Disruptores endócrinos comuns ao seu redor - e o que você pode fazer a respeito deles
Contente
- O que torna essas substâncias tão prejudiciais?
- Como esses desreguladores endócrinos entram em nossos corpos?
- O que podemos fazer para nos proteger?
- E em nossas casas?
- Existem etapas que cada um de nós pode realizar em um nível mais amplo para tornar nossa comida e meio ambiente mais seguros?
- Revisão para
Quando você pensa em produtos químicos tóxicos, provavelmente imagina lodo verde acumulando-se fora das fábricas e resíduos nucleares - coisas prejudiciais com as quais você raramente se encontra. Apesar dessa mentalidade perdida, longe da mente, você provavelmente está encontrando substâncias químicas que podem afetar seus hormônios e a saúde todos os dias, diz Leonardo Trasande, MD, um importante cientista ambiental e diretor do Centro de NYU para a Investigação de Riscos Ambientais. Seu último livro, Sicker, Fatter, Poorer, é sobre os perigos dos desreguladores endócrinos, aqueles produtos químicos que desregulam os hormônios.
Aqui, o Dr. Trasande compartilha os fatos baseados em pesquisas que você precisa saber - além de como se proteger.
O que torna essas substâncias tão prejudiciais?
"Os hormônios são moléculas sinalizadoras naturais, e os produtos químicos que desregulam os hormônios sintéticos misturam esses sinais e contribuem para doenças e incapacidades. Sabemos de cerca de 1.000 produtos químicos sintéticos que fazem isso, mas a evidência é mais forte para quatro categorias deles: retardadores de chama usados em eletrônicos e móveis; pesticidas na agricultura; ftalatos em produtos de higiene pessoal, cosméticos e embalagens de alimentos; e bisfenóis, como o BPA, que são usados em latas de alumínio e recibos de papel térmico.
Esses produtos químicos podem ter consequências permanentes. Infertilidade masculina e feminina, endometriose, miomas, câncer de mama, obesidade, diabetes, déficits cognitivos e autismo têm sido direta ou indiretamente ligados a eles. "
Como esses desreguladores endócrinos entram em nossos corpos?
"Nós os absorvemos pela pele. Eles estão na poeira, então os inalamos. E ingerimos uma quantidade substancial deles. Pegue os pesticidas - estudos mostram que temos a maior exposição a eles por meio de produtos. Mas também os ingerimos quando comemos certas carnes e aves porque os animais consumiram alimentos que foram pulverizados com pesticidas. Até ingerimos retardadores de chama em carpetes, eletrônicos e móveis quando inadvertidamente colocamos a mão na boca enquanto trabalhamos em nosso computador, por exemplo. " (Relacionado: Os produtos químicos nocivos ocultos em suas roupas de treino)
O que podemos fazer para nos proteger?
"É muito importante se concentrar nas maneiras simples de limitar sua exposição:
- Coma produtos orgânicos. Isso significa frutas e vegetais, mas também leite, queijo, carne, aves, arroz e macarrão. Estudos sugerem que comer alimentos orgânicos pode reduzir substancialmente os níveis de pesticidas em alguns dias.
- Limite o uso de plástico - especialmente qualquer coisa com os números 3 (ftalatos), 6 (estireno, um conhecido cancerígeno) e 7 (bisfenóis) na parte inferior. Use recipientes de vidro ou aço inoxidável sempre que possível. Se você usar plástico, nunca coloque-o no microondas ou na lava-louças, pois o calor pode fazer com que ele se decomponha microscopicamente, de modo que os alimentos irão absorver os produtos químicos.
- Com produtos enlatados, esteja ciente de que qualquer coisa rotulada como “livre de BPA” não significa livre de bisfenol. Uma substituição do BPA, BPS, é potencialmente prejudicial. Em vez disso, procure produtos que digam "sem bisfenol".
- Lave as mãos depois de tocar nos recibos de papel. Melhor ainda, envie os recibos por e-mail para você, para que não os lide de forma alguma. "
E em nossas casas?
"Limpe o chão com um esfregão úmido e use um filtro HEPA ao aspirar para ajudar a eliminar a poeira que contém esses produtos químicos. Abra as janelas para dispersá-los. Com retardantes de chama em móveis, a maior exposição ocorre quando o estofamento está rasgado. Se o seu se rasgar, conserte ou livre-se dele. Ao comprar um novo, procure fibras como lã, que são naturalmente retardantes de chamas. E escolha roupas justas, que são consideradas menos perigosas para o fogo do que estilos mais folgados e, portanto, provavelmente não tenham sido tratadas com retardantes de chama . "
Existem etapas que cada um de nós pode realizar em um nível mais amplo para tornar nossa comida e meio ambiente mais seguros?
"Já vimos muito progresso. Pense no movimento livre de BPA. Mais recentemente, reduzimos as substâncias perfluoroquímicas, que são usadas em embalagens de alimentos e utensílios de cozinha antiaderentes. Esses exemplos são impulsionados pelo ativismo do consumidor. Você pode fazer mudanças acontecem com sua voz - e carteira. "
Shape Magazine, edição de abril de 2020