Autor: John Pratt
Data De Criação: 15 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 26 Setembro 2024
Anonim
Ducto entupido
Vídeo: Ducto entupido

Contente

Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.

Todas as sessões noturnas de alimentação, ingurgitamento, extração de leite, vazamentos e muito mais. Você provavelmente pensou que já tinha ouvido tudo quando se trata das alegrias de amamentar seu bebê. (Sim, também existem alguns momentos incríveis e doces!)

E então você sente um caroço duro e dolorido. O que é isso? Pode ser um duto de leite entupido. Mas não surte ainda - você pode realmente limpar o entupimento em casa e voltar à sua rotina normal rapidamente.

Claro, sempre é possível que o caroço esteja progredindo para algo mais sério, como mastite. Vamos dar uma olhada no que você precisa ficar atento quando se trata de um duto de leite entupido e quando você deve consultar o seu médico.


Sintomas de um duto de leite entupido

Os dutos de leite entupidos ou obstruídos acontecem quando um duto de leite em sua mama fica bloqueado ou tem uma drenagem deficiente. Você pode ter um se seu seio não for completamente esvaziado após a mamada, se seu bebê pular uma mamada ou se você estiver sob estresse - o que muitas novas mães estão, se formos honestos.

Os sintomas podem surgir lentamente e geralmente afetam apenas uma das mamas. Você pode experimentar:

  • um caroço em uma área de seu peito
  • ingurgitamento ao redor do caroço
  • dor ou inchaço perto do caroço
  • desconforto que diminui após a alimentação / bombeamento
  • dor durante a queda
  • tampão / bolha de leite (bolha) na abertura de seu mamilo
  • movimento do caroço ao longo do tempo

Também é comum ver uma diminuição temporária em seu estoque quando você tem um entupimento. Você pode até ver leite espesso ou gorduroso ao extrair - ele pode ter a aparência de cordões ou grãos.

Relacionado: Como aumentar o suprimento de leite ao bombear

Como pode ficar mais sério

Aqui está a verdadeira chatice: se você não fizer nada, o entupimento provavelmente não se consertará. Em vez disso, pode progredir para uma infecção chamada mastite. Observe que a febre não é um sintoma que você experimentará com um duto de leite entupido. Se você tiver dor e outros sintomas acompanhados de febre, pode estar com uma infecção.


Os sintomas de mastite podem surgir repentinamente e incluem:

  • febre de 101 ° F (38,3 ° C) ou superior
  • sintomas semelhantes aos da gripe (calafrios e dores no corpo)
  • calor, inchaço e sensibilidade em todo o seio
  • caroço mamário ou tecido mamário engrossado
  • sensação de queimação e / ou desconforto durante a amamentação / bombeamento
  • vermelhidão na pele afetada (pode ser em forma de cunha)

A mastite afeta até 1 em cada 10 mulheres que amamentam, então você está longe de estar sozinha. Se você já teve isso antes, é mais provável que consiga de novo. A mastite não tratada pode causar acúmulo de pus - um abcesso - que requer drenagem cirúrgica.

Causas de um duto de leite entupido

Novamente, a causa raiz dos dutos de leite obstruídos geralmente é algo que impede a drenagem total da mama. Isso pode ser qualquer coisa, desde pressão em seu peito por causa de um sutiã esportivo muito apertado ou mamadas que são muito raras.

Dutos entupidos e mastite podem até ser causados ​​pela maneira como você alimenta seu bebê. Por exemplo, se seu bebê gosta de um seio em vez de outro, isso pode causar obstruções no seio usado com menos frequência. Problemas de travamento e problemas de sucção são outras situações que podem promover uma reserva de leite.


Existem também alguns fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de você desenvolver dutos obstruídos e mastite:

  • história de mastite durante a amamentação
  • pele rachada nos mamilos
  • dieta inadequada
  • fumar
  • estresse e fadiga

Relacionado: O que comer durante a amamentação

E se você não estiver amamentando?

Muitas das informações que você encontrará sobre dutos entupidos e mastite giram em torno de mulheres que amamentam. Mas, ocasionalmente, você pode ter essas condições - ou semelhantes - mesmo se não estiver amamentando um bebê.

  • Mastite periductal é a mastite que ocorre sem lactação. Esta condição é e geralmente afeta mulheres durante seus anos reprodutivos. Os sintomas são semelhantes aos da mastite da lactação e podem ser causados ​​por coisas como tabagismo, infecção bacteriana, pele quebrada no mamilo e fístulas mamárias.
  • Ectasia do ducto mamário é uma condição que afeta principalmente mulheres entre 45 e 55 anos. O ducto de leite se alarga, engrossando as paredes do duto e enchendo-as de um líquido que pode se tornar espesso e pegajoso. Eventualmente, isso pode levar a secreção, dor e sensibilidade e mastite periductal.
  • A mastite também pode afetar homens em muito. Por exemplo, mastite granulomatosa é uma forma crônica de mastite que afeta homens e mulheres. Seus sintomas são semelhantes aos do câncer de mama e incluem uma massa firme (abcesso) na mama e inchaço.

Tratando um duto de leite entupido

Pare, solte e role. Não mesmo. Ao primeiro sinal de um duto entupido, você pode começar a trabalhar no problema.

Um dos tratamentos mais eficazes é a massagem, especialmente enquanto você está alimentando ou bombeando. Para massagear, comece na parte externa da mama e aplique pressão com os dedos enquanto se move em direção ao tampão. Também pode ajudar massagear enquanto você está no chuveiro ou no banho.

Outras dicas para limpar uma obstrução:

  • Continue amamentando. A ideia é continuar drenando a mama com frequência.
  • Comece a amamentar com a mama afetada para garantir que ela receba mais atenção. Os bebês tendem a sugar com mais força no primeiro seio que lhes é oferecido (porque estão com mais fome).
  • Considere mergulhar o peito em uma tigela com água morna e, em seguida, massagear a obstrução.
  • Tente mudar as posições que você usa para amamentar. Às vezes, mover-se permite a sucção do bebê durante a alimentação para alcançar melhor a obstrução.

Se você desenvolver mastite, é provável que precise de antibióticos para tratar a infecção.

  • Os medicamentos podem ser administrados por um período de 10 dias. Certifique-se de tomar todos os medicamentos de acordo com as instruções para evitar a recorrência da mastite. Verifique com seu médico se os sintomas continuarem depois de terminar seus medicamentos.
  • Os analgésicos de venda livre também podem ajudar com o desconforto e a inflamação do tecido mamário. Seu médico pode sugerir que você tome Tylenol (acetaminofeno) ou Advil / Motrin (ibuprofeno).

Quando ver um médico

Vermelhidão ou sensação de hematoma na mama podem durar uma semana ou um pouco mais depois de você ter removido a obstrução ou tratado da mastite. Ainda assim, se você tiver dúvidas ou sentir que seu entupimento ou infecção não está sarando, marque uma consulta com seu médico. Em alguns casos, você pode precisar de outro curso de antibióticos ou ajuda adicional, como a drenagem de um abscesso.

Se os sintomas continuarem, seu médico pode sugerir uma mamografia, ultrassom ou biópsia para descartar câncer de mama inflamatório. Essa forma rara de câncer às vezes pode causar sintomas semelhantes aos da mastite, como inchaço e vermelhidão.

Prevenindo dutos de leite entupidos

Como os dutos entupidos geralmente são causados ​​por uma reserva de leite, você deve ter certeza de que está alimentando seu bebê ou bombeando com frequência. Os especialistas recomendam de 8 a 12 vezes ao dia, principalmente nos primeiros dias da amamentação.

Você também pode tentar:

  • massageando sua mama durante as sessões de alimentação / bombeamento para promover a drenagem
  • pular roupas apertadas ou sutiãs para dar aos seus seios algum espaço para respirar (roupas confortáveis ​​é o melhor, de qualquer forma!)
  • afrouxar as alças apertadas do portador de bebê (mesma ideia, mas obviamente certifique-se de que o bebê está seguro)
  • várias posições de amamentação de vez em quando para garantir que a sucção atinja todos os dutos
  • aplicar uma compressa quente / úmida antes de alimentar as áreas da mama que tendem a entupir
  • aplicar uma compressa fria nos seios após as sessões de alimentação
  • perguntando ao seu médico sobre suplementos de lecitina (algumas mulheres dizem que ajudam com problemas recorrentes)

Mamilos rachados e aberturas de dutos de leite podem fornecer uma entrada fácil para bactérias de sua pele ou boca do bebê entrarem em sua mama, levando à mastite. Portanto, certifique-se de manter seus seios limpos e secos e tente usar algo como creme de lanolina para proteger os mamilos rachados.

E embora possa parecer impossível - especialmente se você tiver um recém-nascido - cuide de si mesmo tanto quanto possível.

Peça ajuda, tire algumas sonecas ou vá para a cama cedo - mesmo se você souber que vai se alimentar algumas horas depois. Em geral, faça todos as coisas de autocuidado que ajudam a evitar a sensação de esgotamento.

Compre suplementos de lecitina e creme de lanolina online.

O resultado final

Dutos de leite entupidos podem ser desconfortáveis ​​e incômodos de lidar - mas continue assim. Normalmente, você deve conseguir limpar o plugue em casa sem desenvolver infecção ou precisar de outra intervenção.

Se a obstrução persistir, apesar de seus esforços por mais de 2 dias - ou se você descobrir que está tendo problemas frequentes -, marque uma consulta com um especialista em lactação (especialista em amamentação) ou com seu médico. Você pode alterar algumas coisas em sua rotina de alimentação para ajudar a drenar melhor os seios.

Se você desenvolver mastite, seu médico pode ajudar prescrevendo medicamentos e dando outras sugestões para evitar infecções futuras. E como a mastite pode voltar a ocorrer, consulte o médico assim que suspeitar que pode ter uma infecção, para que possa tratá-la imediatamente.

Nossas Publicações

O que você deve saber sobre a síndrome do ovário policístico (SOP) e a gravidez

O que você deve saber sobre a síndrome do ovário policístico (SOP) e a gravidez

A índrome do ovário policítico (OP) é ​​uma condição que afeta entre 6 e 15 por cento da mulhere em idade fértil. e você foi diagnoticado com OP, pode er mai di...
Diagnosticando a TVP com ultrassom: o que esperar

Diagnosticando a TVP com ultrassom: o que esperar

A tromboe venoa profunda (TVP) é um coágulo anguíneo que e forma em uma da veia profunda do corpo, geralmente em uma da perna. Um coágulo anguíneo que e forma em uma arté...