Vegetais fritos são mais saudáveis ?!

Contente

"Frito" e "saudável" raramente são pronunciados na mesma frase (alguém Oreos frito?), Mas acontece que o método de cozimento pode realmente ser melhor para você, pelo menos de acordo com um estudo recente publicado em Química Alimentar. Os destaques: Fritar vegetais em azeite de oliva extravirgem os torna mais nutritivos do que fervê-los ou outros métodos de cozimento, relata Ciência popular. Bem, meio que sorta.
Hum, então como isso é possível? Bem, acontece que o alto nível de antioxidantes da transferência do azeite de oliva extra-virgem para os vegetais durante o processo de cozimento (mais sobre as vantagens do azeite de oliva para a saúde).
Para o estudo, os pesquisadores fritaram e saltearam batatas, tomates, berinjela e abóbora em azeite de oliva extra-virgem. Eles também os ferviam em água velha e em uma mistura de óleo e água. Eles descobriram que, em comparação com os vegetais crus, fritar e refogar aumentaram o teor de gordura e calorias (duh), mas também aumentaram os níveis de fenóis naturais, substâncias que têm sido associadas à prevenção de certas doenças. Por outro lado, a fervura (com ou sem óleo) levou a níveis mais baixos ou consistentes de fenol em comparação com a versão bruta.
A fritura no EVOO foi a técnica com os maiores aumentos de fenóis, tornando-a "uma melhoria no processo de cozimento", disse Cristina Samaniego Sánchez, Ph.D., autora do estudo no comunicado à imprensa.
Claro, os antioxidantes combatem os radicais livres, ajudando a prevenir certos tipos de câncer, fortalecer o sistema imunológico e muito mais. Mas, neste caso, eles provavelmente não valem a gordura extra, diz Keri Gans, R.D., autora de A Dieta das Pequenas Mudanças. “A maioria das pessoas pode obter uma grande quantidade de fenóis simplesmente comendo uma grande variedade de frutas, vegetais, grãos inteiros, legumes e até mesmo algumas bebidas, como vinho, café e chá”, diz ela.
Então, qual é a melhor rota para cozinhar? "Refogar em apenas algumas colheres de chá de óleo irá minimizar as calorias de gordura adicionadas e aumentar os fenóis, então é uma situação ganha-ganha", diz Toby Amidor, R.D., autor de A cozinha do iogurte grego. (Quer mudar? Aqui estão 8 novos azeites saudáveis para cozinhar.)
Gans também sugere assá-los com apenas um fiozinho de azeite ou simplesmente cozinhá-los no vapor. Mas, no final do dia, a melhor maneira de cozinhar seus vegetais é a maneira que você mais gosta deles, diz ela. "Contanto que não sejam fritos ou sufocados com gorduras adicionadas, como manteiga ou queijo", isto é. Tínhamos a sensação de que esse era bom demais para ser verdade.