O que causa dentes tortos e como endireitá-los
Contente
- O que causa dentes tortos?
- Tamanho da mandíbula
- Maus hábitos miofuncionais
- Maloclusão (mandíbula desalinhada)
- Genética e hereditariedade
- Pobre atendimento odontológico
- Nutrição pobre
- Lesão facial
- Problemas causados por dentes tortos
- Os dentes tortos devem ser endireitados?
- A beleza está nos olhos de quem vê
- Quais são minhas opções para endireitar meus dentes?
- Braçadeiras de metal
- Suspensórios cerâmicos
- Aparelho invisível
- Aparelho lingual
- Cirurgia de endireitamento de dentes
- O que devo esperar ao ver um dentista ou ortodontista?
- Leve embora
Dentes tortos e desalinhados são muito comuns. Muitas crianças e adultos os têm. Se seus dentes estão tortos, você não deve sentir que precisa endireitá-los.
Os dentes que não estão perfeitamente alinhados são exclusivos para você e podem adicionar personalidade e charme ao seu sorriso.
No entanto, se você não estiver satisfeito com a aparência dos seus dentes ou se eles estiverem causando problemas de saúde ou de fala, você pode alterá-los.
Continue lendo para descobrir por que os dentes ficam tortos, os problemas de saúde que às vezes podem causar e as técnicas usadas para alinhá-los.
O que causa dentes tortos?
Os dentes de leite e os dentes permanentes podem vir tortos ou podem ficar tortos. Os dentes de leite às vezes se movem para posições tortas porque são pequenos demais para preencher a quantidade de espaço da gengiva alocada a eles.
Hábitos prolongados, como chupar chupeta ou polegar, também podem fazer com que os dentes do bebê fiquem tortos ou para fora. Hereditariedade e genética também podem desempenhar um papel.
Ter dentes de leite tortos não significa que seu filho terá dentes permanentes tortos. No entanto, se os dentes de leite crescem aglomerados, os dentes permanentes também podem estar aglomerados.
Se um trauma na boca ou cárie dentária fizer com que um ou mais dentes de leite caiam mais cedo do que o faria naturalmente, os dentes permanentes que se seguem podem crescer para fora das gengivas inclinadas em vez de retos.
Outros problemas que afetam os dentes de leite que também podem afetar os dentes permanentes incluem:
Tamanho da mandíbula
A dieta moderna de alimentos processados e macios que muitas pessoas consomem requer menos mastigação do que os alimentos ingeridos por nossos ancestrais.
Essa mudança alterou nosso tamanho coletivo de mandíbula, tornando-o menor. Os cientistas acreditam que nossa mandíbula evoluída e curta pode ser responsável por dentes apinhados, tortos e desalinhados.
Maus hábitos miofuncionais
Os hábitos miofuncionais são comportamentos repetitivos que afetam os músculos ou as funções da boca ou do rosto. Eles incluem:
- chupar o dedo
- chupeta ou mamadeira
- empurrando a língua
- respiração pela boca
Maloclusão (mandíbula desalinhada)
Os dentes superiores devem se encaixar ligeiramente sobre os dentes inferiores, com as pontas dos molares superiores encaixadas nas ranhuras dos molares inferiores. Quando esse alinhamento não ocorre, resulta em má oclusão.
Desalinhamentos comuns incluem sobremordida e sobremordida. Se você tiver uma sobremordida, os dentes frontais superiores se projetam mais para fora do que os dentes anteriores inferiores.
Se você tiver uma mordida inferior, os dentes frontais inferiores se projetam mais para fora do que os dentes anteriores superiores. Os maus hábitos miofuncionais podem causar a ocorrência de uma má oclusão.
Genética e hereditariedade
Se um ou ambos os seus pais tinham dentes apinhados ou tortos, é possível que você também tenha. Você também pode herdar um overbite ou underbite de seus pais.
Pobre atendimento odontológico
Não ter seus dentes examinados pelo menos uma vez por ano por um dentista às vezes pode significar que problemas, como doenças gengivais e cáries, não são tratados. Isso pode causar dentes tortos e outros problemas de saúde bucal.
Nutrição pobre
A má nutrição, especialmente em crianças, pode causar cáries e mau desenvolvimento dentário, que são potenciais precursores de dentes tortos.
Lesão facial
Um golpe no rosto ou na boca pode tirar os dentes do lugar, resultando em um ou mais dentes tortos.
Problemas causados por dentes tortos
Em alguns casos, dentes tortos podem afetar sua qualidade de vida. Por exemplo, dentes desalinhados podem afetar sua capacidade de mastigar, causando dor cada vez que você come.
Além disso, algumas pessoas podem se sentir tão constrangidas com os dentes tortos que param de sorrir ou evitam situações sociais.
Outros problemas de saúde que dentes tortos podem causar incluem:
- Doença periodontal. Pode ser difícil limpar entre os dentes tortos. Isso pode resultar em cárie dentária e doenças gengivais. Se não for tratada, a doença gengival pode causar periodontite, uma infecção mais séria que pode causar danos aos ossos e dentes.
- Mastigação e digestão. Os dentes tortos também podem interferir na mastigação adequada, o que pode causar problemas de digestão.
- Excesso de desgaste. Os dentes tortos também podem causar desgaste excessivo nos dentes, gengivas e músculos da mandíbula, resultando em dentes rachados, tensão na mandíbula, distúrbio da articulação temporomandibular e dores de cabeça crônicas.
- Dificuldades de fala. Se seus dentes estiverem desalinhados, eles podem afetar a maneira como você articula o som, causando problemas na fala.
- Auto estima. A infelicidade com sua aparência física pode levar à falta de auto-estima e evitação social.
Os dentes tortos devem ser endireitados?
A decisão de endireitar os dentes tortos é pessoal. Para muitos, a falta de fundos ou de seguro-saúde dentário pode afetar a decisão de endireitar os dentes. Questões de saúde também podem influenciar uma decisão.
Se seus dentes tortos fazem você se sentir constrangido, também pode ser um motivo para endireitá-los. Mas lembre-se de que dentes imperfeitos podem ser memoráveis e únicos.
Muitos modelos exibem com sucesso seus dentes não tão perfeitos. No Japão, os dentes caninos ligeiramente tortos (yaeba) são um atributo desejado que aumenta a atratividade, especialmente nas mulheres.
A beleza está nos olhos de quem vê
Os dentes tortos podem ser memoráveis e únicos. Muitos modelos exibem com sucesso seus dentes não tão perfeitos. E no Japão, os dentes caninos ligeiramente tortos (yaeba) são um atributo desejado para aumentar a atratividade, especialmente nas mulheres.
Quais são minhas opções para endireitar meus dentes?
Se você decidiu que endireitar os dentes é a escolha certa para você, existem várias alternativas que você pode discutir com um dentista ou ortodontista.
O aparelho é uma ótima opção para pessoas de qualquer idade, desde que seus dentes e gengivas sejam fortes o suficiente para segurá-los. Os aparelhos ortodônticos podem ser uma escolha especialmente boa para crianças, que ainda têm gengivas e tecidos ósseos maleáveis e flexíveis.
O tratamento pode durar de dois a três anos, dependendo do tipo de aparelho que você escolher e do que você precisa fazer. A cirurgia de alisamento dos dentes é outra opção a ser considerada e normalmente leva menos tempo para atingir os resultados desejados.
Continue lendo para aprender sobre os diferentes tipos de aparelho ortodôntico que você pode escolher, bem como as opções cirúrgicas.
Braçadeiras de metal
Os aparelhos fixos de metal são presos aos dentes com colchetes, faixas e arame flexível. Esses aparelhos podem ser a melhor escolha para alguém com problemas de alinhamento dentário mais complexos.
Às vezes, um arnês é necessário além dos aparelhos fixos. O arnês normalmente só é usado à noite.
Os suspensórios de metal já percorreram um longo caminho desde seus primeiros dias. Eles agora usam suportes menores e menos metal. Eles também estão mais confortáveis do que costumavam ser. Eles ainda vêm com elásticos multicoloridos que você pode escolher para combinar com sua personalidade.
De acordo com a Authority Dental, os suspensórios de metal normalmente custam entre US $ 3.000 e US $ 7.500, dependendo da quantidade de trabalho necessária, de onde você mora e se você tem um plano de seguro que ajudará a cobrir os custos.
Suspensórios cerâmicos
Os aparelhos de cerâmica e os arcos que os conectam são transparentes ou da cor dos dentes, de modo que não se destacam tanto quanto os de metal.
O processo de alisamento é igual ao dos braquetes de metal, embora os braquetes de cerâmica sejam propensos a manchar e quebrar facilmente. Eles também custam um pouco mais - entre US $ 3.500 e US $ 8.000 - dependendo de sua localização, o trabalho necessário e sua cobertura de seguro.
Aparelho invisível
Chaves invisíveis, como Invisalign, são quase invisíveis. Eles devem ser usados apenas por adolescentes e adultos.
Os alinhadores de plástico transparente são feitos sob medida para caber na sua boca. Eles se encaixam em cada dente como um protetor bucal e são removidos e substituídos duas vezes por mês. Esta opção não é recomendada para correção severa do alinhamento do dente.
Os aparelhos invisíveis também podem demorar mais para endireitar os dentes do que os aparelhos tradicionais. Eles custam entre $ 3.500 e $ 8.500, dependendo do que precisa ser feito, sua localização e sua cobertura de seguro.
Muitos provedores desse tratamento permitem opções de plano de pagamento mensal. O produto Invisalign também pode ser comprado com dólares de contas de poupança de saúde isentas de impostos.
Aparelho lingual
A superfície lingual é o lado dos dentes voltado para a língua. O aparelho lingual é outra forma de aparelho invisível. Eles são semelhantes aos aparelhos de metal tradicionais, exceto que eles se prendem à parte de trás dos dentes.
O aparelho lingual não é para todos. Eles são caros, custam entre $ 5.000 e $ 13.000, e difíceis de limpar. Eles também não são normalmente recomendados para dentes severamente desalinhados ou tortos. Esses tipos de aparelho podem demorar mais para funcionar e ser mais difíceis de acostumar.
Cirurgia de endireitamento de dentes
Os procedimentos cirúrgicos para endireitar os dentes são outra opção. Eles podem ser uma forma de diminuir o tempo necessário para usar o aparelho.
Seu ortodontista pode sugerir um pequeno procedimento cirúrgico destinado a reposicionar os ossos e as gengivas que ajudam a manter os dentes no lugar.
Eles também podem recomendar um procedimento mais complexo projetado para realinhar sua mandíbula. Isso é chamado de cirurgia ortognática. Este tipo de cirurgia pode ser recomendado se seus dentes afetaram sua fala ou capacidade de mastigação.
O custo direto para esse procedimento será determinado pelo tipo de cirurgia que você fez, sua localização e seu seguro saúde.
O que devo esperar ao ver um dentista ou ortodontista?
Seu dentista pode recomendar que você consulte um especialista, chamado de ortodontista. Sua boca, dentes e mandíbula serão examinados e sua mordida avaliada.
Seu ortodontista irá querer saber sobre seus sintomas, incluindo sons de estalo que você ouve ao abrir ou fechar a boca e qualquer desconforto físico que você sinta ao mastigar ou em outros momentos.
Radiografias de sua boca serão tiradas e um molde de seus dentes será feito.
Se você precisar de aparelhos, eles serão feitos sob medida para você e colocados em uma consulta posterior.
Leve embora
Os dentes tortos são um problema comum experimentado por muitas crianças, adolescentes e adultos. Eles não requerem tratamento, a menos que estejam causando problemas de saúde ou problemas de autoestima.
A decisão de corrigir dentes tortos é pessoal. Se o custo for um problema, converse com seu dentista. Programas, como o Smiles Change Lives, podem ajudar.