A terapia de ventosas não é apenas para atletas olímpicos
Contente
A esta altura, você provavelmente já viu a suposta arma secreta dos olímpicos quando se trata de aliviar músculos doloridos: a terapia com ventosas. Michael Phelps destacou essa técnica de recuperação, agora característica, em seu popular comercial da Under Armour no início deste ano. E nesta semana nos Jogos, Phelps e outros favoritos olímpicos - incluindo Alex Naddour e nossa garota Natalie Coughlin - foram vistos exibindo hematomas. (Saiba mais sobre o amor dos olímpicos pela terapia com ventosas.)
Mas em alguns Snapchats no início desta semana, Kim Kardashian lembrou a todos nós que a antiga prática médica chinesa não é reservada para os superatléticos.
Os especialistas concordam. "Atleta ou não, a terapia com ventosas pode ajudar a tratar os músculos doloridos de alguns, especialmente quando usada após o exercício", diz Rob Ziegelbaum, fisioterapeuta e diretor clínico da Fisioterapia de Wall Street de Manhattan que realiza a terapia.
O que diabos está segurando, você pergunta? O procedimento envolve a aspiração de potes de vidro na pele em certos pontos-gatilho ou barrigas musculares na esperança de diminuir a tensão muscular e aumentar o fluxo sanguíneo. Essas contusões são evidências do que o processo geralmente deixa para trás, explica Ziegelbaum. Freqüentemente, os potes são aquecidos para estimular ainda mais o fluxo sanguíneo e, às vezes, os médicos deslizam os potes lubrificados ao longo da pele, ajudando a reduzir a chance de hematomas.
Kim K., que aparentemente está sofrendo de dores no pescoço, recorreu à medicina alternativa para aliviar suas dores. Mas em 2004, Gwyneth Paltrow exibiu marcas na estreia de um filme. Jennifer Aniston, Victoria Beckham e Lena Dunham também foram fotografadas nos últimos anos com hematomas. Talvez o maior fã de celebridades da terapia com ventosas, Justin Bieber, postou uma tonelada de fotos de si mesmo realizando o procedimento.
Algumas celebridades apregoam a capacidade da antiga técnica chinesa de liberar toxinas do corpo - mas essa afirmação não é apoiada por nenhuma ciência. (Que chatice.) Na verdade, não há muitas evidências científicas em absoluto para apoiar as alegações de que a ventosa é uma ferramenta de recuperação eficaz (embora as histórias em primeira mão sejam convincentes).
Mas provavelmente não vai doer: um estudo no ano passado em The Journal of Traditional and Complementary Medicine descobriram que a ventosa é geralmente considerada segura para o tratamento da dor. "Na minha opinião, se você está procurando reduzir a dor e acelerar a recuperação após um treino, encontrar um profissional licenciado para aplicar a terapia de ventosa pode ajudar", acrescenta Ziegelbaum.