uma condição genética chamada deficiência de alfa-1 antitripsina pode desempenhar um papel na causa da bronquite crônica.
Quem corre risco de bronquite crônica?
Os fatores de risco para bronquite crônica incluem
- Fumando. Este é o principal fator de risco. Até 75% das pessoas com bronquite crônica fumam ou costumavam fumar.
- Exposição de longo prazo a outros irritantes pulmonares, como fumo passivo, poluição do ar e fumos e poeiras químicas do ambiente ou local de trabalho.
- Era. A maioria das pessoas com bronquite crônica tem pelo menos 40 anos quando os sintomas começam.
- Genética. Isso inclui a deficiência de alfa-1 antitripsina, que é uma condição genética. Além disso, os fumantes que contraem bronquite crônica têm maior probabilidade de contraí-la se tiverem histórico familiar de DPOC.
Quais são os sintomas da bronquite crônica?
No início, você pode não apresentar sintomas ou apresentar apenas sintomas leves. Conforme a doença piora, seus sintomas geralmente se tornam mais graves. Eles podem incluir
- Tosse frequente ou tosse que produz muito muco
- Respiração ofegante
- Um assobio ou som estridente quando você respira
- Falta de ar, especialmente com atividade física
- Aperto no peito
Algumas pessoas com bronquite crônica têm infecções respiratórias frequentes, como resfriados e gripes. Em casos graves, a bronquite crônica pode causar perda de peso, fraqueza nos músculos inferiores e inchaço nos tornozelos, pés ou pernas.
Como a bronquite crônica é diagnosticada?
Para fazer um diagnóstico, seu médico
- Perguntará sobre seu histórico médico e histórico familiar
- Irá perguntar sobre seus sintomas
- Pode fazer testes de laboratório, como testes de função pulmonar, uma radiografia de tórax ou tomografia computadorizada e exames de sangue
Quais são os tratamentos para bronquite crônica?
Não há cura para a bronquite crônica. No entanto, os tratamentos podem ajudar com os sintomas, retardar o progresso da doença e melhorar sua capacidade de permanecer ativo. Também existem tratamentos para prevenir ou tratar as complicações da doença. Os tratamentos incluem
- Mudancas de estilo de vida, tal como
- Parar de fumar se for fumante. Esta é a etapa mais importante que você pode realizar para tratar a bronquite crônica.
- Evitar o fumo passivo e locais onde você possa respirar outros irritantes pulmonares
- Peça ao seu médico um plano alimentar que atenda às suas necessidades nutricionais. Também pergunte sobre quanta atividade física você pode fazer. A atividade física pode fortalecer os músculos que ajudam a respirar e melhorar seu bem-estar geral.
- Medicação, tal como
- Broncodilatadores, que relaxam os músculos ao redor das vias respiratórias. Isso ajuda a abrir suas vias respiratórias e torna a respiração mais fácil. A maioria dos broncodilatadores é administrada por meio de um inalador. Em casos mais graves, o inalador também pode conter esteróides para reduzir a inflamação.
- Vacinas para gripe e pneumonia pneumocócica, já que pessoas com bronquite crônica têm maior risco de ter problemas graves com essas doenças.
- Antibióticos se você pegar uma infecção pulmonar bacteriana ou viral
- Terapia de oxigênio, se você tem bronquite crônica grave e baixos níveis de oxigênio no sangue. A oxigenoterapia pode ajudá-lo a respirar melhor. Você pode precisar de oxigênio extra o tempo todo ou apenas em determinados momentos.
- Reabilitação pulmonar, que é um programa que ajuda a melhorar o bem-estar das pessoas com problemas respiratórios crônicos. Pode incluir
- Um programa de exercícios
- Treinamento de gerenciamento de doenças
- Aconselhamento nutricional
- Aconselhamento psicológico
- Um transplante de pulmão, como último recurso para pessoas que apresentam sintomas graves que não melhoraram com medicamentos
Se você tem bronquite crônica, é importante saber quando e onde obter ajuda para seus sintomas. Você deve obter atendimento de emergência se tiver sintomas graves, como dificuldade para respirar ou falar. Ligue para o seu médico se seus sintomas estiverem piorando ou se você tiver sinais de uma infecção, como febre.
A bronquite crônica pode ser prevenida?
Como fumar causa a maioria dos casos de bronquite crônica, a melhor maneira de prevenir é não fumar. Também é importante tentar evitar irritantes pulmonares, como fumo passivo, poluição do ar, vapores químicos e poeiras.
NIH: National Heart, Lung, and Blood Institute