Cisto conjuntival
![Exérese de Cisto Conjuntival - Dr Álvaro Sá](https://i.ytimg.com/vi/mPPasgUxkxA/hqdefault.jpg)
Contente
- O que é um cisto conjuntival?
- Quais são os sintomas de um cisto conjuntival?
- O que causa cistos conjuntivais?
- Como é diagnosticado um cisto conjuntival?
- Como são tratados os cistos conjuntivais?
- Quais são as perspectivas?
O que é um cisto conjuntival?
Um cisto conjuntival é um cisto na conjuntiva do seu olho. A conjuntiva é aquela membrana transparente que cobre a parte branca do seu olho. Também alinha o interior das pálpebras. Tem duas funções principais:
- mantendo o olho lubrificado com lágrimas e muco
- impedindo que germes entrem em seu olho
Sua conjuntiva é especialmente vulnerável a lesões porque está no olho externo. Qualquer tipo de golpe no olho ou irritação pode causar um cisto conjuntival. Este é um saco cheio de líquido, mas às vezes pode parecer mais uma massa sólida.
Leia para saber mais sobre cistos conjuntivais, incluindo como reconhecê-los e se eles precisam de tratamento.
Quais são os sintomas de um cisto conjuntival?
Os cistos conjuntivais nem sempre causam sintomas, especialmente quando são muito pequenos.
À medida que crescem, vários sintomas podem ocorrer, incluindo:
- a sensação de que algo está preso no seu olho
- pálpebra inchada
- problemas para fechar os olhos
Se o cisto dificultar o fechamento dos olhos, você também poderá perceber:
- secura
- rasgando
- coceira
- uma sensação de queimação
O que causa cistos conjuntivais?
Existem dois tipos principais de cistos conjuntivais, e cada um tem uma causa diferente:
- Cisto de retenção. Esse tipo resulta de um ducto bloqueado, que causa um acúmulo de secreções oculares. Esse acúmulo cria um cisto.
- Cisto de inclusão. Esse tipo ocorre quando um pedaço de tecido epitélio (camada superior) da conjuntiva se dobra no tecido conjuntivo da conjuntiva.
Algumas pessoas nascem com cistos conjuntivais. Lesões, cirurgias, exposição a um alérgeno (substância que desencadeia uma resposta alérgica) ou inflamação contínua também podem causar esse problema.
Como é diagnosticado um cisto conjuntival?
Várias outras condições oculares são semelhantes aos cistos conjuntivais, portanto, é melhor marcar uma consulta com seu médico se você acha que pode ter um.
Eles provavelmente começarão fazendo um exame oftalmológico básico. Isso os ajudará a descartar outras condições oculares, como:
- cistos dermóides
- papillomas
- pingueculae
Dependendo do que veem, eles podem fazer uma biópsia no cisto. Isso envolve coletar uma pequena amostra de tecido e examiná-la ao microscópio. Uma biópsia é a única maneira de confirmar que o cisto não é um sinal de nada cancerígeno, incluindo
- linfoma
- neoplasia escamosa da superfície ocular
- melanoma conjuntival
Como são tratados os cistos conjuntivais?
Os cistos conjuntivais nem sempre requerem tratamento, principalmente se não estiverem causando nenhum sintoma. Em alguns casos, eles desaparecem por conta própria ao longo do tempo.
Enquanto isso, seu médico pode sugerir o uso de colírios lubrificantes para ajudar com qualquer ressecamento ou desconforto. Colírios esteróides também podem ajudar a reduzir a inflamação e impedir que o cisto fique maior. Isso é especialmente útil se o cisto é devido a uma reação alérgica a alguma coisa.
Você também pode remover um cisto conjuntival através de um procedimento cirúrgico menor. Você receberá colírios entorpecentes e um anestésico local com antecedência.
Em seguida, seu médico pode:
- corte o cisto e remova o conteúdo
- remova todo o cisto e sele os vasos sanguíneos afetados com calor
Geralmente, esse é um procedimento ambulatorial rápido, o que significa que você provavelmente poderá voltar para casa logo após a consulta. Você pode precisar de alguém para levá-lo para casa, no entanto.
Você receberá uma pomada antibiótica para aplicar nos olhos enquanto se recupera.Você também pode precisar usar um tapa-olho por alguns dias.
Quais são as perspectivas?
Embora os cistos conjuntivais às vezes sejam desconfortáveis, geralmente são fáceis de gerenciar e tratar. Alguns resolvem por conta própria com o tempo, mas você também pode removê-los pelo seu médico. A maioria das pessoas faz uma recuperação completa após alguns dias. Trabalhe com seu médico para determinar a melhor opção de tratamento.