Fissura labial e palatina

Contente
Resumo
Fenda labial e fenda palatina são defeitos de nascença que ocorrem quando o lábio ou a boca do bebê não se formam corretamente. Eles acontecem no início da gravidez. Um bebê pode ter lábio leporino, fenda palatina ou ambos.
Uma fenda labial ocorre se o tecido que compõe o lábio não se junta completamente antes do nascimento. Isso causa uma abertura no lábio superior. A abertura pode ser uma pequena fenda ou uma grande abertura que vai do lábio até o nariz. Pode ser em um ou ambos os lados do lábio ou, raramente, no meio do lábio.
Crianças com lábio leporino também podem ter fenda palatina. O céu da boca é chamado de "palato". Com a fenda palatina, o tecido que compõe o céu da boca não se junta corretamente. Os bebês podem ter as partes anterior e posterior do palato abertas ou podem ter apenas uma parte aberta.
Crianças com lábio leporino ou fenda palatina geralmente têm problemas para se alimentar e falar. Eles também podem ter infecções de ouvido, perda de audição e problemas com os dentes.
Freqüentemente, a cirurgia pode fechar o lábio e o palato. A cirurgia de fenda labial geralmente é feita antes dos 12 meses de idade, e a cirurgia de fenda palatina antes dos 18 meses. Muitas crianças têm outras complicações. Eles podem precisar de cirurgias adicionais, cuidados dentários e ortodônticos e terapia da fala à medida que envelhecem. Com o tratamento, a maioria das crianças com fissuras passa bem e leva uma vida saudável.
Centros de Controle e Prevenção de Doenças